Aumento na produtividade, vendas mais rápidas e redução dos custos são alguns dos benefícios oferecidos por um CRM. Veja mais nesse artigo!

Implementar um CRM está relacionado a manter o relacionamento com os clientes.

Isso abrange todas as etapas dos processos de vendas.

Se você atua na área de vendas, provavelmente já viu, ou ouviu o termo CRM (customer relationship management).

O que a maioria das pessoas sabem sobre CRM é que se trata de um software para gestão do relacionamento com o cliente.

Implementar um CRM não tem o objetivo único de reforçar e aprimorar a importância do customer success no seu processo de vendas consultivas.

Implementar um CRM traz alguns benefícios que são pouco conhecidos, mas muito importantes para os resultados de qualquer equipe de vendas.

Você deve se perguntar: Será que um CRM pode realmente impactar uma empresa e resultar os melhores resultados da minha equipe?

Antes disso, vamos entender o que é CRM e como funciona a sua implementação para ficarmos bem alinhados quanto ao que estamos falando!

Vamos nessa? 🚀

Entenda o conceito de CRM

Ao falar sobre CRM pensamos em um software de gestão do relacionamento com o cliente, ou seja, um software que foca no cliente.

Contudo, um CRM (customer relationship management) vai muito além disso. Trata-se de uma estratégia capaz de promover ações focadas em todas as etapas que envolvem o relacionamento com o cliente. Isso vai desde atração do lead até a abertura de uma oportunidade de negócio como prospect até o fechamento da venda como cliente.

Os usuários do CRM de vendas devem compreender as necessidades do cliente para poder realizar um atendimento mais personalizado e ágil.

Uma solução de CRM centraliza e gerencia as informações do cliente, além de promover uma maior agilidade em tarefas operacionais. E o que isso traz? Otimiza os processos de vendas e acelera os resultados.

Dessa forma, tanto a produtividade quanto a efetividade do time de vendas aumentam! bacana, né?

Objetivos da implementação de um CRM

Adotar um sistema de CRM sem a devida implementação é um mau negócio.

O sucesso do Customer Relationship Management é a união entre o software e metodologia. Para que haja bons resultados, toda equipe comercial deve:

  • Saber usar o software (capacitação técnica);
  • Aplicar a metodologia em seu processo comercial (capacitação conceitual);

Esse entendimento só é possível através de uma implementação consultiva, isto é, adaptável às características da equipe e focado na realidade da empresa.

Uma vez que o CRM foi implementado e a equipe comercial foi capacitada, está na hora de otimizar os resultados.

Principais benefícios de um CRM de vendas

A adoção de um CRM permitirá diversos benefícios dependendo dos objetivos e prioridades da empresa.

Lembrando que a implementação é fundamental para que os resultados surjam. Veja agora os 4 principais benefícios de um CRM de vendas:

1. Aumento na produtividade

O aumento da produtividade é uma melhoria que diversos gestores e empreendedores buscam para suas empresas e equipes.

No entanto, gerar essa característica, muitas vezes, parece complicado, certo?

A tecnologia empregada em uma ferramenta de CRM atua para que atividades cotidianas sejam feitas com maior velocidade e eficiência.

A mesma equipe comercial consegue atender mais clientes, ou seja, são mais negociações e, portanto, mais fechamentos.

Um CRM proporciona agilidade em tarefas diárias. Por exemplo: as tarefas de follow up, mas não descuidando do objetivo maior: manter um bom relacionamento com o cliente.

🎥 Quer aprofundar mais no tema produtividade e gestão de tempo? Tenho um webinar para te indicar!

Veja algumas das funcionalidades que promovem o aumento na produtividade da equipe comercial:

Gestão de Compromissos

Um CRM poderá ajudar bastante a manter uma rotina mais organizada, além de evitar que os usuários esqueçam compromissos. Isso porque o sistema CRM notifica todos os participantes de uma vez só.

Veja como a ferramenta pode ajudar no dia a dia:

  • Invites automáticos;
  • Lembrete por e-mail;
  • Integração com outras agendas (ex: Google Calendar);

Gestão de Tarefas

Além dos compromissos para uma rotina mais organizada, a gestão do time também será muito mais eficiente, através da gestão de tarefas:

  • Crie tarefas, com definição de responsável e participantes
  • Crie sub-tarefas e dê feedbacks de forma rápida e simples;
  • O CRM de vendas notifica executores e seus gestores sobre vencimentos das atividades.

