Voc√™ est√° procurando maneiras de aumentar suas vendas? Voc√™ sabe como criar uma persona e a import√Ęncia disso no sucesso do seu neg√≥cio? A defini√ß√£o de uma persona permite que voc√™ desenvolva estrat√©gias mais eficientes em todas as etapas do seu empreendimento, desde a atra√ß√£o at√© o fechamento das vendas. Por√©m, podem surgir muitas d√ļvidas e alguns empreendedores acabam colocando seus resultados em risco.

Por isso, neste artigo mostraremos um passo a passo para definir a persona, al√©m da import√Ęncia que ela tem no seu neg√≥cio.

Então vamos começar!

ūüöÄ Voc√™ quer vender mais?

O que √© o p√ļblico-alvo?

Antes de entrarmos na defini√ß√£o de persona, precisamos entender o que √© o p√ļblico-alvo. Todas as pessoas que podem ter interesse nas solu√ß√Ķes ofertadas de uma empresa correspondem ao p√ļblico-alvo.

√Č muito importante conhecer essa parcela do p√ļblico para direcionar suas a√ß√Ķes e garantir uma boa efici√™ncia. Imagine uma organiza√ß√£o que n√£o define seu p√ļblico-alvo e come√ßa a criar a√ß√Ķes de atra√ß√£o de novos consumidores. Um n√ļmero muito grande de pessoas sem interesse nas solu√ß√Ķes ser√° impactado, desperdi√ßando o investimento.

Depois de entender as necessidades e preferências de seus clientes-alvo, é hora de segmentá-los em diferentes categorias com base em características comuns, como idade, sexo, ocupação, localização etc., para que você possa criar personas personalizadas para cada um segmento de clientes e adaptar as estratégias de marketing de acordo.

Como exemplo do p√ļblico-alvo, podemos criar o seguinte: homens e mulheres com idade entre 20 e 30 anos, com cargo de ger√™ncia dentro de organiza√ß√Ķes. Com essa defini√ß√£o, √© poss√≠vel selecionar uma parcela da popula√ß√£o, mas esse p√ļblico ainda √© bem grande e heterog√™neo.

Voc√™ tamb√©m deve analisar as estrat√©gias de seus concorrentes para descobrir que tipo de persona eles est√£o mirando e como est√£o alcan√ßando seus clientes. Isso fornecer√° informa√ß√Ķes valiosas sobre como voc√™ pode criar uma persona eficaz que se destaque da concorr√™ncia e ajude a aumentar as vendas do seu neg√≥cio.

Ent√£o, surge a necessidade de criar uma persona.

O que é persona?

A persona √© um zoom do p√ļblico-alvo. Representa a personifica√ß√£o do seu cliente ideal. A vis√£o da persona √© como se voc√™ selecionasse as principais caracter√≠sticas do seu cliente ideal e criasse um personagem. Todo o plano estrat√©gico deve ser direcionado por esse personagem semi fict√≠cio.

A criação da persona é interessante pois é muito mais fácil criar uma ação para um indivíduo, com características, necessidades, objetivos e costumes conhecidos do que para um grupo extenso de pessoas, com os mais diversos atributos.

Seguindo o exemplo criado na defini√ß√£o do p√ļblico-alvo, a persona poderia ser a seguinte: Marcos, 28 anos, gerente de marketing de uma grande empresa. Gosta de passar o tempo livre com a fam√≠lia, composta pela esposa e uma filha. No trabalho, busca dados para embasar suas decis√Ķes e aumentar as vendas.

Consegue ver como as informa√ß√Ķes da persona podem gerar uma estrat√©gia mais alinhada ao objetivo? N√£o que o p√ļblico-alvo deva ser desconsiderado, de forma alguma! Mas criar uma persona √© fundamental para garantir que as a√ß√Ķes tomadas ser√£o realmente eficientes.

Quais s√£o as diferen√ßas entre o p√ļblico-alvo e a persona?

