No meio de extrema competição em que vivemos, para se manter atrativo no mercado é preciso ter sempre “algo a mais” para oferecer e se destacar dos demais. A criatividade pode te ajudar a vender mais, e ser criativo significa saber inventar, reinventar e inovar sempre.
A criatividade ainda é associada a algo subjetivo, etéreo ou até mesmo como uma dádiva, mas a ciência nos mostra que a cada dia podemos provocar um estado criativo.
A repetição de determinadas ações só pode te levar no máximo aos mesmos resultados.
Já a inovação não é proveniente apenas de novas ideias, seu conceito está baseado em criar ou recriar algo já existente, dar uma nova visão, perspectiva. Na verdade, podemos dizer que está relacionada a implementação de novas práticas dentro ou fora da empresa, detectando as demandas de seus consumidores, mas tendo a sensibilidade para perceber a diferença entre o que seus leads dizem que querem e o que estão dispostos a fazer para consegui-lo.
Quer vender mais? Conheça agora 5 boas práticas de como aumentar sua criatividade e vender mais.
5 dicas para aumentar a criatividade e vender mais
A busca por fazer diferente e melhor requer disciplina e persistência.
Um vendedor criativo consegue captar de forma rápida a necessidade do cliente, atrair sua atenção e despertar seu desejo de compra. Esse tipo de criatividade está associado a visão de oportunidade e flexibilidade, é a chave para consolidar as vendas, além de alavancar os números de qualquer negócio. Confira as dicas a baixo!
1. O seu hobbie favorito pode trazer insight
Conhecer bem o produto que você vende e o mercado em que está inserido é fundamental, assim como adquirir novos conhecimentos, ler sobre assuntos diferentes e ver filmes os quais você normalmente não assistiria, ajuda no desenvolvimento de sua capacidade criativa.
Memorizar nome dos jogadores do seu time, ou saber de cor todas as letras de sua banda favorita, não te ajuda a passar num concurso ou atingir todas as suas metas, mas pode ser o início do caminho para uma boa ideia.
Seu cérebro vasculha dados na memória e cria associações entre eles. Quanto mais dados, maior a chance de criar conexões inusitadas e ideias criativas.
Filmes como “O Primeiro Milhão” e “A Procura da Felicidade”, "Sem limite", dentre outros, podem te dar uma nova visão sobre como lidar com as objeções de clientes e a importância de um método que guie o vendedor até o fechamento de uma venda.
Habilidades de persuasão, as competências de um vendedor, confiar no seu produto e persistência, são alguns assuntos abordados nesses filmes.
2. Faça associações
O nosso cérebro funciona com associações de fatos ou informações que absorvemos.
É bem mais fácil para um vendedor criar ações comerciais inovadoras para alavancar seus resultados, que um profissional sem conhecimento ou experiência na área. Por conhecer o produto que vende e as nuances do mercado, existe maior facilidade de realizar novas associações e obter ideias criativas referente a área de vendas.
A criatividade promove a originalidade. É a concepção das novas ideias, baseada nas anteriores. É a criatividade que liga os conceitos, gera o pensamento e cria as histórias. Para seu lead e clientes, inspira confiança e autenticidade em sua marca.
A criatividade transforma uma simples conversa em algo capaz de engajar o cliente de modo positivo.
Identifique quais ações ainda não foram realizadas e que se forem postas em prática pode lhe ajudar a vender mais. Por exemplo, pesquise seus concorrentes, descubra o que de inovador está sendo feito dentro do seu nincho e use estas informações para desenvolver algo mais otimizado com foco em resultado.
3. Não limite o seu conhecimento
Grandes mentes são obras do contexto em que vivem.
Limitar seus estudos a determinada área é limitar o seu cérebro, suas ideias e principalmente seus resultados. Estudar algo como oratória, teatro ou uma outra atividade que não esteja diretamente relacionada a vendas, pode ser a sua ignição para vender mais.
Tenha um conhecimento abrangente sem perder sua essência de vendas.
Um primeiro contato bem elaborado pode inspirar a sua persona que procura, e ser o ponto diferencial para que sua empresa seja escolhida. A originalidade distingue você das demais que oferecem exatamente o mesmo serviço ou produto que você.
Quanto mais original for, ao criar seus conteúdos, argumentos e discursos (além do serviço e produto de qualidade), mais eficientes serão suas ideias. E como consequência fechará mais negócios.
4. Seja apaixonado por vendas
O medo é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do processo criativo. A mesma força que cria conteúdos inovadores, estratégias eficientes e que posiciona sua empresa acima da média, gera medo e insegurança.
A chave está em amar ao que você faz.
Gostar do que faz e se dedicar em melhorias é essencial para ter grandes ideias. O grande momento de seu trabalho como vendedor é quando está em contato com o cliente e para isto é indispensável que seja uma pessoa estudiosa, estrategista que sempre está em busca de desenvolver-se mais.
Boas ideias geralmente necessitam de grandes esforços e dedicação, pois dificilmente “nascem prontas”. Elas precisam ser lapidadas, estudadas, trabalhadas e desenvolvidas, portanto, se no início as coisas não saírem como o planejado, procure novos meios para alcançar tais resultados.
5. Torne a busca por criatividade um hábito em vendas
Se quiser obter resultados diferentes, faça diferente!
Mude seu mindset de “isso não dará certo” para uma nova postura, não deixe que experiências frustradas ou a opinião alheia interfira nos seus resultados. Tire um tempo para aprender com estas experiências passadas, errar também é aprendizado.
Não espere que sua empresa tenha essa cultura de aprendizado, isto em sua maioria deve partir de você. Observe em sua volta, há enes profissionais experientes que podem lhe ensinar o que já sabem, basta você ter coragem e atitude de ir atrás.
A busca por melhoria deve ser constante, e a criatividade vem destes princípios. O primeiro passo é parar de usar a dissonância cognitiva como explicação da sua falta de vontade. Entenda como você pode aplicar a dissonância cognitiva em vedas e obter resultados mais eficazes.