A adesão a tecnologia nos processos de trabalho dentro das organizações já vem acontecendo há algum tempo, não é mesmo?!

Mas também é um fato que os departamentos comerciais das empresas são, não só os mais difíceis de serem “convencidos” disso, mas também os “menos” valorizados para execução de novos investimentos.

Resumindo: quase sempre são os últimos da empresa a terem uma boa ferramenta de trabalho implantada.

Quando eu me deparo com essa situação, fico pensando o por quê de ser assim.

Me coloco no lugar do vendedor, do gestor e consigo compreender alguns pontos importantes.

“Como vou investir em um sistema de gestão “caro” agora, se a minha equipe nem está tão bem treinada ainda? Como vou tomar essa iniciativa, se eles ainda não conseguem trazer o resultado esperado?”

Essas são algumas perguntas do gestor.

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“Para que colocar um software de vendas, se eu já trabalho tanto? Vivo ligando, fazendo visitas, me esforçando para trazer resultado, imagina ainda ter que alimentar uma ferramenta e dizer o que estou fazendo o tempo todo? Isso vai é me atrapalhar! Só serve para o meu gestor ficar me vigiando!”

Essas são algumas perguntas e afirmações de um vendedor.

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Você, gestor, já parou para pensar que a equipe pode não estar trazendo o resultado esperado, justamente por não ter uma ferramenta para se organizar, ou para não se perder em meio às negociações?


Faça uma análise 360º

Fazer uma análise 360º do seu departamento é uma vantagem competitiva do ponto de vista estratégico.

Visto que é necessário colocar os pontos fortes e fracos do seu departamento, processo, equipe, vendedores... para que dessa forma seja possível elaborar um plano de ação executável para alcançar os objetivos de crescimento.

Mas essa análise não é exclusiva do gestor para com o departamento, mas também, do gestor consigo mesmo, do vendedor com o departamento e com o gestor, do vendedor consigo mesmo...

Você saberia me dizer o por quê da sua equipe não estar trazendo esses resultados, ou o que cada um deles precisaria melhorar?

Você, vendedor, já parou para pensar que parte de todo esse esforço e trabalho do dia a dia pode estar sendo em vão?

Que você pode estar esquecendo de fazer um follow com uma negociação muito importante e, ao mesmo tempo, fazendo muitos follows repetitivos e sem muito sentido com outras contas?

Já parou para pensar que você poderia se organizar melhor e trabalhar de forma mais eficiente?

Que você poderia, inclusive, fazer uma autogestão e melhorar os seus resultados?

E outra, será que o seu gestor te “vigiar” não faria ele enxergar o quanto você está trabalhando e que o problema pode não ser exatamente você?

O fato é que a pandemia e toda a situação causada por ela, colocou muitos gestores em uma posição de necessidade imediata de fazer uma gestão remota dos seus vendedores!

Quase todos em Home Office, precisando se adaptar, mas trazer o mesmo resultado!

Muitos gestores perceberam que não sabem, nem nunca souberam, o que a sua equipe está fazendo, se ela vai bater a meta ou não, o por quê de um vendedor estar indo melhor que o outro etc.

E agora, mais do que nunca, precisam “vigiar” o que está acontecendo! Afinal, se o resultado não vir a partir de agora, não vai ter como MESMO saber o por quê!

Por tudo isso, vou trazer 10 funcionalidades do NectarCRM para que vocês consigam sair dessa leitura com uma outra visão do que é gestão comercial, autogestão e a tão cobiçada gestão remota!

Nessa situação, de trabalho remoto, o que o Nectar pode fazer por vocês, gestores?

O que o Nectar pode facilitar na vida de vocês, vendedores que precisam bater meta e estão em casa?

Quais funcionalidades do Nectar podem ajudar o gestor e otimizar a vida e o trabalho dos vendedores?

São essas respostas que eu pretendo trazer agora!! :D

10 Funcionalidades do Nectar que vão te ajudar na gestão remota

1) Tarefas

Com essa funcionalidade, você, vendedor, nunca mais vai esquecer de fazer aquela ligação que você prometeu para o cliente no dia tal, às x horas.

