O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma plataforma de software responsável por fornecer módulos e sistemas para a gestão administrativa, financeria, contábil e operacional da empresa. Já o CRM (Customer Relationship Management) é a plataforma responsável pela gestão do relacionamento com o cliente com foco em vendas.

Muitas pessoas ficam confusas na hora de diferenciar as funções do ERP e do CRM! Pensando nisso, fizemos um descritivo das duas plataformas e abordamos nesse artigo as principais diferenças.

Então, veja:

O que é ERP?

O ERP é a sigla do Inglês Enterprise Resource Planning (ou Sistema de Gestão Empresarial). Ele é um sistema coorporativo que integra, gerencia e controla as todas informações de cada área de uma empresa. Sua principal finalidade é a integração e automação dos processos de gestão da empresa, promovendo a diminuição do tempo e dos recursos gastos com os processos internos.

Esse tipo de software é a base para gerenciamento de uma grande organização.

Uma empresa de grande porte precisa gerenciar:

  • Contas a pagar e a receber;
  • Otimizar seus processos operacionais;
  • Vendas e pedidos;
  • Folha de pagamento de funcionários;
  • Controle estoque, gastos e prazos;
  • Ter alta performance e produtividade;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Dentre outras atividades em módulos complementares como: suporte e CRM;

E o ERP integra isso tudo em um único sistema!

Podemos dizer que este software tem a missão de unir os vários departamentos de uma instituição, permitir que eles falem a mesma língua em um fluxo de informações único e contínuo.

Veja o que o ERP pode trazer de benefícios para você:

Principais vantagens ao implementar um ERP.

Desvantagens de um ERP:

  • Investimento alto
  • Tempo de implementação longo
  • Complexo
  • Falta de flexibilidade
  • Necessidade de reorganização da empresa para que o sistema tenha êxito

Além disso, um bom ERP deve possuir uma API de integração robusta e completa para se conectar às funcionalidades que ele não aborda.

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O que é CRM?

O CRM (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), por sua vez, é a união entre uma estratégia de negócio e um sistema (software) baseado na nuvem (cloud computing).

Essa estratégia deve ser voltada para conhecer bem o seu cliente, atender as suas necessidades e gerar valor a ele, ou seja, coloca o cliente no centro do desenho dos processos.

Junto a isso temos o sistema CRM que atua na gestão automatizada de todo processo de venda, realizando:

  • Cadastro completo de leads e clientes;
  • Definição e melhoria contínua das etapas do funil de vendas (pipeline);
  • Gestão de oportunidades, compromissos e tarefas;
  • Definição e monitoramento de metas, estatísticas e KPIs de venda ;
  • Montagem e extração de relatórios personalizados.

O CRM integra tudo isso alinhado a uma cultura de relacionamento com o cliente.

O principal objetivo do CRM é promover uma melhor performance da equipe comercial, tanto em agilidade quanto em número de vendas.

Para isso, nutrir gerentes e diretores com informações é vital pois a tomada de decisão é baseada na realidade.

Também pode ser usado para acompanhar os atuais clientes, registrando todas as interações, realizando ações proativas para aumentar a satisfação e reduzir o churn rate.

Principais vantagens ao implementar um CRM.

Qual é o mais vantajoso? CRM ou ERP?

Uma grande vantagem do CRM em relação ao ERP é a otimização dos resultados comerciais para as empresas que buscam alavancar seu fluxo de negócios.

O módulo CRM do ERP geralmente tem o papel de apenas contabilizar as operações, entretanto não possui ferramentas suficientes para promover a otimização do processo de venda.

Soluções completas de CRM, diferente do módulo CRM de um ERP, possuem um foco específico na venda, resultando no aprimoramento constante da performance comercial. Essa combinação é o que pode alavancar os seus resultados em produtividade, satisfação dos clientes, volume e qualidade nas vendas.

Também é possível integrar as duas soluções, dessa forma você consegue ter um fluxo de informações que  te ajudam a ir na direção certa para o seu negócio, o que trás uma gestão da empresa mais eficiente. Principalmente por toda a empresa está alinhada e a par das mudanças.

Veja esse comparativo:

Esperamos ter ajudado você na busca pela solução certa para o seu negócio!