Sabia que o Nectar possui um CRM de vendas totalmente gratuito? Veja como essa ferramenta ajuda a aumentar o desempenho da área comercial.

A versão gratuita do CRM compõe uma estratégia de aquisição de clientes chamada Freemium.

O freemium é uma estratégia de vendas que consiste em disponibilizar um produto ou serviço, no caso do CRM um software, de forma gratuita com algumas funcionalidades e ferramentas específicas mas limitadas.

Dessa forma, para que o usuário do freemium adquira todas as funcionalidades que o produto ou o serviço possui é preciso pagar um dos planos que a empresa tem.

Essa estratégia de vendas é muito comum em empresas Saas (software as a service) que possuem modelos de vendas complexos.

Isso porque possibilita ao usuário do freemium uma experiência satisfatória do que é o software e caso necessite, ou faça sentido para a sua empresa, as ferramentas disponíveis nos planos pagos que ele compre.

Além da versão gratuita do Nectar vou exemplificar com uma empresa que possui o freemium e todo mundo conhece: o spotify!

O spotify possui um plano gratuito no qual você tem acesso todas as músicas mas enfrenta anúncios na troca das músicas, não tem o acesso ao modo aleatório em uma playlist e não consegue salvar as músicas no famoso modo offline.

A versão paga dessa ferramenta, conhecida como premium, conta com ferramentas e beneficios que eliminam os "empecilhos" do plano gratuito como por exemplo, os anúncios.

Agora que você entendeu como funciona a lógica de ferramentas e softwares gratuitos vamos falar sobre CRM gratuito.

Mas antes, o que é um CRM?

A sigla de CRM significa Customer Relationship Management e sua tradução consiste em "gestão do relacionamento com o cliente".

O CRM é o software que tem como objetivo organizar, analisar e concentrar todas as informações que envolvem a jornada de compra do cliente em potencial.

Um CRM é responsável por realizar toda a gestão do cliente desde o início do processo de vendas, atendimento, negociação e pós-vendas por meio das ferramentas e funcionalidades que possui.

Quando nos referimos as funcionalidades dos softwares de CRM estamos falando de todos os módulos facilitadores dentro do sistema que são usados para otimizar o tempo dos usuários do time de vendas, atendimento e marketing.

O CRM conta com módulos como gestão de contatos, centralização de dados, gestão de oportunidades de negócios, funil de vendas, gestão de metas comerciais, sales analytics, gestão das tarefas e compromissos dos usuários pelo gestor, análise de dados por meio de ferramentas de B.I e entre outros.

Leia mais sobre CRM aqui:

Quais os benefícios de um CRM gratuito?

Quantas vezes ouvimos falar que o relacionamento com o cliente é o pilar mais importante de um negócio?

Com que frequência repetimos para os nossos vendedores que um processo customer centric vende mais e melhor?

E quantas vezes deixamos todos esses pontos serem esquecidos porque o dia a dia não é tão pleno quanto gostaríamos?

Contratar um CRM permite com que a empresa beneficia uma empresa como:

  1. Melhor gestão do relacionamento com o cliente, de forma mais transparente e otimizada.
  2. Aumenta o número de vendas.
  3. Permite que o gestor tenha controle do processo de vendas.
  4. Melhora a performance do time de vendas.
  5. Centralização de dados importantes.
  6. Inteligência Comercial.
  7. Maior lucratividade e precisão de vendas.

Esses benefícios estão diretamente ligados com o faturamento de toda a organização e com o desempenho do departamento de vendas.

Se tudo o que precisamos é garantir ao cliente a melhor experiência, resolução dos seus problemas e um atendimento excelente e existem ferramentas que auxilitam nessa atividade porque nao adquirir um CRM gratuito?

O software CRM gratuito da Nectar

Antes que você se cadastre no CRM gratuito da Nectar, vou te dar um panomara geral sobre a história do NectarCRM e seus atributos, para então, no final desse artigo, você chegar a conclusão se o nosso CRM gratuito serve para o seu negócio.

A Nectar era uma empresa de Software sob Medida que desenvolvia soluções complexas para grandes empresas.

Sabe quando o processo é tão complexo e singular que nenhum software atende? Era nesse cenário que éramos contratados e desenvolvíamos a solução sob medida.

A origem do software NectarCRM surgiu de uma necessidade interna de uma solução para relacionamento e vendas complexas que atenda o nosso time comercial.

Olhamos para o mercado nacional de CRM e vimos um cenário dominado por players de outros países.

Ter um CRM de vendas era essencial para nosso crescimento, mas tudo era ou muito caro - não se encontrava que fosse bom e gratuito, pelo menos pra testes - ou sem o perfil de solução que precisávamos ou com metodologias engessadas.

