CRM e ERP: Qual a diferença e por que integrá-los?
Para que um negócio prospere e seja bem sucedido é necessário que ele seja gerenciado com maestria. Mas, convenhamos, gerenciar uma empresa e todas as suas operações internas não é tarefa fácil. Muito pelo contrário.
Foi pensando nisso, que com o avanço tecnológico do mercado surgiram softwares e sistemas que visam facilitar (e muito) a vida de quem necessita acompanhar atividades, processos e números para entender o momento que a empresa se encontra, além de lacunas, fatores a serem melhorados e feitos que estão dando certo.
Dentre esses sistemas, podemos citar os sistemas CRM e ERP, que por muitas vezes, acabam sendo confundidos entre si, mas que, além de divergentes, quando integrados podem resultar em uma arma poderosíssima de gestão.
Para entender melhor sobre eles, nós vamos falar sobre os seguintes tópicos:
- O que são sistemas CRM e ERP?
- O CRM;
- O ERP;
- Por que integrar os sistemas de CRM e ERP?
- Como obter essa integração com o Nectar e o ContaAzul?
Vamos nessa!
O que são sistemas de CRM e ERP?
Tanto o CRM (Customer Relationship Management) como o ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de gerenciamento empresarial que visam especificamente facilitar o gerenciamento de processos diversos e contribuir diretamente com a otimização e escalabilidade de uma empresa.
Como eu disse anteriormente, eles são fruto da necessidade da transformação digital e carência de softwares facilitadores de gerentes e diretores de empresas, que precisavam tornar suas rotinas de acompanhamento e análise cada vez mais práticas e eficientes.
E o que fazem esses sistemas de gerenciamento?
Bom, é bem simples. Eles automatizam os processos e colaboram com a visibilidade e centralização de informações e dados cruciais para quem necessita dos mesmos para gerar análises que culminarão em tomadas de decisões mais assertivas.
O que fazem os sistemas de gerenciamento organizacional?
Os sistemas de TI voltados para o gerenciamento de atividades funcionam como automação de processos rotineiros para indivíduos responsáveis por uma equipe(s) e seus resultados, que tomam tempo e são muito importantes para o funcionamento do negócio.
Sendo assim, eles têm como principal objetivo otimizar e aprimorar as tomadas de decisões por meio da centralização de dados, que garantem uma análise mais precisa e uma maior probabilidade de sucesso advinda daquelas.
Por que sistemas de gerenciamento são importantes?
Entendendo que esses sistemas vieram especificamente para facilitar a gestão e melhorar os resultados da empresa como um todo, fica fácil de entender o porquê ter esses sistemas como o CRM e o ERP representam grande vantagem competitiva em relação ao resto do mercado que ainda não utiliza dessas ferramentas tecnológicas inovadoras à seu favor.
E, convenhamos, vantagem competitiva é a verdadeira música para os ouvidos de quem gerencia uma equipe ou um negócio, certo?
Agora, nós temos certeza que já te convencemos da importância desses sistemas, mas, ainda assim, sabemos que as definições de CRM e ERP podem ficar confusas e até parecer a mesma coisa para algumas pessoas.
E é por isso que estamos aqui hoje. Pra te explicar “tim tim por tim tim” o que é um CRM, o que é um ERP, o que os difere, como eles funcionam no dia a dia de uma empresa e o porquê de integrar ambos.
Vem com a gente!
O sistema CRM
O que é?
CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta de software que contribui com o atendimento e relacionamento com clientes por meio de funcionalidades que permite que os gestores mapeiem, visualizem e analisem todo o processo de contato com um cliente em potencial.
Ou seja, é o sistema que busca assistir vendedores a organizarem seus contatos, suas ligações, seus relatórios e, de uma maneira geral, sua rotina de vendas e produtividade.
Não só isso, mas para os gestores, essa ferramenta é extremamente importante para fornecer visibilidade sobre a demanda que chega para o time comercial, sobre o andamento de contas que estão no funil de vendas, as atividades que estão gerando resultados positivos e as estratégias que podem ser melhoradas para garantir melhores resultados.
Parece bom demais para ser verdade? Mas é!
Agora, vamos entender como um CRM funciona na prática.
Como funciona um CRM?
Um CRM na prática é uma plataforma que, por meio de dashboards, relatórios e números visíveis, fornece uma visão 360⁰ de todas as áreas que estão diretamente em contato com o cliente, ou seja, marketing, pré-vendas, vendas e suporte.
