Você sabe como criar uma persona e a importância disso no sucesso do seu negócio? A definição de uma persona permite que você desenvolva estratégias mais eficientes em todas as etapas do seu empreendimento, desde a atração até o fechamento das vendas. Porém, podem surgir muitas dúvidas e alguns empreendedores acabam colocando seus resultados em risco.

Por isso, neste artigo mostraremos um passo a passo para definir a persona, além da importância que ela tem no seu negócio.

Confira:


O que é o público-alvo?

Antes de entrarmos na definição de persona, precisamos entender o que é o público-alvo. Todas as pessoas que podem ter interesse nas soluções ofertadas de uma empresa correspondem ao público-alvo.

É muito importante conhecer essa parcela do público para direcionar suas ações e garantir uma boa eficiência. Imagine uma organização que não define seu público-alvo e começa a criar ações de atração de novos consumidores. Um número muito grande de pessoas sem interesse nas soluções será impactado, desperdiçando o investimento.

Como exemplo do público-alvo, podemos criar o seguinte: homens e mulheres com idade entre 20 e 30 anos, com cargo de gerência dentro de organizações. Com essa definição, é possível selecionar uma parcela da população, mas esse público ainda é bem grande e heterogêneo.

Então, surge a necessidade de criar uma persona.

O que é persona?

A persona é um zoom do público-alvo. Representa a personificação do seu cliente ideal. A visão da persona é como se você selecionasse as principais características do seu cliente ideal e criasse um personagem. Todo o plano estratégico deve ser direcionado por esse personagem semi fictício.

A criação da persona é interessante pois é muito mais fácil criar uma ação para um indivíduo, com características, necessidades, objetivos e costumes conhecidos do que para um grupo extenso de pessoas, com os mais diversos atributos.

Seguindo o exemplo criado na definição do público-alvo, a persona poderia ser a seguinte: Marcos, 28 anos, gerente de marketing de uma grande empresa. Gosta de passar o tempo livre com a família, composta pela esposa e uma filha. No trabalho, busca dados para embasar suas decisões e aumentar as vendas.

Consegue ver como as informações da persona podem gerar uma estratégia mais alinhada ao objetivo? Não que o público-alvo deva ser desconsiderado, de forma alguma! Mas criar uma persona é fundamental para garantir que as ações tomadas serão realmente eficientes.

Quais são as diferenças entre o público-alvo e a persona?

Para que fiquem claros os conceitos de público-alvo e persona, vamos mostrar um comparativo, listando os principais pontos de cada um:

Público-alvo

  • Composto por um grupo de pessoas que pode ter interesse pelas soluções ofertadas;
  • Obtido a partir de análise do mercado;
  • Definição ampla, sem entrar em detalhes.

Persona

  • é um personagem semi fictício;
  • obtido a partir de uma pesquisa aprofundada com o público-alvo;
  • representa o cliente ideal da empresa;
  • definição específica, incluindo informações como hábitos e comportamentos.

Como criar uma persona?

Agora que você já viu os conceitos de público-alvo e persona, analisando as diferenças, vamos entrar na definição, em como criar uma persona para o seu negócio. Acompanhe o passo a passo.

Pesquise!
O primeiro passo para criar uma persona é pesquisar! Aqui, nessa criação, não há espaço para achismos e crenças. Enquanto o público-alvo é obtido a partir de análise e observação do mercado, a persona só é formulada com muita pesquisa.

O objetivo das pesquisas é identificar tendências, características em comum no seu público. Para criar uma boa pesquisa, os seguintes temas devem ser abordados:

  • Trabalho: qual área atua, qual o cargo ocupado, como é o dia a dia no trabalho, quais são os principais desafios, quais são os objetivos, quais são os problemas enfrentados, quais são as habilidades necessárias e as ferramentas utilizadas;
  • Empresa: qual é o segmento da empresa que atua, qual é o tamanho da organização;
  • Objetivos: quais são as suas responsabilidades, quais são as metas a curto, médio e longo prazo, como o trabalho é avaliado;
  • Desafios: quais são seus desafios e quais são as dificuldades encontradas para alcançar os objetivos;
  • Conhecimento: como você busca novos conhecimentos, quais são os tipos de conteúdos com maior interesse, em quais canais busca essas informações;
  • Informações pessoais: qual é a sua história de vida, como é a família, como é o histórico educacional e a trajetória profissional;
  • Hábitos de compra: como é o seu processo de compra, se busca informações antes de comprar, em quais canais procura esses dados, qual é a frequência de compra e se tem preferência por lojas físicas ou virtuais.

Essa lista é só um exemplo de informações que podem ser levantadas para criar uma persona. Dependendo do seu nicho de mercado você incluir ou retirar questões, sempre com foco em buscar informações relevantes.

Analise os padrões

Depois que todos os dados forem coletados, com uma boa quantidade de pessoas entrevistadas, é hora de analisar as informações e buscar um padrão. Avalie as respostas e procure por pontos convergentes.

Estruture os dados em um personagem

Com os dados analisados e os pontos em comum destacados, você deve aplicá-los em um personagem, criando a persona.

Cada segmento que listamos deve ser preenchido para criar um bom embasamento.

Compartilhe a persona com a equipe

Com a persona criada, agora é o momento de compartilhar essa informação com toda a sua equipe. Os responsáveis por marketing e vendas deverão usar a persona para criar suas estratégias e aumentar a eficiência de suas ações.

Todo conteúdo gerado, campanhas de marketing, comunicação em qualquer ponto de interação e até as embalagens dos produtos devem ser elaborados levando em consideração os dados da persona.

Como vimos em nosso artigo, criar uma persona é fundamental para conferir à empresa uma maior eficiência no plano estratégico. Essa definição permite entender melhor os alvos e realmente trabalhar com o foco no cliente. Dessa forma, os recursos são otimizados e os resultados melhorados.

Siga nosso passo a passo para criar uma persona no seu negócio e veja como isso pode aumentar bastante suas vendas, gerando mais lucro à empresa.