Quem nasceu pra ser top performer? Será que quando a gente nasce, a gente passa em uma fila e é selecionado para ser um top performer ou se tornar apenas uma pessoa comum?

Após analisar vários top performers, como Pelé, Os Beatles, Michael Jordan, etc, Matt Doyon concluiu que não se trata de talento, de cultura e nem de sorte. Ser um top performer é, acima de tudo, a arte de praticar.

Já viu aquele jogador que ganha milhões jogando um futebol lindo? As pessoas insistem em dizer que aquele jogador tem um talento enorme, mas, na verdade, ele treinou muito. Por muitos anos, ele caiu muito, errou muito, se machucou muito, levou muito não, escutou muitas vezes que deveria desistir porque futebol não é para qualquer um. Mas, acima de tudo isso, ele treinou e se aperfeiçoou. Corrigiu cada erro, superou cada não e cada palavra de descrédito. Hoje, ele exibe suas técnicas e brilha o olho de quem sonha ser top performer.

E se eu quero aprender a ser um top performer, o que eu faço?

A coisa mais importante aqui é aprender a quebrar e ultrapassar limites. Nesse aspecto, precisamos entender que o aprendizado é uma soma de ciclos. Cada um desses ciclos contém 4 etapas:

Progresso veloz > Atingir um limite perceptível > Frustração prolongada > Quebra de barreira

As três primeiras etapas existem para todos, porém nem todos irão alcançar a quarta etapa e isso acontece porque duas coisas limitam o ser humano: o processo e o mindset.

O mindset de top performer é, na maioria dos casos, que "Bom o suficiente não é suficiente". Esse mindset traz a ideia de que essas três etapas são parte do ciclo e que eles precisam completá-lo.

Existem alguns itens que auxiliam nessa jornada de se tornar um top performer. Coisas simples, mas extremamente necessárias.

Segue 8 elementos para ser um top performer:

  1. Atenção focada

  2. Objetivos orientados a processos específicos

  3. Precisa ser desafiador: "Você precisa entregar mais"

  4. Treinamento constante

  5. Objetivo bem definido

  6. Melhoria mensurada

  7. Mentoria guiada

  8. Feedback

Para que isso tudo tenha efeito, é necessário que aconteça de uma forma bem fluida e natural, afinal de contas é pouco produtivo que esses elementos se embaracem e criem um ambiente caótico e de pouco aprendizado.

O principal objetivo é que o aspirante a top performer tenha a visão de seus resultados, afinal de contas, o que não pode ser visto não pode ser gerenciado e, muito menos, otimizado.

Além de dados e processos, precisamos focar no nosso mindset, como já foi dito. Para isso, precisamos iniciar com o nosso "Por que?", que é a nossa pergunta para ser motivado. Tudo começa com um motivo, afinal de contas, se não temos um motivo claro e plausível, a desistência se torna aceitável.

Além disso, devemos adotar um mindset de crescimento. Devemos ter muito claro coisas como "Falhas são oportunidades para crescer", "Eu posso aprender tudo que eu quiser" e até mesmo "Eu gostaria de tentar algo novo".

Muitas pessoas geram um progresso muito grande, entram na zona de conforto e, por achar que são boas o suficiente, param de se aprimorar. Quando elas param de se aprimorar, param de exercitar tanto o mindset quanto as técnicas e processos. Quando isso acontece, ela se frustra e, normalmente, desiste. Essa é a grande diferença entre pessoas normais e um top performer. Não é necessário sorte, talento ou viradas de chave constantes. Precisamos de constância, prática e mindset de crescimento.

E a melhor notícia é que nós, brasileiros, temos algo que nos ajuda muito com essa missão: a habilidade e facilidade de trabalhar em grupo. Quando trabalhamos em grupo, conseguimos compartilhar, aprender e ensinar. Com esses ensinamentos, aprendizados e partilhas, criamos uma vasta gama de técnicas e diretrizes que auxiliam na nossa prática.

Enfim, nós, como sociedade, precisamos naturalizar a prática e, para isso, precisamos naturalizar o erro. Erre, teste, aprenda, reinvente. Descubra as técnicas que levam ao sucesso e treine. Treine, estude, analise e ajuste. Lembre que a excelência não é alcançada quando desistimos. Se você quer ser um top performer, você tem que chegar à quarta etapa do ciclo: a quebra de barreira. Se seu ciclo está se finalizando na frustração, insista e realize sua quebra de barreira. E, quando isso acontecer, não pare porque "bom o suficiente" não é suficiente.