A rotina empresarial, se não for bem gerenciada, pode se tornar um caos e um pesadelo para os gestores e colaboradores.

Além disso, muitas vezes tentamos organizar toda essa “loucura” em várias coisas: planilhas, cadernos, ferramentas de tarefas, entre outras, ou simplesmente ir fazendo. Seguir dessa forma pode ser até possível, porém não se pode negar que traz um desgaste e tanto.

Então qual seria a solução para essa situação?

Vem comigo, que neste artigo vou te mostrar como um sistema de gestão pode transformar essa rotina.

O que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão empresarial é um software que permite fazer a gestão das tarefas rotineiras de uma empresa, ele conecta as diferentes áreas e automatiza vários processos operacionais.

Ou seja, na mesma plataforma, você pode ter uma organização inteligente a cerca de atividades financeiras, envio de documentos e dados, estoques e compras, relatórios, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, dentre várias outras opções.

Além disso, ele te dá a possibilidade de centralizar as informações de vários setores, proporcionando facilidade ao consultá-las e gerar relatórios, impactando muito positivamente nas tomadas de decisão.

Um maravilha não é mesmo?!

Agora que você entendeu o que é um sistema de gestão, vou te mostrar os tipos e a diferença entre eles, confere aí!

Tipos de Sistema de Gestão

Os dois tipos de sistema de gestão mais utilizados são: ERP e CRM.

ERP - Enterprise Resource Planning

O planejamento de recursos da empresa é o sistema que organiza toda a parte financeira da empresa, em questão de recursos. Ou seja, com ele você centraliza os dados de movimentação financeira, dos colaboradores, tarefas administrativas, faturamento e compras, calcula os tributos de operação de entrada e saída, dentre outras funções.

Como o ERP funciona?

O ERP inclui módulos variados, te dando a possibilidade de organizar e acompanhar cada dado e fator de sua respectiva área, e ao mesmo tempo no mesmo lugar. Ou seja, possui um espaço para as informações financeiras, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, despesas e receitas, e assim por diante. Um espaço para controle de vendas, outro para controle de estoque, e assim organiza especificamente toda a sua gestão. Além disso, possui uma flexibilidade na qual você pode utilizar os módulos segundo a sua necessidade, visto que cada empresa tem suas particularidades, e conforme suas demandas por outros módulas surgem, você pode adicioná-los sem ter muita dor de cabeça.

CRM - Customer Relationship Management

O CRM ou gestão de relacionamento com o cliente é uma ferramenta na qual tem por objetivo gerenciar o relacionamento com o cliente, desde sua entrada como lead, centralizando todas as informações relevantes desde o início de sua jornada de compra, para tornar a experiência de compra do cliente mais especial, e além disso fidelizá-los.

Como o CRM funciona?

O CRM é focado no processo comercial, com isso você consegue cadastrar em uma base de contatos todos os leads que chegam, independente de sua origem, e a partir de então trabalhar no seu processo de vendas cada um desses leads. O CRM é focado em processo de vendas complexas, portanto, em cada uma das etapas você pode colher e gerenciar todas a informações necessárias para a próxima etapa. Além disso alguns CRM’s, como o próprio Nectar, vai muito além disso, gerenciando também cada uma das atividades das etapas do processo comercial, separados e organizados em módulos, e disponibiliza módulos para análises e relatórios, ajudando de forma significativa suas estratégias e tomadas de decisão.

Se você deseja conhecer ainda mais sobre CRM, dá uma olhada neste artigo: O que é CRM?

Vantagens de se utilizar um sistema de gestão

Além de toda organização e gestão que esses sistemas podem te proporcionar, listei algumas vantagens que você pode observar ao optar por utilizá-los:

Economia para a empresa

Assim como sabemos que a rotina empresarial é densa, também sabemos que gera custos cada uma das atividades executadas, por isso, uma das principais vantagens do sistema de gestão é a economia que ele te propõe, uma vez que os esforços vão estar concentrados no sistema, com uma maior eficiência e produtividade, além de não precisar de terceiros para cuidar das particularidades das informações.

Eficiência

Já puxando o que foi dito anteriormente, o sistema de gestão proporciona uma menor margem de erros, pelo simples fato de não precisar lidar com um fluxo muito grande de atividades e informações, que estejam isoladas ou mesmo por não ter as ferramentas adequadas.

Maior controle sobre os setores

Uma grande dificuldade para os gestores é a falta de informações precisas, ou até mesmo a organização delas, e assim a gestão fica comprometida, não por culpa do gestor, mas por ele não ter o controle dessas informações. O sistema de gestão te ajuda a lidar com cada setor, devolvendo o controle de cada um para as sua mãos.

Mais segurança para os dados da empresa

Com um bom sistema de gestão, você tem total controle de quem pode acessar os dados da empresa, uma vez que são armazenados em nuvem, e a permissão para acessá-los é você quem direciona, promovendo assim a segurança desejada.

Como escolher um sistema de gestão adequado para a sua empresa?

A melhor maneira de escolher um sistema de gestão adequado para sua empresa, é checar segundo as sua necessidades qual se enquadra para resolvê-las. Ou seja, se atente para:

  1. Custo-benefício da ferramenta. Verifique se os benefícios que ela trará sobre seu investimento, resolve o que você precisa no momento.

  2. Usabilidade da ferramenta. O sistema deve prático tanto para os gestores quanto para os colaboradores que vão utilizá-lo, pois entende-se que é uma ferramenta para melhorar a eficiência e organização, e não dificultar ainda mais.

  3. Segurança da ferramenta. Afinal estamos falando sobre as informações valiosas de sua empresa, portanto é importante que se tenha a garantia da segurança.

Depois de analisar essas questões você terá condições de optar por algum sistema que faça sentido para o seu negócio, e com certeza vai transformar a rotina de sua empresa, bem como melhorar os resultados e estratégias.