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Por que uma boa solução CRM é essencial para o seu negócio?

Para quem atua com vendas, é muito importante desenvolver um relacionamento saudável com os clientes. Antes de se tornar cliente, a pessoa é somente um consumidor em geral, que pode virar prospect e lead e, em curto, médio ou mesmo longo prazo, tornar-se um cliente.

Depois que o seu contato finalmente se torna um cliente, é importante fidelizá-lo, de modo que ele continue a fazer compras na sua loja ou a fechar novos negócios com sua empresa. As soluções CRM buscam otimizar esse relacionamento entre a empresa e o cliente.

Veja a seguir por que uma boa solução CRM é essencial para o seu negócio!

A solução CRM

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou traduzindo, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Só que, quando se fala em CRM não está se referindo apenas a um produto, de uma plataforma automatizada. Mas sim de uma estratégia de negócios cujo foco é o cliente.

Com o auxílio de um bom CRM, é possível criar e gerenciar um banco de dados bem minucioso dos clientes em potencial e dos clientes efetivos do momento, registrando informações como nome, endereço, telefone, e-mail e outros assuntos de interesse.

Mas a solução não visa somente o armazenamento de dados pessoais. Ela contém também valiosas informações sobre o histórico do comprador, relacionando as interações que ele mantém ou manteve com a empresa por meio de seus canais de venda, como ligações telefônicas, mensagens de e-mail ou celular, visitas ao site, compras feitas há pouco tempo e assim por diante.

Integrando essas informações e tornando-as acessíveis a partir de uma plataforma centralizada, a solução CRM contribui para o enriquecimento e personalização de futuros atendimentos. A equipe de vendas contará com um conjunto de dados e informações que ajudará no desenvolvimento de estratégias mais acertadas, selecionando as melhores abordagens para otimizar o relacionamento com o cliente.

Confira a seguir as vantagens que essa solução oferece à empresa.

A qualificação de leads

Uma das coisas importantes que um CRM pode fazer é ajudar na qualificação de leads. Essa qualificação equivale, basicamente, à separação dos leads em três grupos. No primeiro grupo, ficam os leads que apresentam intenção clara de compra, ou seja, apresentam grande potencial.

No segundo grupo, estão os leads que, apesar de bons, ainda não se acham no momento certo de comprar.

No terceiro grupo, ficam os leads ruins, que demonstram interesse no conteúdo, mas não podem aproveitar o produto.

Os primeiros leads são aqueles que podem e devem ser passados para a equipe de vendas.

A solução CRM pode ajudar a analisar dois grandes aspectos de cada lead: o perfil da empresa e a intenção de compra. São aspectos que devem ser avaliados em conjunto e não de forma individual.

O perfil da empresa tem que estar alinhado ao cliente ideal. É importante analisar critérios como tamanho, região, cargo do comprador, segmento e outras coisas. A intenção de compra considera se o consumidor já está maduro o suficiente para comprar o produto ou o serviço.

É comum que um lead, apesar de oferecer o perfil ideal, ainda não tenha maturidade suficiente para efetivar a compra. Nesse caso, será preciso aplicar um pouco mais de tempo nesse lead. Já um lead que não seja tão bom assim, deverá avançar voluntariamente no funil de vendas e, só então, poderá ser abordado.

O CRM ajuda a priorizar os leads mais importantes, considerando seu potencial atual e futuro de compras.

A otimização das tarefas

Na medida em que automatiza parte das tarefas, a solução CRM aprimora o desenvolvimento das tarefas. A automação dos processos dá mais tempo para que a equipe realize outras atividades mais importantes.

Por exemplo, um vendedor tem que enviar e-mails a todo instante, procurando informações valiosas no decurso de um atendimento e criando listas para efetuar ligações. Todas essas tarefas ficam mais rápidas se forem automatizadas.

Entre tantas atividades, o vendedor pode até esquecer de contatar um cliente. Esse contato, principalmente em vendas consultivas, é muito importante. A plataforma de CRM pode, automaticamente, enviar lembretes ao vendedor e agendar tarefas para evitar o esquecimento.

A integração entre o time de marketing e vendas

Uma solução CRM pode integrar diferentes áreas, gerando valor igual para cada uma delas. Dessa forma, fica mais fácil a comunicação entre os funcionários que atuam em setores diferentes. Assim, eles compreendem melhor como estão as coisas em departamentos diversos e podem cooperar entre si.

Nesse sentido, uma boa integração envolve o time de marketing e de vendas, considerando que campanhas eficientes de marketing ajudam a gerar mais vendas.

O CRM pode se integrar a outras plataformas usadas pela organização, já que informações podem surgir de fontes variadas e ser aplicadas com finalidades diversas. Um exemplo é a integração do CRM com uma plataforma que envia e-mails marketing, pois as informações sobre os clientes podem ser usadas na segmentação e na customização dos envios.

A integração com as redes sociais também é necessária. Os contatos com os clientes podem ocorrer pelas redes sociais e é necessário que estejam disponíveis para a equipe de vendas no futuro. O cliente não precisará ficar repetindo informações que já passou para o vendedor em outra ocasião.

A geração de relatórios

A solução CRM permite gerar relatórios com importantes detalhes sobre o comportamento dos consumidores e sobre a eficácia das ações tomadas. A partir desses dados, é possível criar estratégias melhores ou otimizar estratégias que já estão funcionando.

O CRM dá ao gestor a capacidade de fazer uma análise do desempenho de todas as ações que foram desenvolvidas por meio de relatórios acessíveis e claros, fáceis de entender. Eles fornecem insights importantes e ajudam na tomada de decisões acertadas.

O aumento da receita

O gestor de vendas deseja, afinal de contas, vender mais e conquistar as metas traçadas no planejamento estratégico da empresa. Uma solução CRM pode contribuir para o faturamento maior do negócio, com resultados mais efetivos.

As estratégias de CRM ajudam na satisfação e na fidelização dos clientes, já que melhoram o relacionamento da empresa com ele. O cliente passa a confiar mais nela. Isso permite que o ticket médio de cada venda aumente, que se incremente a quantidade de vendas individuais de cada cliente, que se prolongue o período de relacionamento do cliente com a empresa, que cada cliente se torne um divulgador da marca e ajude a gerar mais vendas.

A melhoria da produtividade

O CRM certamente contribui para ganhos na produtividade. Esse ganho é resultado de tudo que a plataforma pode fazer, como automatizar as tarefas, fornecer os relatórios de cada setor, integrar os diferentes setores, permitir mais tempo para a definição de estratégias mais eficazes e assim por diante.

Claro que maior produtividade e aumento no faturamento estão intimamente relacionados entre si.

Por fim, a solução CRM é uma opção certeira para a empresa que pretende melhorar seu nível de competitividade, mantendo sempre um relacionamento duradouro com os clientes.

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Eduardo Moura

Eduardo Moura

Nômade de curso superior (até o momento passado por 03), apaixonado por música e flamenguista. Atualmente desenvolvo a área de Sales Operations aqui na Nectar, aprendendo algo novo a cada dia.

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