Geração de Propostas

É possível criar uma proposta comercial personalizada utilizando um modelo prévio e os dados coletados durante todo o processo de negociação.

Com isso, não é preciso gastar tempo editando cada proposta comercial manualmente, o que promove produtividade, padronização e também evita erros.

2. Aumento do Ticket Médio

O software CRM centraliza as ações de venda nas necessidades do cliente para solucionar problemas específicos.

Conforme as demandas do cliente são atendidas, a empresa se aperfeiçoa nos argumentos de vendas e torna-se especialista na solução.

Em outras palavras, agrega-se valor ao produto, ocorre a valorização e, consequentemente aumenta-se o ticket médio, ou seja, o valor financeiro.

3. Aumento de assertividade

A partir das oportunidades ganhas e perdidas, o software CRM identifica as etapas que menos convertem (os conhecidos gargalos). Além deles, também reconhece os motivos de perda de oportunidades para que você analise e promova a melhoria do seu processo.

Dessa forma, implementar um CRM influencia diretamente nos processos de vendas que serão constantemente melhorados e cada vez mais assertivos nas conversões.

4. Diminuição do tempo de venda

Como dito anteriormente, a plataforma de CRM agiliza procedimentos repetitivos. Também permite que a equipe comercial orquestre mais negociações paralelamente, o que demonstra ao cliente agilidade e eficiência.

Implementar um CRM  na sua empresa influencia o processo de compra. Desde a apresentação até a decisão, e acaba tornando-se mais natural e mais rápido para o cliente.

O tempo de venda está diretamente relacionado com a assertividade. Visto que cada etapa do processo de venda está em constante melhoria, a venda torna-se cada vez mais rápida e precisa.

Em resumo, se uma oportunidade é promissora ela progride nas etapas do funil de vendas por meio de todas as interações com os vendedores. Se não for promissora ela é descartada. Vale sempre lembrar de revisar e melhorar o processo continuamente.

5. Facilita o relacionamento com o cliente

Quando sua empresa ainda é pequena é fácil conhecer todas as informações. Fica fácil de mapear os clientes através do nome, saber do que gostam, como compram e o que fazer para fidelizar cada um deles.

Mas, conforme sua empresa cresce e a carteira de clientes aumenta muito, perde-se aquela proximidade inicial de um pequeno negócio.

Por isso, implementar uma plataforma de CRM de vendas se faz necessária para buscar automatizar processos.

Sempre que você ou sua equipe precisarem interagir com um cliente, todas as informações acerca desta pessoa estarão disponíveis para consulta na solução.

Ao tratá-lo com familiaridade e demonstrando conhecimento sobre seus desejos, o cliente terá uma reação positiva em relação à sua marca. Isto fortalecerá seu relacionamento com este comprador.

6. Otimização de recursos

A redução do CAC e otimização de recursos é ponto chave para a sobrevivência de uma empresa no mercado atual.

Com a adoção de uma solução de CRM e automação de boa parte de seus processos será possível otimizar seus recursos e direcioná-los para outras atividades da empresa.

A perda de tempo com tarefas burocráticas será reduzida, pois a plataforma ficará responsável por tratar parte delas.

7. Integração de informações

Os leads captados pelo marketing são repassados para a equipe de vendas, mas por vezes, as informações não são totalmente entregues e há um desencontro de informação.

Dados que não foram corretamente coletados ou deixaram de ser repassados, podem acabar com uma venda.

Com a utilização de uma estratégia de CRM todas as informações acerca de clientes serão alimentadas diretamente na plataforma, facilitando o trabalho de todas as áreas da empresa.

A integração das informações acaba com qualquer mal-entendido que poderia acontecer.

Assim, sempre que alguém de sua equipe tratar diretamente com o cliente, ele se sentirá único e compreendido.

8. Facilita tomadas de decisão

Ao implementar sua plataforma de CRM, prepare-se para a fase de alimentação do sistema. Essa etapa é a que todas as informações que sua equipe possui sobre os clientes será importada.

