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6 ferramentas de marketing para sua empresa inovar

Nos dias atuais, é imprescindível que uma empresa aplique ferramentas de marketing para otimizar o processo de vendas. Com essas estratégias, é possível trabalhar com um grande volume de informações e, assim, alavancar os resultados como um todo.

Uma estratégia de marketing bem estruturada reflete em bons resultados de vendas. São diversos os caminhos disponíveis para estruturação das táticas de prospecção, mas é essencial conduzi-los de acordo com os objetivos então traçados. Com isso, há maior probabilidade de otimizar processos e alcançar as metas.

Lembramos que, mais importante que a ferramenta escolhida, o que de fato importa é conduzir um planejamento de marketing pensando na estratégia de crescimento da companhia como um todo. Quando você estabelece e executa um plano bem definido, cria novas possibilidades e oportunidades junto aos seus clientes e aos mercados.

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, as soluções em marketing sofrem constantes modificações. Nesse sentido, é essencial estar de olho nas tendências e, principalmente, naquilo que se encaixa para a realidade do seu negócio.

Pensando nisso, fizemos um post em que vamos apresentar 5 ferramentas e metodologias para ajudar sua empresa a se modernizar e conquistar uma cultura de vendas com foco em bater as metas. Acompanhe!

5 ferramentas de marketing para sua empresa inovar:

  1. Funil de vendas e marketing
  2. Armazenamento em nuvem
  3. CRM
  4. Aplicativos online
  5. Benchmarking
  6. Automação de Marketing

1. Funil de vendas e marketing

O funil de vendas representa a jornada dos seus clientes, que começa no instante em que um possível consumidor tem o primeiro contato com sua marca e se estende até o momento de concretização de uma compra. Nesse modelo, o funil tem sua estrutura em três partes principais.

No topo do funil, que é a parte da consciência, o futuro cliente começa a enxergar uma necessidade, mas ainda não busca um determinado produto ou serviço. Por isso, é o momento de educá-la, ou seja, fazer com que o cliente em potencial tome consciência de como esse problema o afeta e despertar nele o interesse em buscar possíveis soluções.

Na etapa do meio do funil, o cliente já busca uma solução para uma demanda ou problema. Ele tem a intenção de adquirir um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida. Assim, o consumidor pesquisa de maneira profunda sobre a solução oferecida pelas empresas. Também é o momento para qualificar o lead e entender se ele está disposto a investir no seu produto.

No fundo do funil, o cliente em potencial já tem consciência do seu problema e sabe o caminho para resolvê-lo. Nessa etapa, inicia-se o processo de avaliação do seu produto/serviço. É a hora de convencer e persuadir, mostrando todos os benefícios do seu produto. Em outras palavras, é o momento de ser direto para conquistar a aprovação do lead.

Entender o processo do funil de vendas traz inúmeras vantagens, como melhorar o conhecimento sobre a equipe, pois é possível mensurar o desempenho de vendedores, e a otimização da gestão, uma vez que padroniza o ciclo de vendas e assegura um processo mais ágil e objetivo.

2. Armazenamento em nuvem

Nos últimos anos, as empresas se atentaram para a importância de ter um servidor online — ou na nuvem, como é usado na linguagem da tecnologia. Em linhas gerais, essa possibilidade assegura que dados e sistemas deixem de ficar armazenados em equipamentos e sejam mantidos em servidores na Internet.

Essa situação assegura vantagens como mais performance, mais mobilidade, mais segurança e alta escalabilidade. Um desses serviços é o Dropbox, um dos mais famosos serviços de armazenamento em nuvem. A solução é compatível com vários sistemas e facilita o trabalho em equipe.

Outra ferramenta bastante conhecida nessa área é o Google Drive, que conta com um espaço de armazenamento considerável e sincroniza imagens, tem funções para compartilhar arquivos e ainda conta com uma ferramenta para editar documentos, como apresentações, textos e planilhas.

