O Nectar é um CRM gratuito: entenda porque adotamos freemium!

Nossa motivação diária aqui na Nectar é oferecer à nossos clientes a melhor plataforma de vendas B2B para os times de vendas do Brasil.

Em 2018 estamos nos reinventando para entregar muito mais, não queremos só atender expectativas, queremos superá-las e ajudar ainda mais nossos clientes extrapolarem metas.

Esse artigo é um pouco do que fizemos e estamos fazendo para manter o objetivo de satisfação plena de nossos clientes com a plataforma Nectar para vendas B2B.

The road so far...

Se você quer conhecer um pouco da nossa história, continue lendo, caso contrário, clique aqui e pule essa parte.

Quem conhece um pouco de nossa história, sabe que éramos uma empresa de Software sob Medida que desenvolvia soluções complexas para grandes empresas. Sabe quando o processo é tão complexo e singular que nenhum software atende? Era nesse cenário que éramos contratados e desenvolvíamos a solução sob medida.

O que muitos não sabem é que a origem do Nectar foi por uma necessidade interna, quando precisamos de uma solução de relacionamento e vendas complexas para atender nosso time comercial.

Olhamos para o mercado nacional de CRM e vimos um cenário dominado por players de outros países.

Ter um CRM de vendas era essencial para nosso crescimento, mas tudo era ou muito caro, ou sem o perfil de solução que precisávamos ou com metodologias engessadas.

Foi aí que decidimos desenvolver nosso próprio CRM e que um café apelidado por nós de "Nectar", que era extraído pelo nosso CEO, virou o nome do nosso CRM.

Pouco tempo depois, alguns clientes e parceiros começaram a nos questionar sobre como fazíamos a nossa gestão de vendas. Mostrávamos o Nectar e logo perguntavam: porque vocês não vendem esse CRM?

Alguns desses parceiros toparam o desafio de usar o Nectar em suas empresas e os feedbacks que recebíamos começaram a delinear a primeira versão do produto NectarCRM.

A crise de identidade

Como toda startup, em nossos primeiros dias de vida não tínhamos o conhecimento, nem a mentoria necessária para direcionar nossas ações na direção do nosso objetivo atual.

Essa falta de mentoria gerou o que chamamos internamente de uma "crise de identidade" do Nectar.

Nos primeiros dois anos, mesmo nos apresentando como um CRM, a nossa crise de identidade levou-nos a posicionar como uma rede social corporativa, um gestor de contatos, atividades e compromissos e até uma intranet de vendas.

Foi um grande aprendizado e há clientes e parceiros que caminham conosco desde essa época, a vocês, agradecemos pela paciência e confiança no nosso trabalho, vocês nos deram forças para continuar e evoluir.

A correção do curso

Em determinado momento, percebemos que precisávamos corrigir o curso para o propósito inicial do Nectar: a venda!

Começamos a nos questionar se conseguiríamos fazer melhor e encaramos o desafio de oferecer uma solução de vendas B2B com DNA nacional, que suportasse metodologias consagradas ou personalizadas, com alto nível de qualidade e funcionalidades equivalentes aos players gringos, além do diferencial de ofertar com um ticket médio adequado ao mercado brasileiro.

Após muito estudo e trabalho, em meados de 2016 lançamos o Nectar 3.0, um CRM com foco em gestão e aceleração de vendas.

Foi um marco para nós, um divisor de águas. Pegamos o início da era do Inbound Marketing, a popularização no Brasil da receita previsível, do Spin Selling, de inúmeras técnicas e metodologias de vendas inovadoras e crescemos muito com pessoas incríveis que conhecemos e tornaram-se nossos Advisors, Amigos e Parceiros.

A nova era Nectar

Hoje, quatro anos depois do início, temos a certeza do que somos: uma plataforma para vendas B2B com foco no sucesso do cliente. Temos ainda a certeza de que queremos continuar evoluindo com nossos clientes, auxiliando-os a acelerar vendas e superar todas as metas.

Acreditamos que para continuar norteados nesse objetivo, além da sinergia primordial entre processos, metodologias e ferramentas, é essencial pensar nas pessoas de vendas de nossos clientes, em todos os níveis.

E nosso mindset de evolução de solução está voltado para Nossos Clientes. Está orientado em desenvolver as ferramentas para o dia a dia do time comercial, em entregar os indicadores que os gestores realmente precisam, em ser a plataforma que todos usam porque gostam, porque com ela, toda equipe de vendas conseguirá entregar o sucesso aos seus próprios clientes.

Isso tudo porque acreditamos que nosso sucesso só pode ser considerado sucesso quando nosso cliente alcança o seu sucesso.

Para entrar nessa Nova Era Nectar precisávamos investir muito do nosso tempo e recursos, para aplicar em algo que fosse o marco. Desde agosto de 2017 foram noites mal dormidas, sacrifício do tempo com a família, recursos financeiros, pizzas frias e muito trabalho.

Empreendemos em um projeto interno com a motivação de potencializar nosso posicionamento de produto, nossa identidade, nossa forma de atender e de entregar sucesso para nossos clientes.