Foi aí que decidimos desenvolver nosso próprio CRM e que um café apelidado por nós de "Nectar", que era extraído pelo nosso CEO, virou o nome do nosso CRM.

Pouco tempo depois, alguns clientes e parceiros começaram a nos questionar sobre como fazíamos a nossa gestão de vendas, metodologia, processo e principalmente: a ferramenta.

Apresentavamos o Nectar e logo perguntavam: “por que vocês não vendem esse CRM?

Alguns desses parceiros toparam o desafio de usar o Nectar em suas empresas e os feedbacks que recebíamos começaram a delinear a primeira versão do produto NectarCRM.

Após um tempo, encaramos o desafio de oferecer uma solução de vendas B2B com DNA nacional, que suportasse metodologias consagradas ou personalizadas, com alto nível de qualidade e funcionalidades equivalentes aos players gringos, além do diferencial de ofertar com um ticket médio adequado ao mercado brasileiro.

Após muito estudo e trabalho, em meados de 2016 lançamos o Nectar 3.0, um CRM com foco em gestão e aceleração de vendas.

Foi um marco para nós, um divisor de águas.

Era o início da metodologia do Inbound Marketing, a popularização no Brasil da receita previsível, do Spin Selling, de inúmeras técnicas e metodologias de vendas inovadoras e crescemos muito com pessoas incríveis que conhecemos e tornaram-se nossos Advisors, Amigos e Parceiros.

Agora que você já conhece um pouco da história do NectarCRM, vamos para a outra parte deste artigo para eu te apresentar o CRM gratuito pra sempre!

Leia mais sobre:

Por que utilizar o CRM gratuito da Nectar CRM?

Partindo do conceito de CRM e da existência de softwares que concretizam esse conceito, eu te apresento o Nectar CRM.

O Nectar entrega, hoje, três coisas essenciais para qualquer equipe de vendas, que chamamos dos 3 Ps: Previsibilidade, Performance e produtividade.

Vamos falar sobre como o Nectar CRM desenvolve esses 3 Ps e qual a importância de tê-los na sua operação de vendas.

  1. Previsibilidade

A previsibilidade é algo que, por muito tempo, equipes de vendas acreditaram não existir nessa profissão.

O vendedor tradicional sempre contou com a sorte de encontrar o negócio certo e/ou a lábia que construiu ao longo dos anos.

Sempre focado em técnicas de fechamento e de persuasão, o vendedor tradicional torcia para vender cada vez mais.

Quando falamos de vendas complexas, esse formato se torna inviável, já que temos um custo muito alto com processos, pessoas e produto.

Esses custos precisam ter retorno e se dependemos da sorte, existem grandes chances desse retorno não vir.

Por esse motivo, precisamos investir em métricas que nos forneçam a previsibilidade que tanto almejamos.

Métricas como ticket médio, ciclo médio, taxa de conversão por etapa, etc. são excelentes para trabalhar com previsibilidade.

No Nectar, essas métricas são extraídas de forma muito intuitiva e precisa.

No dashboard inicial, já conseguimos extrair a taxa de conversão geral, a quantidade atual de leads e prospects em cada funil, ciclo médio, ticket médio, oportunidades atrasadas, oportunidades em forecast, etc.

Na visão comercial, conseguimos enxergar um forecast mensal baseado nos indicadores do usuário.

Acompanhar metas, métricas e histórico é de extrema importância para não ser surpreendido no final do mês e precisar trabalhar à base de descontos exacerbados.

Além do dashboard inicial, o CRM grátis da Nectar tem um conjunto de 13 relatórios pré definidos que auxiliam na tomada de decisão e na previsibilidade do CRM.

Uma operação que é construída a base de dados tem uma chance mais alta de dar certo do que uma operação que confia no feeling e na sorte na hora de fechar negócio.

  1. Performance

Em relação a performance, os relatórios e estatísticas são o ponto chave.

Da mesma forma que precisamos de dados para mapear se iremos ou não bater meta, se as nossas vendas estão boas ou se o nosso time está sendo constante, precisamos dos dados para avaliar a performance geral do time.

Se eu tenho o vendedor A que bate meta todo mês, eu tenho o vendedor B que bate meta um mês e o outro não e eu tenho o vendedor C que nunca bate meta, eu preciso entender e levar os vendedores B e C ao ponto do vendedor A.

Mais que isso, os próprios vendedores precisam de uma ferramenta que melhore a performance.

Mas como fazer isso?

Uma ferramenta que traga dados de performance para os vendedores é fundamental.

No CRM grátis da Nectar, esses dados são expostos a todo tempo, seja na dash ou em relatórios complexos.

