Para que o processo de vendas funcione de forma mais fluida e eficiente, é fundamental que as pessoas venham para o primeiro contato com o time comercial estejam, de fato, interessadas no produto ou serviço que o mesmo fornece.

Ou seja, podemos afirmar que para que tudo dentro da área comercial funcione bem, é necessário que os leads estejam propriamente qualificados.

Neste artigo, iremos entender:

  • O conceito de lead;
  • O que é um lead qualificado?
  • O porquê de sua qualificação ser tão importante;
  • Como qualificar leads de forma eficiente.
Mas antes de começarmos a discutir sobre o tema, aqui vai uma dica mais que especial: a gente tem um material mais completo e aprofundado ainda sobre qualificação de leads feito especialmente para você! Vale a pena conferir!
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E agora, vamos falar de lead, né?

O conceito de lead

Chamamos de lead a pessoa que se interessou em algum conteúdo fornecido pela sua empresa e, em troca, forneceu informações para poder ser contatado eventualmente, como seu nome e seu e-mail.

Desse modo, o lead representa uma nova oportunidade de negócio, alguém que entrou em contato com sua empresa de certa forma e demonstrou vontade de saber mais sobre algo que você estava apresentando, a ponto de deixar uma janela aberta para seu time comercial.

Leia mais sobre: Tipos de Leads: Saiba Como Atrair E Converter Em Vendas e MQL, SAL E SQL: os status do lead na jornada de compra.

O lead qualificado

Apesar de todo lead representar uma oportunidade de fechamento de negócio, nem sempre o que você está oferecendo fará sentido para ele no momento do contato ou, até mesmo, você pode acabar entendendo o perfil dele como não sendo o de seu público desejado, o que também é bem possível.

Assim, é de extrema importância que os leads que são passados para o time de vendas de uma empresa sejam avaliados e entendidos como um “Good Fit” para seu negócio, ou seja, tenham o perfil buscado pela sua empresa para serem clientes.

Portanto, chamamos de leads qualificados aqueles que têm mais probabilidade de se interessarem por seu produto ou serviço, por se encaixarem no tipo de organização por você ajudada, e acabarem fechando negócio.

A importância de uma boa qualificação de leads

Sendo a qualificação de leads essencialmente o processo que consegue informações dos mesmos para entender se eles possuem um perfil de compra que condiz com o que sua empresa procura em possíveis clientes e podem, assim, prosseguir na venda, então fica claro logo de início, que ele deve ser muito bem executado.

Com leads bem qualificados e entendidos como necessitados da solução que você está apresentando, o processo de vendas fica mais prático, com o lead devidamente interessado na proposta fornecida a ele e o vendedor extremamente à par do que ele precisa, facilitando a negociação como um todo.

E como delimitar se o lead é qualificado ou não?

A dica aqui é tornar a delimitação o mais simples, prática e eficaz possível.

Mas Laura, como posso fazer isso?

É fácil! O melhor jeito de fazer isso é estipular poucos critérios a serem seguidos durante a qualificação, sendo esses essenciais para dividir good e bad fits.

Ou seja, a resposta está em seguir 3 critérios principais (eles podendo ter ramificações e anexos mais específicos conforme a conversa com o lead vai rolando) para que você tenha o entendimento real se aquele lead faz sentido ou não para sua empresa.

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