Para que fiquem claros os conceitos de p√ļblico-alvo e persona, vamos mostrar um comparativo, listando os principais pontos de cada um:

P√ļblico-alvo

  • Composto por um grupo de pessoas que pode ter interesse pelas solu√ß√Ķes ofertadas;
  • Obtido a partir de an√°lise do mercado;
  • Defini√ß√£o ampla, sem entrar em detalhes.

Persona

  • √© um personagem semi fict√≠cio;
  • obtido a partir de uma pesquisa aprofundada com o p√ļblico-alvo;
  • representa o cliente ideal da empresa;
  • defini√ß√£o espec√≠fica, incluindo informa√ß√Ķes como h√°bitos e comportamentos.

Como criar uma persona?

Agora que voc√™ j√° viu os conceitos de p√ļblico-alvo e persona, analisando as diferen√ßas, vamos entrar na defini√ß√£o, em como criar uma persona para o seu neg√≥cio. Acompanhe o passo a passo.

Pesquise!
O primeiro passo para criar uma persona √© pesquisar! Aqui, nessa cria√ß√£o, n√£o h√° espa√ßo para achismos e cren√ßas. Enquanto o p√ļblico-alvo √© obtido a partir de an√°lise e observa√ß√£o do mercado, a persona s√≥ √© formulada com muita pesquisa.

O objetivo das pesquisas √© identificar tend√™ncias, caracter√≠sticas em comum no seu p√ļblico. Para criar uma boa pesquisa, os seguintes temas devem ser abordados:

  • Trabalho: qual √°rea atua, qual o cargo ocupado, como √© o dia a dia no trabalho, quais s√£o os principais desafios, quais s√£o os objetivos, quais s√£o os problemas enfrentados, quais s√£o as habilidades necess√°rias e as ferramentas utilizadas;
  • Empresa: qual √© o segmento da empresa que atua, qual √© o tamanho da organiza√ß√£o;
  • Objetivos: quais s√£o as suas responsabilidades, quais s√£o as metas a curto, m√©dio e longo prazo, como o trabalho √© avaliado;
  • Desafios: quais s√£o seus desafios e quais s√£o as dificuldades encontradas para alcan√ßar os objetivos;
  • Conhecimento: como voc√™ busca novos conhecimentos, quais s√£o os tipos de conte√ļdos com maior interesse, em quais canais busca essas informa√ß√Ķes;
  • Informa√ß√Ķes pessoais: qual √© a sua hist√≥ria de vida, como √© a fam√≠lia, como √© o hist√≥rico educacional e a trajet√≥ria profissional;
  • H√°bitos de compra: como √© o seu processo de compra, se busca informa√ß√Ķes antes de comprar, em quais canais procura esses dados, qual √© a frequ√™ncia de compra e se tem prefer√™ncia por lojas f√≠sicas ou virtuais.

Essa lista √© s√≥ um exemplo de informa√ß√Ķes que podem ser levantadas para criar uma persona. Dependendo do seu nicho de mercado voc√™ incluir ou retirar quest√Ķes, sempre com foco em buscar informa√ß√Ķes relevantes.

Conte a história da sua marca

A hist√≥ria da sua marca deve estar enraizada nos valores de sua personalidade de marca e deve ser usada para criar conte√ļdo aut√™ntico e envolvente que ressoe com seu p√ļblico-alvo.

O conte√ļdo pode incluir postagens de blog, postagens de m√≠dia social, v√≠deos, imagens, infogr√°ficos ou qualquer outro tipo de representa√ß√£o visual de sua mensagem. Ao criar conte√ļdo para a hist√≥ria da sua marca, concentre-se em transmitir os valores da persona da sua marca de uma maneira interessante e significativa que atraia a aten√ß√£o de clientes em potencial.

Use sua persona de marca para se conectar com seu p√ļblico

A persona da sua marca não é apenas uma ferramenta de marketing; também é uma ótima maneira de promover relacionamentos com clientes que já conhecem você e aqueles que podem se tornar futuros clientes.

