Automatizar o processo de vendas complexas é um grande auxílio para os vendedores. O motivo? Suas tarefas são simplificadas, a produtividade aumenta e a equipe ganha mais tempo para investir no que realmente importa: a experiência do cliente.

Mas como realizar uma automatização de vendas complexas? E mais, é possível tornar automático todo o processo ou apenas algumas etapas da jornada do cliente?

Entenda → Vendas complexas: o que é e como alavancar seu negócio.

Se essas questões passam pela sua cabeça, então chegou ao lugar certo! Neste artigo vamos te apresentar conceitos, benefícios e exemplos práticos para automatizar suas tarefas de vendas.

Continue por aqui para não perder nada!

O que é automatização de vendas?

Antes da gente te mostrar como fazer automatização de vendas complexas, você sabe o que é isso exatamente? Explicando de maneira bem simples, é o processo que visa aumentar a produtividade dos agentes de vendas utilizando a tecnologia.

Com a automatização de vendas os vendedores ganham mais tempo para focar no que realmente importa. Como, por exemplo, prover uma experiência melhor para os clientes.

Mas, você pode estar se perguntando: automatizar as vendas não deixariam o atendimento ao cliente menos humano? Não necessariamente.
Atualmente existem inúmeras maneiras de criar chatbots com diálogos humanizados e também empáticos. E quando este chatbot está integrado a outra ferramenta que você utilize, como um CRM, por exemplo, a jornada desse cliente se torna ainda melhor e o trabalho dos agentes de vendas é otimizado.

Vantagens de automatizar

Ainda não está convencido sobre como automatizar vendas complexas, ou simples, pode ser benéfico para o seu negócio? Então separamos algumas vantagens desse processo para que não restem mais dúvidas.

Já citamos alguns benefícios anteriormente, como aumento da produtividade e agilidade, mas existem muitos outros, entre eles:

  • Captação de leads mais qualificados;
  • Redução de erros e custos;
  • Melhoria na experiência do cliente;
  • Jornada de vendas melhor acompanhada;
  • Aumento de vendas.

Também pode te interessar → Automatizar processos: Qual o valor para o negócio?

É possível automatizar uma venda complexa?

Uma venda complexa, como o próprio nome já indica, demanda um pouco mais de tempo e de disponibilidade do vendedor para concluí-la com sucesso durante toda a jornada do cliente. Por esse motivo, surge a dúvida:

Será que é realmente possível fazer a automatização de vendas complexas?

Sim, algumas partes. É importante avaliar o que deve ser "manual" e humanizado em uma venda complexa e o que pode ser automatizado. O motivo de realizar essa análise é garantir que a automatização não interfira nos KPIs de vendas.

Uma dica é avaliar a jornada do cliente para entender quais pontos de contato podem ser automatizados. Quer ver algumas situações onde a automatização é muito bem vinda? Olha só aqui embaixo:

Camila é cerimonialista de eventos e recebe semanalmente uma média de 3 leads em seu site. Todas as informações são enviadas automaticamente para o CRM de vendas que utiliza.

Na plataforma ela consegue observar quais têm maior possibilidade de conversão em vendas e qualificá-los a nível de prioridade. Após o contato com esses leads ter se iniciado, ela pode observar o melhor momento para começar o follow up e fazer esse agendamento - agora sim de forma “analógica”.

Claro que para que esse acompanhamento funcione, as equipes de vendas e marketing precisam trabalhar juntas.

Integre ferramentas e automatize suas vendas complexas!

Agora que você já entendeu o que é uma automatização de vendas, os benefícios e o que é preciso se atentar ao querer automatizar vendas complexas, vamos para a prática? Afinal, qual a melhor forma de realizar a automatização de vendas complexas?

Apenas três palavras: integração de ferramentas!

Conectando o CRM de vendas que utiliza na sua empresa com outras ferramentas usuais no dia a dia, é possível automatizar vendas complexas e garantir ainda mais produtividade das equipes. Veja alguns exemplos abaixo.

1. Nectar CRM + Gmail

Toda vez que uma venda for ganha, é possível notificar automaticamente por e-mail a pessoa responsável pela redação do contrato. Essa automatização facilita - e muito - o andamento do processo de vendas, já que a pessoa será avisada assim que o lead se transformar em cliente.

Fator que garante agilidade no acompanhamento do pós-venda, etapa que também é muito importante para garantir a fidelidade do novo cliente.

2. Nectar CRM + Asana

A cada nova atividade prorrogada no NectarCRM, é possível adicionar uma tarefa no Asana. Isso pode acontecer bastante em uma venda complexa, já que demanda mais tempo do cliente para definir o que quer ou não.

Por esse motivo, ter uma automatização que avise quando tarefas estiverem sendo constantemente prorrogadas é muito importante. Pois assim saberá o momento certo para recuperar a atenção e prioridade desta pessoa.

3. Nectar CRM + RD Station Marketing

Lembra que comentamos sobre o acompanhamento da jornada do cliente? Essa automatização reflete bem isso.

Com ela, a cada oportunidade aberta é possível atualizar os dados do lead na RD Station Marketing para que ele caia em um fluxo de comunicação específico.

Mãos à obra

E aí, gostou de saber mais sobre como fazer uma automatização de vendas complexas? A integração de ferramentas é uma grande vantagem para esse processo.

Com a Pluga você consegue fazer integrações e automatizar diversas tarefas sem precisar entender nada de programação. Caso utilize o NectarCRM, são mais de 64 ferramentas para integrar.

Este artigo foi produzido pela Pluga, startup de integração de ferramentas web, em Outubro de 2022.