Você está procurando maneiras de aumentar suas vendas? Se assim for, você pode querer considerar o uso de técnicas de copywriting!
Copywriting é um termo do inglês que, em tradução livre, significa produzir textos munidos de estratégia para converter um público-alvo, muito relacionado a estratégias de marketing mas também usando durante toda a jornada de compra e fidelização de clientes.
Alguns exemplos onde um copywriting pode ser usado:
- Conteúdo em blogs;
- Postagens estratégicas em mídias sociais;
- Landing Pages para download de material visando que o leitor preencha os dados;
- E-mail de prospecção, focado em conseguir uma resposta do remetente;
- Proposta comercial, visando fechamento.
É a partir dessa técnica que o redator de um blog cativa a atenção de um visitante e um vendedor consegue convencer um lead a seguir instruções que são dadas.
Embora possa parecer uma tarefa assustadora, criar uma copy persuasiva não é tão difícil quanto você pode pensar.
Neste artigo, daremos a você uma visão geral do que é copywriting e como ele pode ajudá-lo a aumentar suas vendas. Também fornecemos algumas dicas sobre como começar com direitos autorais. Então, se você está pronto para aprender mais sobre como usar palavras para vender mais, continue lendo!
Quais os principais elementos devem ser contemplados no Copywriting?
Um bom copywriter é alguém que pode escrever de forma persuasiva e clara. Eles entendem como elaborar uma mensagem de vendas eficaz e são capazes de captar a atenção de seu público.
Conheça agora os principais elementos que devem ser contemplados em copywrinting.
Direcionado ao público-alvo/cliente
Um copy precisar estar guiado na persona que representa o cliente ideal a partir de dados de clientes reais. Portanto, como primeiro passo, é imprescindível definir sua persona.
Dessa forma, será possível produzir um conteúdo ou uma abordagem mais assertiva pois estará orientada a um estilo que converse diretamente com os clientes, aumentando a possibilidade de conversões nos diferentes contatos.
Objetivo
O seu copywriting deve ser produzido inteiramente focado nos objetivos estabelecidos. Se o objetivo é uma assinatura de contrato, use abordagens de copywriting diferentes das usadas no momento da prospecção.
Lembre-se que o copywriting consiste em estratégias para que o cliente tome as decisões que você espera. Portanto, o objetivo final guia toda a abordagem!
Análise constante
O copywriting não termina com o envio do seu e-mail ou de uma mensagem para o cliente. É preciso estar atento aos resultados de suas abordagens.
Acompanhe de perto as métricas, observe os resultados como taxa de aberturas, cliques e respostas. A análise serve para destacar táticas que merecem ser potencializadas e apontar aquelas que devem ser evitadas.
Call To Action (CTA)
O CTA é uma sigla em inglês para call-to-action ou, em português, chamada para ação.
De forma geral, finaliza um conteúdo indicando a próxima ação a ser tomada. Em alguns casos, trata-se de um acessar um material de apoio, se encaminhar para outro texto ou preencher um formulário.
Em vendas, a CTA é ainda mais importante e deve ser pensada de maneira estratégica, principalmente se as ações que você deseja que o cliente tome precisam ser estimuladas durante um e-mail ou mensagem.
Experiência do usuário (UX)
Existem questões técnicas que garantem uma boa experiência do usuário durante uma interação, como formatação do texto, aspectos visuais, como imagens e o design da página, e uma boa linguagem.
Mas, principalmente em Copywriting, uma boa experiência do usuário será garantida com uma comunicação customizada, bem direcionada e construída de forma específica.
O que você deve ficar de olho quando o assunto é copy!
Você já percebeu até aqui o quanto copywriting está a seu favor como um alavancador de vendas. Fique de olho nos seguintes nos itens abaixo para não falhar nunca nos seus textos de vendas!
O poder das palavras
O poder das palavras não deve ser subestimado. Uma mensagem de vendas bem escrita pode ser a diferença entre um cliente fazer uma compra ou não. Copywriting é a arte de usar palavras persuasivas para promover um produto ou serviço.
Um bom redator usará uma linguagem que incentivará o leitor a agir. Eles também se concentram nos benefícios do produto ou serviço, em vez de recursos.
Por exemplo, digamos que você esteja vendendo um novo tipo de aspirador de pó. Uma característica destas infecções é que ele tem uma sucção poderosa. No entanto, o benefício para o cliente é que ele pode limpar sua casa com mais rapidez e facilidade.
Redação tem tudo a ver com entender o que motiva seu público-alvo e, em seguida, elabora uma mensagem que fala diretamente com eles.
Criando uma mensagem de aumento de vendas
Elaborar uma mensagem de vendas eficaz envolvendo mais do que apenas usar linguagem persuasiva; também requer uma compreensão da psicologia humana.
Seu objetivo como redator é criar uma mensagem que ressoe com seu público-alvo e os obrigue a agir.
Para fazer isso, você precisa entender o que impulsionou o comportamento das pessoas e, em seguida, elaborar sua mensagem de acordo.
Por exemplo, se você estiver vendendo um novo suplemento de saúde, talvez queira explorar o medo das pessoas de não ser saudável ou de ter uma aparência ruim, destacando os benefícios de saúde de seu produto.
Como alternativa, se você estiver vendendo um novo tipo de equipamento para exercícios, poderá apelar para o desejo das pessoas de melhorar sua aparência física, enfatizando como seu produto pode ajudá-las a entrar de forma rápida e fácil.
Não importa o que você está vendendo, a chave é criar uma mensagem que atenda às necessidades e desejos do seu público-alvo.
Ao fazer isso, você terá muito mais chances de aumentar suas vendas e atingir suas metas de negócios.