O investimento aqui são dados que deem insights sobre o processo.

Saber quais os motivos de perda e ganho, segmento mais forte na empresa, qual o vendedor com maior ticket médio, com o menor ciclo médio, etc. é de extrema importância porque podemos mapear o que precisa ser alterado para aumentar essa performance.

  1. Produtividade

O Nectar, em relação a produtividade, é muito interessante.

Vendedores e gestores costumam perder muito tempo com tarefas muito importantes, mas que podem ser automatizadas.

Por isso, o CRM precisa ter formas de automatizar essas tarefas.

Uma das formas de fazer isso é definir tarefas de cada etapa do processo de vendas. Isso vai diminuir o esquecimento de follow ups e garante que o vendedor cumpra todas essas tarefas que são essenciais para o sucesso da venda.

Isso traz ciência e previsibilidade, já que o vendedor não precisa pensar qual a próxima tarefa. Ele só precisa seguir o fluxo.

Essa predefinição é o workflow de vendas e tem auxiliado muitas empresas com a produtividade dos vendedores.

O Nectar tem também análises de estatísticas que vão desde atingimento de metas até análises de conversão detalhadas e por etapas.

Cada funil tem suas estatísticas, facilitando a vida do gestor e economizando um tempo que é valioso.

Essas análises ajudam o gestor a medir, avaliar e melhorar a produtividade, tanto dos vendedores quanto dele mesmo.

Isso é fundamental para criar uma operação saudável e lucrativa.

Entendemos que hoje é de extrema importância ter ciência de vendas.

A cultura de dados tem sido implementada cada vez mais nas empresas e na área de vendas e serviços.

Em algum momento, trabalhar com dados vai deixar de ser opção e vai passar a ser requisito e o primeiro passo para essa mudança é investir em CRMs que possam entregar esses dados de forma produtiva e preditiva.

CRM gratuito: Utilize o NectarCRM de graça!

Em 2018, percebemos que várias startups e outros formatos de empresas entraram em contato conosco e demonstraram interesse em profissionalizar suas vendas e estavam em busca de uma plataforma de vendas B2B para operacionalizar o processo, só que, que coubesse no orçamento.

Simplificando, que fosse um CRM gratuito.

Lembramos das dificuldades que tivemos para encontrar uma solução ideal e acessível para nos apoiar nos estágios iniciais da empresa.

Percebemos que o valor de implementação e de usuário do Nectar inviabilizava essas empresas que queriam usar o Nectar para melhorar suas operações de vendas B2B, mas estavam impedidas pelo budget, ou porque queriam primeiramente fazer um “teste grátis”, antes de contratar de fato.

O que eles precisavam realmente era que um CRM gratuito atendessem as demandas do momento.

Foi aí que decidimos lançar o Nectar Free Forever, um plano Nectar que contém funcionalidades dos planos starter dos melhores CRM de mercado, com a diferença de ser gratuito, para sempre!

Imagina só um CRM gratuito pra sempre?!

Veja as funcionalidades do CRM gratuito do Nectar:

Funcionalidades CRM gratuito
Dashboard personalizada com
indicadores do mês vigente através
Tela de contatos com histórico de interações,
cadastro de empresas e pessoas, tags, importar e exportar etc
Funil de vendas para negociações B2B e B2C,
motivos personalizados para vendas/oportunidades ganhas ou perdidas
Determine tarefas a serem criadas automaticamente
por etapas do funil de vendas criando seu fluxo de cadência
Integrações com Google Calendar e Office 365 (Outlook)
Gestão de atividades e tarefas com checklists e
follow up automatizados, smartlists
Integração de Voip Nativa (Total Voice)
Acompanhe em tempo real as metas de vendas únicas
ou recorrentes por usuários
Envio, recebimento e agendamento de e-mails
e integração nativa com Gmail, Outlook, POP e IMAP
Segmente seu produto em categorias e subcategorias
com preços únicos ou recorrentes
Aplicativo mobile com funcionalidades operacionais
e check in e check out por geolocalização
Painel atualizado ao vivo com a quantidade/valor
de negócios em aberto, ganhos e perdidos
Analise as oportunidades em andamento no funil de
vendas por segmento, produto e usuário

E muitas outras mais funcionalidades que você pode acessar aqui.

Além disso, é possível fazer signup no Nectar agora e usá-lo gratuitamente até o ponto de sua operação chegar ao nível de precisar de mais features e de apoio para uma implementação de novas metodologias de vendas.

Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor pra você sobre o que é um CRM, o que é o NectarCRM e as funcionalidades do CRM gratuito.

Comece a utilizar o CRM gratuito clicando aqui.

Não está convencido? Veja essa Case de Sucesso da Oobj, cliente Nectar.