Sendo assim, ele garante que todos os contatos e interações com os leads e clientes estejam disponíveis para avaliação, análise e entendimentos posteriores do que está acontecendo dentro da máquina de vendas e fora dela.
Em resumo, é isso: um CRM tem como função principal colaborar com a aproximação entre empresa e cliente, feita por meio de dados e sua análise.
O sistema ERP
O que é?
Ou Enterprise Resource Planning, o ERP é um software de gestão (claro, risos). Mas, ele é um software de caráter mais macro, voltado principalmente para a gestão financeira da empresa.
Sendo assim, ele se volta para o controle fiscal e contábil da organização, principalmente, quando falamos de emissão de notas fiscais, contas a pagar e planejamento de recebimentos.
Como funciona?
Dentro da rotina de uma organização, um sistema de ERP colabora diretamente com a integração de várias áreas dentro da mesma, garantindo alinhamento de informações e display de inúmeros dados e números que, assim como o CRM, também contribuirão com uma tomada de decisão mais certeira.
Na prática, a gente pode dizer que ele coloca vários setores e suas nuances e números em uma única plataforma, permitindo um único fluxo de atividades e informações.
Legal, né?
Agora que já entendemos cada um desses softwares e a maneira como atuam no dia a dia e contribuem com a gestão organizacional, é necessário dar um destaque sobre a importância em integrar ambos no funcionamento de suas atividades e processo comercial.
É hora de responder a verdadeira questão desse artigo: por que eu devo integrar um ERP ao meu CRM ou vice versa?
Por que integrar um CRM e um ERP?
Se sozinhos já são bons, imagina juntos (risos).
Pensando que ambos sistemas de TI têm o objetivo principal de facilitar a vida de todos os tomadores de decisão e os indivíduos que vivem em contato com os clientes, quando ambos são integrados, a dinâmica fica ainda mais efetiva.
Isso porque, quando um CRM e um ERP estão realmente “conversando” entre si, a gestão de demanda, dos recebimentos e das cobranças, se alinha com as interações com os clientes e o cuidado com a jornada de compra de quem está conhecendo seu produto/serviço.
E acredite, quem tem essa facilidade e esse controle de tantas áreas em mãos, tem uma baita vantagem competitiva na manga.
Bom, te convencemos dessa importância de integrar ambos. Mas, como fazer isso?
A novidade: agora a Nectar integra com dois ERP’s, com o Conta Azul e com o Omie!
Deixa a gente te explicar melhor.
Como conseguir integrar ambos sistemas de TI com o Nectar e o ContaAzul?
O NectarCRM, o CRM mais completo do mercado, e o ContaAzul, um dos maiores sistemas ERP nacionais, agora integram entre si!
E como isso funciona no dia a dia?
É aí que a coisa fica boa.
Com essa integração, a partir do momento que uma oportunidade é ganha dentro do Nectar, ela automaticamente se torna um pedido dentro do ContaAzul, que significa um alinhamento direto e a automação dessa passagem de bastão entre o momento da venda e o momento de recebimento dos pagamentos.
Assim também, os produtos ou contatos que anteriormente não tenham sido criados no ContaAzul serão criados automaticamente, a partir do momento que a oportunidade com essas informações forem ganhas.
Saiba como integrar o NectarCRM com Omie
Ideal para empresas de todos os portes, o Omie, através de um software na nuvem, oferece uma solução completa para a gestão de empresas com módulos de vendas, finanças, serviços, compras e estoque.
Gostei, mas o que benefícios tenho com essa integração?
Você pode criar pedidos através do ganho de oportunidades no Nectar, além de criar o cadastro do contato e do produto por meio da oportunidade ganha, caso ainda não estejam cadastrados no Omie.
Muito bacana, né? Se interessou por essas duas grandes novidades e quer entender melhor como as integrações entre Nectar + Conta Azul ou Nectar + Omie podem ser valiosas para sua máquina de vendas e negócio?
Então, clique aqui para entender mais sobre a integração com Conta Azul e aqui, com Omie. Agora, clique aqui para falar diretamente com um especialista em vendas! Te garanto que você vai gostar de saber sobre essa integração super positiva!
Ah! E se você curtiu ler esse conteúdo tanto como nós curtimos compartilhá-lo, deixe seu comentário aqui pra gente ler e interagir! Adoraríamos conversar com você e entender mais sobre seu negócio! :D