São inúmeras as empresas que buscam profissionalizar sua operação comercial, otimizar seus processos e atingir resultados positivos mais fácil e rapidamente e, por essa razão, decidem implantar um CRM.
Entretanto, o que elas acabam descobrindo no processo de busca pelo CRM ideal para seu negócio é que existem vários tipos e características de CRM no mercado, cada um com um foco diferente e atendendo realidades distintas.
Pensando nisso, o artigo a seguir busca, essencialmente, descrever os principais tipos de CRMs existentes no mercado atual, suas nuances particulares e como atuam em um processo comercial.
A ideia aqui é que você saia dessa leitura compreendendo qual CRM se encaixa melhor na sua estratégia comercial, principalmente se você estiver buscando implantar uma ferramenta que otimize os processos comerciais dentro do seu negócio ou melhorar sua gestão de relacionamento com o cliente.
Mas, antes de iniciarmos a discussão, acho importante esclarecermos, primeiramente, o que é um CRM e para que ele serve.
Vem comigo!
O que é CRM?
CRM é a abreviação para “Customer Relationship Management” que, em outras palavras, significa o gerenciamento de relacionamento com o cliente, feito de forma personalizada.
Entretanto, quando falamos de CRM no dia a dia, muitas dessas vezes estamos nos referindo a um sistema que garante a aproximação dos vendedores com possíveis clientes e clientes. Ou seja, é uma ferramenta de software que sustenta esse atendimento personalizado e consultivo, de maneira que colaboram diretamente com uma gestão mais analítica e inteirada da situação do processo comercial, como um todo.
Uma ferramenta deste segmento, de forma geral, tem alguns objetivos quando implementada.
Com ela, se torna possível ter uma visão geral da saúde do processo comercial, evitar perda de informação através da centralização das mesmas, acompanhar bem de perto oportunidades e negociações em andamento, entre outros.
Dessa forma, pode-se afirmar que com o auxílio de um sistema de CRM bom, um ambiente para aumento da produtividade e eficiência dos vendedores e, principalmente, aumento das vendas se torna muito provável.
Resumindo: a grande ideia por trás de um CRM, seja qual categoria for, é atender às demandas dos clientes da melhor maneira possível, com foco principal na sua fidelidade futura e tendo como consequência o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
Bem, agora que sabemos, de forma geral, o que é um CRM, podemos compreender o seu verdadeiro objetivo e os principais tipos do sistema de software!
Para que serve um CRM?
O objetivo principal de um CRM é permitir um contato maior e mais próximo com o lead e/ou cliente para ter maior qualidade nas entregas, seja de vendas ou pós-vendas.
Ele atua, principalmente, nas áreas de marketing e vendas, fornecendo uma visão 360° sobre o cliente e seu status dentro da jornada de compra, direcionando o vendedor com quem ele está em contato ações para que o mesmo avance dentro do funil de vendas.
Sendo assim, podemos citar alguns benefícios específicos da utilização de um sistema de CRM para um negócio, sendo eles:
- A gestão simplificada da operação de vendas;
- Um time comercial mais produtivo;
- Processos comerciais mais eficientes;
- Aumento de resultados, com o maior número de vendas e metas batidas.
Percebe a importância da adoção de um CRM para a saúde de uma empresa?
Dito isso, agora vou te apresentar e comentar sobre alguns dos principais tipos de CRMs no mercado, para que você avalie e chegue à conclusão de qual é a melhor opção para o seu negócio.
Os 4 Principais Tipos de CRM
De forma básica, focando em objetivo, podemos dividir os CRMs em:
1. CRM Operacional
É o tipo mais comum de CRM, porém, de enorme potencial em uma negociação e para o time de vendas.
Esse CRM está diretamente atrelado à gestão, criação e acompanhamento das atividades realizadas no dia-a-dia da equipe comercial.
Dentro dele está registrado todo o histórico do contato ou oportunidade, funis de vendas personalizados, registro de todas as interações com o cliente, acompanhamento de prospects/leads, ligações gravadas e onde será realizada qualquer parte operacional do processo.
Ou seja, suas funcionalidades são particularmente operacionais quanto à automação de vendas.
Para entender a capacidade dessa ferramenta, imagine o seguinte:
Temos um vendedor realizando uma venda complexa de alto nível. Nessa situação, qualquer informação relevante fará diferença durante o processo comercial.
Sendo assim, através do sistema de CRM, o vendedor poderá ter tudo que já foi trabalhado com aquele lead desde o primeiro contato registrado, podendo ter uma abordagem muito mais assertiva e argumentos bem mais certeiros e seguros para atender a demanda imposta sobre ele. Assim, consequentemente, o lead é convertido em cliente de maneira ainda mais efetiva.