Use os tra√ßos de personalidade associados √† persona para criar conex√Ķes significativas por meio de conversas em canais de m√≠dia social ou por meio de campanhas de e-mail. Al√©m disso, use o feedback do cliente como uma oportunidade para refinar ainda mais as caracter√≠sticas das personas para que reflitam como pessoas reais est√£o usando os produtos ou servi√ßos oferecidos pelo seu neg√≥cio.

Personalize suas estratégias de marketing

A personaliza√ß√£o de estrat√©gias de marketing com base em personas ajuda a maximizar a efic√°cia ao segmentar p√ļblicos espec√≠ficos com mais precis√£o do que mensagens gen√©ricas entregues sem levar em considera√ß√£o prefer√™ncias ou interesses individuais.

Considere personalizar os e-mails enviados durante as campanhas de acordo com o perfil de identidade espec√≠fico de cada destinat√°rio com base em suas atividades de engajamento (por exemplo, visitas ao site). Adaptar as mensagens dessa maneira permite que as empresas forne√ßam informa√ß√Ķes relevantes precisamente no momento certo, quando os clientes em potencial provavelmente est√£o interessados em aprender mais sobre o que voc√™ oferece a eles - levando diretamente ao aumento das convers√Ķes de vendas ao longo do tempo!

Analise os padr√Ķes

Depois que todos os dados forem coletados, com uma boa quantidade de pessoas entrevistadas, √© hora de analisar as informa√ß√Ķes e buscar um padr√£o. Avalie as respostas e procure por pontos convergentes.

Estruture os dados em um personagem

Com os dados analisados e os pontos em comum destacados, você deve aplicá-los em um personagem, criando a persona.

Cada segmento que listamos deve ser preenchido para criar um bom embasamento.

Compartilhe a persona com a equipe

Com a persona criada, agora √© o momento de compartilhar essa informa√ß√£o com toda a sua equipe. Os respons√°veis por marketing e vendas dever√£o usar a persona para criar suas estrat√©gias e aumentar a efici√™ncia de suas a√ß√Ķes.

Todo conte√ļdo gerado, campanhas de marketing, comunica√ß√£o em qualquer ponto de intera√ß√£o e at√© as embalagens dos produtos devem ser elaborados levando em considera√ß√£o os dados da persona.

Meça seu sucesso

Depois de desenvolver sua persona de marca e us√°-la para criar conte√ļdo e se conectar com seu p√ļblico, o pr√≥ximo passo √© medir seu sucesso.

A melhor maneira de fazer isso √© acompanhar o envolvimento da hist√≥ria da sua marca em v√°rias plataformas digitais, como m√≠dias sociais, campanhas de e-mail e visitas ao site. Monitore curtidas, coment√°rios, compartilhamentos, visualiza√ß√Ķes, downloads, etc., em cada um desses canais para entender melhor a efic√°cia de suas hist√≥rias em impulsionar as vendas.

Monitore seu desempenho de vendas

Outra métrica importante que deve ser monitorada ao medir o sucesso do uso de personas em marketing é o desempenho de vendas.

Fique de olho em quaisquer mudan√ßas no comportamento do cliente ou nos padr√Ķes de compra resultantes da implementa√ß√£o de uma estrat√©gia de brand persona - isso pode incluir aumentos ou redu√ß√Ķes nas taxas de convers√£o, taxas de abandono de carrinho, etc. Esses dados podem ajud√°-lo a identificar o que est√° funcionando (ou n√£o) para que voc√™ pode ajustar de acordo e garantir que voc√™ obtenha o ROI m√°ximo de seus esfor√ßos.

Como vimos em nosso artigo, criar uma persona é fundamental para conferir à empresa uma maior eficiência no plano estratégico. Essa definição permite entender melhor os alvos e realmente trabalhar com o foco no cliente. Dessa forma, os recursos são otimizados e os resultados melhorados.

Lembre-se de que criar a persona perfeita leva tempo e esforço, mas vale a pena no final. Siga nosso passo a passo para criar uma persona no seu negócio e veja como isso pode aumentar bastante suas vendas, gerando mais lucro à empresa!

Até a próxima!