3. CRM

O termo CRM, do inglês "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente), refere-se a algumas práticas voltadas para o cliente e tem foco nas interações e nas antecipações de desejos e necessidades desses consumidores. Um dos objetivos da prática é assegurar o aumento das vendas e ter mais assertividade no processo de captação de novos clientes.

Em linhas gerais, a solução de CRM armazena informações de consumidores atuais e potenciais. Dados como nome, telefone e endereço são imprescindíveis para o pleno funcionamento da plataforma.

No entanto, engana-se quem pensa que a ferramenta é apenas uma lista de contatos bem elaborada. Muito mais que isso, o CRM reúne e integra dados estratégicos que preparam os times, como os de marketing e de vendas, para fazer uma abordagem de acordo com o estágio de cada cliente.

A plataforma de CRM coloca todas as informações em um único local e isso faz com que a ferramenta seja uma das tecnologias corporativas mais inovadoras e importantes para um negócio. Isso significa ter dados acessíveis e em tempo real, o que simplifica e otimiza o processo de vendas.

4. Aplicativos online

Os aplicativos online são mais uma eficiente vantagem para uma estratégia de marketing. A usabilidade dessas ferramentas assegura mais agilidade e praticidade aos processos de vendas. Um desses exemplos é o Google Suite, que conta com diversas aplicações do Google para as empresas.

Dentre as soluções, estão o Gmail, que dispensa apresentações, mas vale dizer que tem uma ótima interface para organizar e localizar as mensagens do seu correio eletrônico. Uma outra ferramenta do Suite é o Google Drive, já citado logo acima, que tem foco no armazenamento na nuvem.

O Google Agenda, por sua vez, permite sincronizar a agenda de todo o time. É possível, por exemplo, criar eventos e enviar lembretes, o que otimiza a organização dos compromissos dos funcionários da empresa. Uma outra solução é o Google Hangouts, que permite chats em grupo, com áudio e vídeo. Além de todos eles, ainda podemos citar o Google Sites, que permite a criação de páginas na web de uma maneira muito simplificada.

5. Benchmarking

O benchmarking consiste em estudar as melhores práticas e processos do mercado e integrá-los na realidade do seu negócio. Ele funciona como um processo de olhar para fora e fazer uma minuciosa análise de como outros empreendimentos alcançam seus resultados. A partir disso, será possível aprender lições e aplicá-las de maneira adequada dentro da sua empresa.

Para que o benchmarking seja eficaz, deve ser parte integrante de um processo de melhoria contínua, com o objetivo de sempre aprimorar práticas e processos.

Ao estudar a concorrência, a sua empresa terá benefícios como conhecer melhor o cliente potencial e descobrir ideias que estão dando certo para outros negócios. Outra vantagem do benchmarking é o conhecimento que ele traz para a própria empresa que o pratica. Uma vez que você entende lacunas em um processo de performance, identifica claramente em que estão seus próprios pontos fracos.

Isso é muito comum em industrias que antes não utilizavam soluções voltadas para o seu mercado, e que hoje estão adotando cada vez mais soluções digitais de marketing para industrias. Isso tudo devido ao trabalho de Benchmarking que realizaram.

Vale lembrar que agora, mais do que nunca, é preciso estar sempre atualizado com as tecnologias disponibilizadas e entender qual a utilidade e aplicabilidade dentro da sua estratégia de marketing e vendas — só assim será possível manter o crescimento e os resultados positivos do seu negócio.

6. Automação de Marketing

Quer ganhar tempo para melhorar sua performance? Então automatize seus processos de Marketing. Pode ter certeza que sua equipe de Marketing!

Com a ferramenta de automação de marketing você consegue medir seus resultados e tomar decisões mais assertivas. Mas lembre-se, mesmo para atividades automatizadas, é importante sempre monitorar o o desempenho da solução adotada.

Ao implementar essas soluções você aumenta sua produtividade e ganha tempo para se dedicar em escalar suas atividades!

Você curtiu essas ferramentas de marketing para a sua empresa? Acha que essas soluções podem fazer a diferença nos seus negócios?

Se quiser saber ainda mais detalhes sobre a questão e avançar nas suas estratégias, que tal entender por que implementar um CRM?