Você não vai ter que gastar nenhum neurônio se preocupando com isso.

“Para quem eu tenho que ligar hoje mesmo? Qual email eu fiquei de mandar para aquele cliente?” Basta criar a tarefa, que o Nectar vai te lembrar no dia e na hora adequada!

Apesar de sua equipe estar trabalhando de casa, eles têm um software de vendas para isso.

Então você, gestor, terá o detalhamento de todas as tarefas, criadas, concluídas, atrasadas, por vendedor, por data... Será muito fácil ter uma visão detalhada de contatos e oportunidades vinculados nessas tarefas e entender se o seu vendedor está colocando o maior esforço no lugar correto.

Basicamente, será possível ver no detalhe tudo que o seu vendedor fez no dia/semana/mês… Você pode até se surpreender com um aumento de produtividade no Home Office!

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2) Ligações realizadas x atendidas

Aqui será possível ter um acompanhamento diário, semanal, mensal, trimestral ou anual das ligações feitas por cada vendedor, ou por toda a equipe. E mais do que isso, quantas e quais foram atendidas, ou não atendidas.

E o melhor de tudo, você terá rastreabilidade desses dados.

Em um clique, saberá quais foram os clientes contatados por telefone hoje, ou ontem, ou essa semana etc.

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3) Oportunidades - Gerenciamento de Cards

Com essa funcionalidade em seu software de vendas, você terá um acompanhamento tão próximo das principais informações da negociação, que nem vai parecer que é uma gestão remota.

Vai chegar um momento que você vai achar essa gestão melhor do que a presencial!

Você verá em uma única tela: idade da oportunidade, dias de estagnação na etapa, dias sem interação, próximos follow ups e atividades atrasadas em cada negócio!

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4) Oportunidades - Workflow

No NectarCRM, você não precisa se estressar para fazer todos seguirem um processo, ou fazerem uma atividade específica, ou não esquecerem de preencher um dado importante.

Quanto menos fricções, mais fluida será a venda, tanto pro vendedor, quanto pro cliente.

Quando você menos esperar, vai perceber que a taxa de conversão daquele vendedor melhorou e que ele, inclusive, está menos estressado.

Você poderá colocar todo o seu processo de vendas nas configurações do funil, dentro da plataforma, com atividades seguindo uma ordem, prazos e responsáveis.

O trabalho fica todo para o Nectar!

As atividades aparecem automaticamente e o vendedor não precisa lembrar do que fazer naquele momento, nem de qual email mandar (template já aparece pronto), nem de quais informações precisa captar (formulário já pede as necessárias para aquele momento).

O vendedor pode e deve focar no cliente e na negociação!!

É possível fazer uma gestão de quais dessas atividades foram realizadas e em qual prazo, se o vendedor realmente seguiu o processo da forma como era necessário.

É possível, inclusive, não permitir a criação de tarefas avulsas (fora do seu workflow padrão), facilitando ainda mais a sua gestão em cima desse processo.

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5) Propostas e Contratos Personalizados

Imagina só que bom seria deixar modelos pré-configurados para cada equipe gerar esses documentos em poucos cliques e sem ter que preencher nada manual nos mesmos.

É possível também criar fluxos de aprovação para cada modelo, facilitando a gestão dessas propostas.

E você ainda terá o acompanhamento ao vivo dessas propostas geradas, por oportunidade, vendedor, modelo, enxergando quantas versões foram geradas em cada negociação, quais estão em aprovação, aprovadas ou obsoletas, valores negociados e se a oportunidade já foi ganha ou perdida, ou ainda está em andamento…

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6) Metas

Sabe quando a diretoria te pede essa informação e você precisa correr para conseguir o dado o mais rápido possível. O NectarCRM te dará essas informações em segundos.

Com essa funcionalidade, você terá o acompanhamento de metas de vendas e operacionais de cada vendedor ou equipe, independente da onde eles estejam.

Terá também o acompanhamento do forecast do vendedor ou equipe, levando em consideração as probabilidades de fechamento, podendo assim criar mudanças de rota para atingimento de resultados.

Além disso, será possível criar e acompanhar metas operacionais, diárias, semanais ou com datas personalizadas, de ligações, de visitas, de vendas por produto, entre outras.