Com o passar de algum tempo, o volume de dados será muito grande e a análise dos dados se transformará em informação útil para tomadas de decisão para sua estratégia de inteligência de mercado, graças aos cruzamentos de dados que um CRM é capaz de fazer.

Sabendo o que o mercado deseja e busca, você se sentirá muito mais seguro na hora de traçar as estratégias de marketing e vendas.

As tomadas de decisão estratégica fundamentadas em dados e informações têm muito mais chance de sucesso. E uma solução CRM pode fornecer essa base.

Entenda sobre os tipos de CRM

Agora, é hora de você entender mais sobre os tipos de CRM que existem no mercado.

As soluções de CRM podem ter um foco diferente, que varia de acordo com o que se busca ao implementar a ferramenta em sua empresa.

Podem ser classificados em 3 abordagens diferentes que serão listadas a seguir.

  1. CRM de Marketing
  2. CRM de Vendas
  3. CRM de Suporte

CRM de Marketing

O objetivo aqui é agilizar a comunicação e interação com o cliente com foco nas diretrizes de marketing do seu negócio.

A palavra-chave aqui é personalizar da melhor maneira possível!

A experiência busca levar a comunicação certa para o cliente ideal.

Esta interação pode acontecer em seu site, mídias sociais e também por e-mails.

Entre estratégias interessantes desta abordagem estão:

  • Acompanhar o comportamento online de seus clientes;
  • Definir e ajustar buyer personas;
  • Qualificar leads por importância;
  • Monitorar interações em mídias sociais;

O foco principal são as ações de marketing como disparo de emails e agendamento de postagens em redes sociais.

CRM de Vendas

Esta é a abordagem clássica do CRM, já que a base de toda venda é o relacionamento!

Nessa abordagem, a ideia é diminuir ao máximo o tempo que sua equipe de vendas passa realizando ações burocráticas. Além disso, aumentar o tempo em que ela interage diretamente com seus clientes, fechando vendas.

O objetivo desta plataforma de CRM é amparar seu time de vendas. Ok, mas amparar em que? A estabelecer metas, planejar atividades, acompanhar evolução e ter acesso a históricos, além de relatórios.

Entre as atividades importantes que constam nesta abordagem estão:

  • Gerenciar tarefas e compromissos da equipe de vendas;
  • Gerenciar e-mails enviados para clientes;
  • Gerar contratos;
  • Gerenciar oportunidades de vendas.

Esse tipo de CRM tem como missão auxiliar o time de vendas nas ações operacionais, prover ferramentas de gestão e análise do processo comercial, além da extração de informações para tomada de decisão estratégica.

📘Evite os erros mais comuns na hora de escolher e usar um CRM! Baixe agora o 'Guia para implantar um CRM'!

Guia para implantar um CRM
Evite os erros mais comuns na hora de escolher e usar um CRM!

CRM de Suporte

Neste conceito busca-se o melhor atendimento de suporte ao cliente.

O que se espera é a entrega da solução e atendimento rápido às demandas do comprador.

Dentre as vantagens deste modelo podemos destacar:

  • auxiliar a equipe de suporte a alocar seus recursos corretamente;
  • avisar a equipe de vendas sobre falhas ou atrasos ocorridos;
  • entender quais são os problemas recorrentes;
  • perceber as principais reclamações por parte dos clientes;
  • manter um histórico de reclamações e sugestões de melhoria;

Um atendimento pós-venda é tão importante para o relacionamento com o cliente como a interação que ocorre antes da venda ser fechada.

Um cliente insatisfeito, que teve um atendimento rápido e suas demandas atendidas, ainda pode ser convertido em um cliente satisfeito.

Com estas informações repassadas pode-se notar a complexidade da atividade de implementar um CRM.

Estrategicamente, são diversas variáveis a serem analisadas para buscar qual a melhor alternativa para o seu negócio.

Exatamente nesse momento entende-se o porquê de uma implementação consultiva com foco no seu modelo comercial.

🚀 Você quer vender mais?

Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Queremos te ouvir! Basta deixar seu comentário aqui embaixo!

Até a próxima!⚡