7 dicas de como aplicar copywriting em vendas
1. Conheça seu público
Ter conhecimento sobre características do seu público irá definir o impacto do seu copywriting.
Dependendo do seu negócio, informações como localidade, idade e gênero são úteis, em outros negócios, como B2B, o cargo, segmento e nome são extremamente importantes.
Conheça também a linguagem que seu público interage, para que sua abordagem desperte uma familiaridade e conexão.
2. Ofereça algo “a mais” para o cliente
Surpreenda por oferecer algo a mais que seu cliente não espera, como enviar um resumo do que foi falado em uma reunião (Champions Letter) ou enviar todos as objeções com suas respectivas soluções após um bate papo de alinhamento de proposta.
Além disso, oferecendo algo a mais sempre que iniciar uma interação com seu cliente faz com que ele sempre preste atenção no que você tem para dizer, o que por si só é sinal de um bom copywriting.
3. Prove o que você está dizendo
Use o copywriting para se expressar de forma efetiva sobre aquilo que você deseja criar uma autoridade com o cliente ou provar a ele, como por exemplo o valor da sua solução/produto ou a importância de uma decisão.
Traga dados reais, cases de sucessos, números interessantes e até mesmo materiais que comprovam e trazem autoridades para suas falas. O copywriting ajuda e muito para criar autoridade.
4. Ofereça algo limitado
Nesse caso, use do fator escassez para gerar urgência. Destaque, por exemplo, prazos para ofertas especiais ou vantagens para decisões feitas com antecedência.
Um copywritring, munido das informações certas, pode despertar a sensação no cliente de que a decisão que você está sugerindo é algo único e que pode ser desperdiçado.
Entretanto, tome cuidado. Crie escassez a partir das informações que você tem do cliente, não use scripts prontos e frases genéricas. Personalize!
5. Faça o Lead/cliente concordar com o que você está dizendo
Trata-se de usar copywriting para mostrar as dores ao cliente e fazer com que ele construa o raciocínio que você deseja de forma autônoma, concordando naturalmente quando você apresentar sua solução para resolver aquela demanda.
Comece anotando bem os pontos chaves de suas interações, principalmente se você já tiver uma ferramenta de CRM, em seguida construa raciocínio através das informações colhidas e aplique os principais elementos de um copy de forma inteligente.
6. Provoque e apresente soluções
Nesse caso, refere-se a mostrar consequências de não resolver um problema, preocupações que precisam ser priorizadas e o que não irá acontecer se o cliente não tomar uma decisão, por exemplo.
Sempre faça provocações indicando soluções, se possível mais de uma, para que não pareça exatamente que aquela questão é um caso complexo e gigantesco, o que pode desmotivar o cliente.
7. Se antecipe às objeções
Estabeleças marcos em cada interação e se posicione de forma antecipativa a possíveis objeções que podem surgir quando um marco é finalizado e um outro será iniciado, como a passagem da etapa de apresentação para proposta por exemplo.
Nesse caso, o copywriting será um aliado, juntamente com um bom mapeamento das objeções através de uma Matriz de Objeção, para que possíveis problemas sejam resolvidos antes mesmo de darem as caras.
8. Use linguagem persuasiva
Quando você está escrevendo, é importante usar uma linguagem que convença seu leitor a agir. Isso significa usar palavras que evocam emoção e transmitem um senso de urgência. Por exemplo, em vez de dizer "nosso produto está em promoção", você poderia dizer "nosso produto está com 50% de desconto!"
9. Use títulos fortes
Seu título é um dos elementos mais importantes do seu texto porque é o que vai chamar a atenção e fazer as pessoas quererem ler mais. Um título forte deve ser claro, conciso e direto ao ponto. Também deve ser algo que desperte a curiosidade ou prometa um benefício para o leitor. Por exemplo, "10 maneiras de aumentar suas vendas" ou "O único truque de redação que o ajuda a vender mais".
10. Conte histórias
As pessoas adoram histórias, e incorporá-las em seu texto de vendas pode ser uma maneira eficaz de envolver os leitores e promover seu produto. Tente pensar em uma história pessoal ou estudo de caso relacionado ao seu produto e use-o como uma forma de ilustrar como ele resolve problemas específicos.
11. Ofereça uma garantia
Oferecer algum tipo de garantia – seja a satisfeita com a devolução do dinheiro – pode ajudar a aumentar a oferta, dando aos clientes a tranquilidade de saber que não estão arriscando nada ao experimentar o produto . Se possível, tente incorporar a oferta sem risco em outros elementos, como a política de devolução de frete grátis.
12. Chore um senso de urgência
A urgência é fundamental ao tentar encorajar alguém a agir, seja comprar um produto, assinar um boletim informativo ou qualquer outra coisa.
Ao criar senso de urgência – seja por meio de ofertas urgentes, disponibilidade limitada – você aumenta as chances de clientes em potencial realmente seguirem a ação desejada.
Quer conhecer a nossa planilha mais que completa acerca da Matriz de Objeção para você aprimorar ainda mais seu negócio? Então, dá uma olhadinha:
Qual o próximo passo?
Se você deseja aumentar suas vendas, o copywriting é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a fazer exatamente isso. Ao entender os fundamentos dos direitos autorais e elaborar uma mensagem de aumento de vendas, você pode começar a usar isso a seu favor.
Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a começar a escrever bons textos, incluindo encontrar um redator ou escrever sua própria copy.
O próximo passo é mapear quais etapas do seu processo de vendas um copywriting pode ser aplicado, começar uns testes amistosos e esperar pelo resultado! Minha dica é munir sua equipe comercial com materiais para que todos consigam aprimorar suas skills de copy.
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