A liderança é um dos maiores fatores (ou talvez o maior) para o sucesso ou fracasso de qualquer empresa. Afinal, sem uma boa liderança a empresa não consegue se organizar e definir um caminho para alcançar seus objetivos.
Quando uma pessoa assume um cargo de liderança, é muito comum que caia em alguns mitos e erros frequentes de novos líderes. Estes erros são perigosos porque podem prejudicar, e muito, o desempenho geral da empresa.
O objetivo é evitar problemas clássicos relacionados a liderança, como por exemplo:
- Alta rotatividade na equipe;
- Falta de metas e comprometimento em alcançá-las;
- Conflitos internos;
- Baixa produtividade;
Então para facilitar o seu desenvolvimento como líder e assim aumentar a produtividade da sua equipe, leia esse artigo até o final e evite erros e mitos que muitos outros cometeram ou cometem até hoje.
Vamos lá:
1. Acreditar nos mitos sobre liderança
O primeiro erro clássico é acreditar nos mitos populares sobre liderança. Esses mitos estão enraizados em nossa cultura e podem levar empresas inteiras pelo cano.
Existem 3 mitos mais comuns, sendo eles:
- Não é preciso trabalhar duro
- Diferente do mito clássico do “chefe” que apenas dá ordens pelo telefone enquanto curte uma praia, na vida real, os líderes bem sucedidos precisam trabalhar duro para alcançar seus objetivos juntamente a equipe.
- Liderar é talento
- Outro mito clássico é acreditar que é preciso de aptidão ou talento para liderar uma equipe em uma empresa. Embora até exista esse tipo de aptidão, a liderança corporativa deve ser feita por métodos e organização. Sendo assim, no mundo das empresas, você desenvolve a liderança por experiência, estudo e prática.
- Liderança x Gerência
- Por fim, é comum confundirmos gerência com liderança. Enquanto o primeiro foca em modelar processos e supervisão, para ser um bom líder é preciso ir além e dedicar parte do tempo ao aprimoramento da equipe, para que juntos alcancem as metas.
2. Esquecer das metas
Atingir as metas, junto com o time e fazendo certo é o principal objetivo de qualquer líder. Por isso, é fundamental que as metas e os valores da empresa estejam bem definidos e alinhados.
Uma empresa sem metas é como um barco perdido no oceano, sem saber a direção certa para seguir em frente. Então, o primeiro passo é definir bem quais os objetivos.
Na hora de colocar em prática, vale definir bem os processos e arriscar na inovação, só é muito importante lembrar que não vale tudo para chegar nas metas, é preciso fazer certo, ou seja, seguir os princípios e valores da empresa.
3. Deixar o reconhecimento de lado
O dinheiro não deve ser o único motivador dos seus colaboradores. Ao invés disso, é preciso oferecer a eles uma forma de alcançar a realização profissional, especialmente se estiver alinhada à missão e visão da empresa.
O reconhecimento da sua equipe é fundamental para que os colaboradores sintam-se motivados e saibam que estão no caminho certo. Muitas vezes ter o trabalho apreciado e reconhecido é o maior objetivo daquele profissional.
4. Criar uma rotina sobrecarregada para a equipe
É comum que o gestor queira receber o maior retorno possível da mão de obra contratada, por isso acabam optando por acumular funções para a equipe. Acontecem casos de funcionários que se destacam, entregam o melhor trabalho possível e como “prêmio” recebem ainda mais funções.
Se essa atitude não for acompanhada de reconhecimentos e retorno financeiro, seus funcionários podem ficar desmotivados e acabarem selecionando outra empresa para trabalhar.
Por exemplo, você pode usar um sistema ERP para medir a produtividade da equipe e assim recompensar os funcionários que alcançaram as metas ou mais se destacaram em determinado período.
5. Não possuir controle emocional
Como as pessoas não são máquinas e conflitos de ideias e atitudes são comuns, é fundamental que o bom líder possua controle emocional e saiba se comunicar bem com a equipe.
O primeiro passo é controlar o seu emocional, saber não descontar suas frustrações na equipe ou perder a cabeça por algum problema no ambiente de trabalho.
Em segundo lugar, é preciso ter empatia para entender como está a sua equipe e assim auxiliá-los da melhor forma. Lembre-se que o psicológico é peça chave para o bom desempenho no trabalho.
6. Não buscar o melhor das pessoas
Ainda seguindo a questão humana, é importante lembrar que as pessoas possuem pontos fortes e facilidades naturais para certas atividades.
Por isso, um erro comum na liderança é delegar as atividades e projetos sem considerar as forças de cada membro da equipe.
Por exemplo: precisa gravar um vídeo falando sobre um produto? Por que não escolher a pessoa mais extrovertida da equipe, que conseguirá realizar a atividade muito mais rápido e com melhor qualidade?
Faça um exercício com a sua equipe e entenda as forças naturais de cada um, com isso feito, busque fazer a gestão de processos delegando as atividades de acordo com suas facilidades. Dessa forma você garante que conseguirá usar o melhor de cada membro.
7. Não se capacitar
Muitos acreditam que ao alcançar a liderança, “terminaram” o caminho de suas carreiras e não precisam mais aprender e evoluir. Esse é um erro perigoso, já que ameaça a sua empresa e também a sua carreira.
O mundo está em constante mudança e por isso qualquer líder precisa se manter atualizado de forma contínua. Caso contrário seus processos ficarão ultrapassados e o desempenho da sua empresa estará comprometido rapidamente.
Sendo assim, faça cursos, estude online, leia blogs, assista vídeos da área e continue em um aprendizado constante para garantir que você e a sua empresa estejam atualizados e competitivos no mercado.
8. Chefiar ao invés de liderar
Deixei por último o erro de liderança mais clássico, que é ser “chefe” ao invés de líder. Ou seja, querer apenas mandar, controlar e exigir, ao invés de ir na frente, mostrar resultado, inspirar e ajudar a equipe.
Quando a pessoa se torna um “chefe” e apenas exige da sua equipe acaba criando um ciclo de desmotivação, exaustão e alta rotatividade.
Já quando a pessoa veste a camisa e vai na frente, liderando os demais, os colaboradores ficam inspirados, motivados e há baixa rotatividade na equipe.
Lembre-se que o papel do líder é alcançar as metas junto com o time, então é preciso demonstrar com bom exemplos, trabalhando duro e entregando resultados excepcionais.
Continue melhorando sua habilidade de liderança!
Como falei anteriormente, um líder precisa se manter atualizado e em constante aprendizado. Só o fato de você estar aqui já é um bom sinal, já que irá evitar erros e mitos clássicos da liderança.
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Quer aplicar a liderança e aprender ainda mais sobre o que foi aprendido nesse artigo na prática da rotina comercial de um time de vendas? Então, fica ligado neste guia super completo que a gente preparou para você!