Não basta sobreviver no mercado. Se uma empresa quer se superar, ela tem que utilizar de ferramentas fortes e indispensáveis para se deslanchar e se destacar de seus concorrentes. É por isso que estão todas ali, no final das contas.

E acredite, eu sei que isso não é tarefa fácil e sei também que grande parte dessas empresas fica somente no mundo dos sonhos, dos desejos que nem gênio da lâmpada pode realizar, risos.

Mas, você não precisa ser uma delas e eu vou te contar como: tendo um CRM.

Não, isso não é uma pegadinha.

Boa parte das empresas que utilizam um CRM têm vantagem competitiva clara quando falamos de gerenciamento de vendas.

Mas, primeiramente, temos que entender o que é e por que ter um CRM é fundamental para um e-commerce.

Neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:
1. O que é CRM?
2. As vantagens de se ter um CRM;
3. A importância de um CRM para um e-commerce;
4. Afinal, como ter um CRM sendo um e-commerce?

Sigam-me os bons (literalmente)!

O que é CRM?

Chamamos de CRM, ou Customer Relationship Management, o sistema de software que gerencia o relacionamento entre vendedores e clientes ou possíveis clientes por meio de ferramentas criadas especificamente para facilitar o gerenciamento e humanizar as interações.

Se você acha que eu falei grego agora, calma que eu vou te explicar direitinho. Vamos?

Quando falamos de gerenciar o relacionamento com o cliente, estamos falando de analisar por meio de informações, ligações, números e indicadores como anda a jornada de compra do lead dentro do seu processo comercial, o que pode ser feito para melhorá-la e converter esses indivíduos em mais vendas ou o que pode ser mantido por estar funcionando perfeitamente.

Além disso, vale ressaltar que o sistema de CRM atua diretamente junto com as áreas que estão em constante contato com o cliente (marketing, pré-vendas, vendas e atendimento) e fornece uma visão 360º de todo o processo comercial, as atividades e resultados dentro dele.

As vantagens de se ter um CRM

Além da clara visibilidade de tudo que acontece dentro do seu processo que você já esperava que eu ia te falar, ter um sistema de CRM à seu favor é extremamente importante para que você tenha dados à sua disposição que irão culminar em tomadas de decisões assertivas, que foram suportadas por eles.

Além disso, ao se ter um CRM, todos os contatos, históricos de interações e oportunidades de negócios estão centralizados em um só lugar, então você pode facilmente entender o momento que sua empresa está vivendo, como vai o andamento das vendas, como está a produtividade da sua equipe comercial ou, até mesmo, como esses indivíduos estão lidando com os clientes ou como é o seu approach.

Percebe a notoriedade dessa ferramenta para uma empresa?

Todo negócio que quer se destacar da concorrência e passar a vender muito mais a partir de um processo comercial organizado e uma gerência data driven (ou voltada para os dados).

E com os e-commerces isso não é diferente.

Vamos entender o porquê!

A importância de um CRM para um e-commerce

Quando falamos de transformação digital, com certeza, em nos vem à cabeça lojas online, os famosos e-commerces.

Eles são a representação da transição do presencial rumo ao online e necessitam de uma ferramenta que colabore diretamente e de maneira certeira com sua estratégia de vendas.

É aí que entra o CRM.

Com um bom sistema de CRM, a análise de dados a partir das oportunidades de vendas criadas e trabalhadas durante o processo fica extremamente fácil de ser feita, além de que isso garante um planejamento estratégico que realmente funciona, pois é baseado em números e resultados reais, palpáveis. Ou seja, decisões muito mais bem pensadas e com mais garantia de sucesso serão realidade do dia a dia da sua máquina de vendas.

Por conta desse full display dos dados e das análises feitas por causa dele, a previsibilidade das suas vendas se torna cada vez mais comum.

E o que isso quer dizer?

Quer dizer que você não precisará ficar na ansiedade de todo final de mês não saber se vai conseguir bater meta ou não, pois seus resultados serão consistentes, visto que sua constante análise compreenderá o momento que suas vendas se encontram antes mesmo que as preocupações se tornem preocupações.

Por fim, por conta da visão estratégica garantida pelo uso de um CRM, alguns indicadores importantíssimos passam a apresentar resultados bem melhores. Indicadores esses como:

E lembrando que a saúde desses indicadores é importantíssima para bons resultados gerais no final do período de análise de uma empresa, visto que eles compreendem a receita que um cliente representa durante seu contato com a empresa, o número de leads que realmente estão sendo convertidos em vendas e a média do preço pago por esses clientes no momento do fechamento de negócio.

E sim, o uso do CRM contribui muito com cada um deles.

Parece bom demais pra ser verdade, né? Mas sim. É verdade.

Agora, neste exato momento, você deve estar se perguntando: “Pô legal, Laura. Mas onde eu posso encontrar um CRM pro meu e-commerce que vai atender minhas necessidades?”

Duas palavras: Nectar + Shopify

Vem que eu te explico!

Nectar + Shopify

O Nectar é o maior sistema de CRM nacional e conta agora com a integração com o software feito especialmente para quem quer ter um e-commerce: o Shopify.

E o que isso significa para o usuário?

Significa que se alguém colocar algum produto da sua marca no carrinho de compras, esse produto, que já está listado dentro do seu Nectar, será colocado dentro do seu funil de oportunidades e, caso a compra seja efetivada, essa oportunidade é ganha dentro do software. Muito legal, né?!

Isso é extremamente positivo, pois facilita muito a organização do processo comercial e o acompanhamento de como anda sua máquina de vendas, o que está vendendo bem, o que não está, o que está causando gargalos na jornada de compra, o contato com o cliente do outro lado…

A verdade é que são inúmeros os fatores que podem ser melhorados a partir dessa integração.

E aí? Se interessou sobre o assunto e quer entender melhor sobre a integração Nectar + Shopify e vender muito mais e melhor, tornando seu e-commerce bem sucedido?

Então, clique aqui para falar com um especialista e entender melhor sobre a ferramenta e aqui para ver o passo a passo da integração que vai mudar o seu jogo de vendas!

Bom, eu espero que você tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha sido útil pra você! Nos vemos na próxima e boas vendas! :)