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7) Dashboard - Visão Comercial

A dash do NectarCRM vai te dar informações em uma única tela que poderão fazer você tomar inúmeras iniciativas e melhorar a sua vida ou a do seu vendedor!

Aqui você terá um acompanhamento ao vivo das metas de vendas, uma análise dos funis, os kpis principais, uma visão das oportunidades que devem ser movimentadas, atualizadas ou contatadas, as atividades, compromissos e aniversariantes de todo o mês e o funil de contatos do mês!

Você não vai precisar mais perder tempo com planilhas, se preparando para aquela reunião semanal com o seu vendedor.

Isso é trabalho para o seu software de vendas!

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8) Análise pessoal

Esse é um dos relatórios mais queridinhos do NectarCRM!

Eu sou suspeita para falar, porque foi nele que a minha gestora enxergou onde eu poderia melhorar, na nossa primeira reunião “OneaOne” e foi ele que me fez vender mais com o tempo e ganhar mais também! :D

É ele que eu sempre olho para enxergar o quanto eu progredi e o quanto ainda posso ser melhor, o quanto tenho trabalhado para entregar x resultado e o quão longe estou do meu colega mais experiente.

É a melhor funcionalidade/relatório do Nectar para você, vendedor, fazer uma autogestão!

E é extremamente prazeroso, quando vemos as melhoras acontecendo!

Aqui será possível enxergar e rastrear coisas como:

  • Oportunidades criadas, ganhas, perdidas, movimentada

  • Taxa de conversão do período e taxa de conversão geral;

  • Ticket médio;

  • Previsão de fechamento;

  • Ciclo médio de vendas do período e geral;

  • Tarefas e compromissos realizados.

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9) Análise de Conversão

Depois de passar pela análise pessoal e entender que você pode melhorar x indicador, em relação aos seus colegas, é aqui que você enxerga no detalhe, em qual fase do processo está o seu gargalo, que pode estar fazendo o seu indicador ficar abaixo do esperado!

Será possível fazer um comparativo de taxas de conversão por etapa, com as desejadas, em cada funil.

Além disso, será possível fazer uma análise mês a mês (evolução das taxas e comparativo com o seu mercado).

E melhor ainda, será possível entender os motivos de perda por etapa, por funil!

Esse relatório vai fazer você ter uma gestão remota muito melhor do que várias presenciais por aí… Sua equipe vai entender, de forma clara, o que precisa melhorar. E vocês, lutarão juntos por isso!

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10) Win/Loss

Por fim, mas não menos importante, mesmo com todos trabalhando de casa, ficará fácil entender quais são os motivos de ganho e perda mais utilizados pelos seus vendedores, por funil, por segmento de clientes, por produto ou serviço que vocês vendem (categoria, subcategoria e produto) e por vendedor!

E será fácil também rastrear quais são essas oportunidades perdidas para concorrência, por exemplo.

Quais as origens delas? Quais os valores negociados? Entre muitas outras informações…

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Benefícios dessas funcionalidades

Além dessas 10 funcionalidades, preciso deixar claro 3 coisas, antes de me despedir de vocês:

  1. Essas são só algumas melhorias que o NectarCRM pode trazer para a área comercial da sua empresa;

  2. É claro que para essas 10 funcionalidades funcionarem no seu dia a dia, os seus vendedores precisam entender esse software como a ferramenta principal de trabalho deles.

Para isso, as 3 pontas precisam estar muito bem amarradas: processos, pessoas e tecnologias! Nossa implantação vai te ajudar bastante nisso <3

  1. Para essas 10 funcionalidades te ajudarem na sua gestão remota, crie uma rotina de reuniões com a sua equipe, utilize as câmeras para se verem e se comunicarem melhor, estabeleçam uma ferramenta única para se comunicarem no dia a dia…

Resumindo: mantenha a sua equipe unida e engajada. O seu sistema de gestão de vendas vai te ajudar nisso, mas não vai fazer tudo sozinho :)

Espero que tenha gostado! Estou super aberta para bater um papo mais a fundo com você sobre isso :D

Boa gestão remota para você!!