Olá, tudo bem por aí? Sou a Adassa e é um prazer estar aqui com vocês mais uma vez!

Hoje eu vou falar sobre a forma que um CRM consegue ajudar um time que trabalha com vendas complexas a vender mais e melhor.

Existem muitas empresas no Brasil que trabalham com vendas complexas, mas ainda não possuem um CRM ou não sabem como um CRM pode ajuda-las nisso.

Nos próximos minutos eu vou te dar duas dicas para explorar melhor o seu CRM e otimizar a sua rotina.

Veja também: Por que implementar um CRM? Conheça as principais vantagens.
7 motivos para usar um CRM de vendas.
Áreas em que o CRM impacta dentro de uma empresa.

1ª dica: Use o CRM para orientar as atividades que você irá realizar no dia

Quando lidamos com pipeline de vendas volumoso e complexo facilmente nos perdemos sem saber quais atividades executar no dia e quais oportunidades priorizar.

Os CRM's que contam com o recurso de workflow, como é o caso do Nectar, traz um passo-a-passo claro do que você deve fazer a medida que sua negociação evolui.

Sem precisar gastar energia pensando em qual é o próximo passo com cada prospect porque o próprio CRM te mostra isso na hora certa.

Exemplo: Na Nectar temos a etapa de Recomendação de Solução no nosso funil de vendas, onde o objetivo é mostrar como o Nectar resolve a dor do prospect e definir um plano de ação junto a ele para resolver essa dor.

No nosso workflow a primeira atividade é personalizar a base de apresentação conforme as informações de GPCTCI que colhemos anteriormente.

Uma vez que essa tarefa é realizada, fazemos a reunião de recomendação e depois dela surge automaticamente uma tarefa de envio de champions letter pós-reunião já com o template de email e outra tarefa de agendamento de follow-up de proposta.

Perceba que isso poupa muita energia do vendedor em ficar pensando no que é preciso fazer.

Essa economia de energia é valiosa porque o vendedor pode focar em desenvolver soluções junto ao prospect e ser criativo para desfazer objeções.

Quanto mais energia gastamos em decisões pequenas, menos energia temos para decisões grandes.

Você sabia que nós temos uma bateria diária de energia para tomada de decisão?

Então, se o seu vendedor gasta essa bateria decidindo o que deve fazer no dia, aquilo que é rotineiro, o que já deveria ser prático, consequentemente ele não vai ter energia para tomar decisões não rotineiras.

Se você não tem um workflow de atividades automatizado na sua operação, vale a pena dar atenção para isso.

2ª dica: Use os Indicadores Comerciais do CRM para te ajudar a bater meta

O CRM trás diversos indicadores de vendas a partir das informações que você registra nele.

Com esses indicadores você pode analisar o quão perto está da sua meta ou não.

Vou te dar dois exemplos de como eu faço isso no Nectar CRM.

Exemplo 1 - Como analisar indicadores de vendas

No módulo de metas existe uma aba de forecast de vendas onde aparecem as oportunidades com data de vencimento dentro do mês e onde você tem a opção de selecionar as probabilidades que o vendedor imputou.

Eu costumo selecionar tudo o que é quente e muito quente. Dessa forma tenho uma noção daquilo que vai entrar dentro do mês e também o quanto falta para alcançar a meta.

A partir da informação de quanto falta eu já direciono o meu olhar para as oportunidades que estão mornas e alinho com o vendedor o que podemos fazer para aquece-las.

Exemplo 2 - Como analisar indicadores de vendas

O Nectar te trás também dois indicadores: ticket médio e a taxa de conversão.

Nesse sentido é possível mensurar qual é o potencial real do seu pipeline.

Mais que isso, é possível identificar onde estão so seus pontos de melhoria.

Por exemplo, talvez o seu ticket de vendas esteja abaixo da média para a segmentação que você atua.

Embora o seu volume de vendas, a tua taxa de conversão, esteja dentro dos parâmetros esperados é insuficiente para bater a meta.

Com o CRM rapidamente você consegue identificar esse GAP, porque o CRM trás os indicadores á mão, e te permite direcionar os seus esforços em aumentar o seu ticket de vendas.

Essa análise pode ser feita tanto por quem é vendedor, quanto pelo gestor no módulo de estatísticas no Nectar.

Espero que vocês tenham gostado e, precisando de alguma ajuda pra colocá-las em prática, a equipe da Nectar está à sua disposição.

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