Chamamos de cultura dentro de uma organização o conjunto de crenças, valores e ações que ditam a forma que todas as tarefas e projetos são realizados pelos colaboradores pertencentes à ela. Assim, podemos afirmar que é uma espécie de guia de comportamento e, quando relacionada aos processos de vendas, se torna definitiva para seus resultados .

Uma boa cultura comercial é fundamental para que a equipe de vendas persiga metas e supere obstáculos, além de elevar a produtividade dentro de todas as etapas do negócio como consequência.

Dessa forma, é de se imaginar que a implementação de uma forte cultura de vendas de uma forma geral na empresa é crucial para seu bom desempenho e funcionamento, de forma que essa esteja buscando seu constante crescimento e alavancagem de resultados.

Mas, como tornar uma forte cultura de crescimento realidade dentro do time de vendas e, consequentemente, todas as áreas?

Como introduzir essa cultura?

Em primeiro lugar, se deve compreender que uma cultura não pode ser introduzida do dia para a noite. É uma construção demorada e deve ser maçante no dia a dia de todos os funcionários até que se torne algo natural e rotineiro. Entretanto, vale ressaltar que tal introdução, apesar de assídua, não deve ser forçada dentro da mentalidade já existente no senso comum da empresa.

Por isso, a melhor forma de apresentá-la é por meio do exemplo de pessoas em posição de gerência e C-levels, por meio de ações, mostrando assim como o dia a dia dentro do ambiente de trabalho deve ser.

Assim também, é fundamental que os pilares que sustentam a cultura de vendas sejam de fácil acesso e entendimento a todos, por meio de playbooks, livros, flyers, documentos… algo construído através da colaboração de todas as partes envolvidas, por meio de sugestões, ideias e opiniões dadas pelas mesmas e que seja palpável.

Aos poucos, tais valores se tornam cada vez mais presentes e acabam sendo mais absorvidos, se naturalizando no ambiente.

Por fim, é de suma importância que esse processo de implantação de uma forte cultura conte com uma subcultura de feedback e proximidade entre superiores e seus funcionários.

É por meio da transparência do reconhecimento de resultados ou da crítica construtiva que se torna possível criar um canal aberto de diálogo e colaboração mútua, onde todos estão envolvidos e alinhados com suas tarefas individuais e coletivas, visando seus objetivos pessoais e os objetivos da empresa como um todo.

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Qual é a importância de uma forte cultura comercial?

Além de ser um dos fundamentos da potencialização de vendas da equipe comercial, a cultura de vendas forte é responsável por garantir o sucesso geral da empresa. É ela que dita a forma como todas as outras áreas devem agir quanto aos seus clientes, passando para frente a importância dos mesmos.

Sendo assim, podemos afirmar que uma cultura comercial vencedora é essencialmente dita customer centric: focada estritamente no cliente, suas necessidades, dores, reclamações e sugestões e ela influencia todo o funcionamento dentro da organização.

Conclusão

Finalmente, conclui-se que a introdução da cultura de vendas focada no crescimento e desenvolvimento do negócio é capaz de melhorar resultados e guiar as ações de todas as partes presentes.

Sendo ela baseada na comunicação, na colaboração entre pessoas, no posicionamento positivo diante de desafios, no conhecimento de todas as áreas dos processos que fazem o negócio fluir, no compromisso de todos e no foco no cliente, o sucesso da organização que tem a cultura como pilar é certeiro.

Gostou do que leu? Quer nos dizer sobre sua experiência? Como você descreveria a cultura dentro da sua empresa? A gente quer te ouvir :)