Quero compartilhar um pouco sobre o resultado de todo esse projeto que culminou em uma série de melhorias tanto da plataforma quanto de nossos processos.

Posicionamento de produto

Conforme dito anteriormente, nos posicionamos como uma plataforma para vendas B2B com foco no sucesso do cliente. Isso significa que o Nectar hoje é algo muito maior que um sistema de CRM, é uma plataforma de sucesso do cliente.

A percepção de sucesso é algo inconfundível na vida dos seres humanos, ela acontece quando, sem muito esforço, uma pessoa consegue sentir-se realizada, satisfeita com algo que vê, sente ou faz.

Isso, aplicado em uma plataforma de vendas B2B, significa que a plataforma precisa ser rápida, funcional, bonita, agradável e que facilmente entrega uma informação útil e satisfatória, após um conjunto de dados terem sido processados por um processo ou metodologia.

Esse foi nosso mantra quando pensamos na versão 2018. Ela tinha que ser funcional, rápida, bonita e livre de BUGs.

Fizemos reuniões com pauta específica em análise de dados de uso dos usuários no último ano e projetamos o relayout do Nectar, a fim de melhorar experiência dos usuários na plataforma e deixar o Nectar bonito, agradável e alinhado com os padrões de design mais atuais.

Além disso, colocamos uma pessoa específica para otimizar o Nectar: otimizamos rotinas, cortamos o que causava lentidão de carregamento e de uso, o que causava as queixas do tipo "o Nectar podia ser mais rápido". E foi impressionante, após a academia de otimizações, o Nectar está fit e super rápido.

Mas não era só isso que tínhamos em mente; queríamos que o Nectar fosse mais funcional, mais útil, então analisamos todos as sugestões de melhorias de nossos clientes (não esquecemos delas, então não deixe de sugerir, OK?) e elegemos as funcionalidades mais pedidas e que estavam alinhadas à visão da Nectar. Colocamos no roadmap de desenvolvimento e desenvolvemos.

Para fechar com chave de ouro, revisamos todos os BUG reports e colocamos todos no roadmap de correção e corrigimos, entregando uma nova versão livre Bugs não impeditivos, mas que em alguns momentos frustraram os usuários.

Agora é Free: novo modelo de negócio

Em nossas análises para planejar o Nectar 2018, percebemos que várias startups entraram em contato conosco e demonstraram interesse em profissionalizar suas vendas e estavam em busca de uma plataforma de vendas B2B para operacionalizar o processo.

Tivemos um Déjà vu! Aquela sensação e lembrança do que passamos nos early days da Nectar, da dificuldade que tivemos para encontrar uma solução ideal e acessível para nos apoiar nos estágios iniciais da empresa.

Percebemos que o valor de implementação e de usuário do Nectar inviabilizava essas empresas que queriam usar o Nectar para melhorar suas operações de vendas B2B, mas estavam impedidas pelo budget.

Foi aí que decidimos lançar o Nectar Free Forever, um plano Nectar que contém funcionalidades dos planos starter dos melhores CRM de mercado, com a diferença de ser gratuito, para sempre!

É sério! Você pode fazer signup no Nectar agora e usá-lo gratuitamente até o ponto de sua operação chegar ao nível de precisar de mais features e de apoio para uma implementação de novas metodologias de vendas.

Clique aqui e comece usar o Nectar Free agora!

Posicionamento de marca

Logos são símbolos usados pelas pessoas para representar uma visão mais ampla de uma marca. E toda visão de um produto ou projeto provoca um estado motivacional que leva a execução de um conjunto de ações que, quando concluídas, culminam na conquista de um objetivo.

Então, analisando nossa marca, percebemos que os elementos iconográficos ainda remetiam à nossa fase da "crise de identidade" e isso precisava mudar.

Então com a ajuda de profissionais, fizemos reuniões de brainstorm, rascunhos de ideias, pensamos bastante e chegamos ao conceito da marca que nos representará nessa nova visão.

A orientação conceitual foi a seguinte:

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Como pôde perceber, retiramos o CRM de nossa logo, isso porque somos uma plataforma para vendas B2B com foco no sucesso do cliente e, para isso, incorporamos em nosso framework conceitos de CRM com sinergia com as metodologias de marketing, qualificação, vendas e customer success.

Após tanta dedicação no conceito, acreditamos que esta nova logo reflete bem os aspectos de nossa visão.

Novo Site

Evoluções sempre provocam melhorias em todo o ecossistema que a implementa. Então nosso site não poderia ser o mesmo depois de toda a definição clara de nossa visão.

Para apresentá-la, bem como demonstrar a nossa forma de entregar valor para nossos clientes, mostrar quem está crescendo conosco e como podemos ajudar a sua empresa crescer também, desenvolvemos o novo site da Nectar.

Ao infinito, e além!

Estamos em constante evolução, gostamos de ouvir o que nossos clientes, parceiros e amigos tem a nos dizer.

Espero que nossa história te motive a crescer também, a fazer diferente, a não aceitar o status quo e evoluir.

Então, se você quer tomar um café conosco, quiser nos dar alguma dica ou até sugestões de melhorias, entre em contato, será uma honra falar com você!