2. CRM Analítico
É o responsável por reunir os dados gerados pelo CRM operacional na rotina de vendas, tornando-se possível obter conclusões mais efetivas que irão auxiliar em várias tomadas de decisões na operação e processo de vendas.
Esse tipo de CRM possui funcionalidades analíticas, no sentido de, viabilizarem que o gestor tire conclusões e tome decisões por meio de análise e cruzamento de dados.
Com um CRM analítico será possível, por exemplo, segmentar os clientes com base nas compras e no perfil de cada um, além de ter previsão de venda e, também, a análise da performance dos usuários do operacional.
Com dados assertivos do processo em decorrência, é possível ter uma tomada de decisão mais precisa, avaliar a saúde do processo, enxergar os gaps (“buracos”, "lacunas") para, assim, corrigir o necessário e escalar as boas práticas percebidas.
3. CRM Colaborativo
É a ferramenta que irá integrar todas as equipes, auxiliando no trabalho e, principalmente, na conquista e retenção de clientes.
Quando necessário, é possível ter acesso rápido a determinada informação de um determinado cliente, podendo assim saber o responsável pela venda, entender a necessidade daquela pessoa e, até mesmo, sugerir uma mudança de plano (em caso de SaaS).
Um exemplo claro são as questões de orçamento, emissão de faturas e outras providências que podem ser realizadas pela equipe de suporte, sendo que tudo isso estará integrado e acessível por todos na ferramenta de CRM.
Consequentemente, a relação com o cliente se torna mais assertiva, rápida e eficiente, o que aumenta, como consequência, a taxa de retenção do negócio.
O maior exemplo de CRM colaborativo é a integração entre vendas e marketing na ferramenta CRM.
Como isso funciona?
O marketing qualifica os leads como oportunidade de negócios e a equipe de vendas avalia e desenvolve essas oportunidades. Tudo isso registrado em funis de marketing , funis de vendas e módulos de contatos do CRM.
4. CRM Estratégico
Podemos começar falando sobre o CRM estratégico afirmando que ele é o mais completo dentre todos os tipos de CRM citados acima.
Esse tipo de CRM é definido pela junção das funcionalidades do operacional e analítico, somado com a colaboração das equipes.
A partir dessas funcionalidades, o CRM estratégico permite que sejam feitas melhores previsões de vendas, extrações de relatórios relevantes para a operação, além de definir segmentações, planejar ações de marketing, ver a qualidade dos leads que estão sendo agendados e repassados, melhorar a produtividade e performance do time de vendas através de follow ups assertivos e várias outras abordagens e iniciativas comerciais.
Com essa parte estratégica, é possível ter um panorama geral e, ao mesmo tempo, uma visão cirúrgica do processo comercial, permitindo a percepção de erros e acertos presentes em toda a operação.
Inclusive, essa estratégia permite uma organização testar novas abordagens, novos processos, analisá-las para assim ter um erro mais “rápido”, evitando gastos durante essa operação.
Um bom CRM estratégico, conta também, com módulos e funcionalidades que permitam a análise de dados e a criação de estratégias como as funcionalidades de Business Inteligente (B.I) que otimizam esse trabalho.
Qual o melhor tipo de CRM?
Como vimos durante o artigo, existem vários tipos de CRM e que cada um possui uma vantagem distinta para uma operação.
Antes de procurar implementar um sistema, é importante entender como cada um pode agregar para a operação e se é o momento ideal para uma ferramenta estratégica como um CRM.
O melhor CRM é aquele que está alinhado com sua estratégia e com o seu modelo de negócios, é muito importante levar isso em consideração.
Pequena, média ou grande empresa de modelo de vendas simples ou complexo a necessidade de uma ferramenta para organização e gestão do relacionamento com o cliente é fundamental.
Por isso, avalie bem as funcionalidades das ferramentas de CRM que considerar, estude qual dos tipos de CRM mas faz sentido para o seu objetivo e o da empresa a longo prazo e por fim, faça um estudo de mercado para entender qual CRM te atende.
A maioria das ferramentas de CRM possuem planos gratuitos ou, até mesmo, testes do plano mais completo da empresa, chamados de "trials", tire proveito desse beneficio e avalie o melhor para você!
Agora, se depois dessa discussão você está entre opções de CRM, nós viemos te apresentar um material super rico sobre o nosso CRM, o Nectar: 'Ebook: Motivos para escolher o Nectar CRM'
Se precisar de uma ajuda para entender mais a fundo qual o melhor tipo de solução para você, sinta-se a vontade em deixar seu comentário abaixo.
Nós vamos te ajudar a entender! :)
Leia também: CRM: O que é CRM? Guia da teoria e prática do CRM.
Como funciona o processo de implantação de um CRM? Veja aqui.
Áreas em que o CRM impacta dentro de uma empresa.