Talvez você já ouviu falar por aí sobre estratégias ou planejamento de marketing, e eles podem representar a mesma coisa, já que os dois têm como finalidade alcançar vantagem competitiva no mercado, de forma saudável. Nesse artigo, você vai entender melhor o que são estratégias de marketing, qual a sua importância para um negócio e conhecer 5 tipos de ações eficazes para vender mais.

Você sabe o que são estratégias de marketing?

Talvez você já ouviu falar por aí sobre estratégias ou planejamento de marketing, e eles podem representar a mesma coisa, já que os dois têm como finalidade alcançar vantagem competitiva no mercado, de forma saudável.

Sem uma estratégia, seus esforços para atrair clientes se tornam aleatórios e até mesmo ineficazes; por não ter uma linha de raciocínio a ser seguida, cada tentativa avulsa fica cada vez menos assertiva.

Estratégias de marketing b2b visam planejamento de longo prazo. Dele sai ramificações que são utilizadas para cumprir aquilo que foi traçado como estratégias.

Aqui mora a confusão: algumas pessoas confundem estratégias de marketing com ações isoladas. E é por isso que elas acabam fazendo coisas isoladas para as suas empresas e não atingem bons resultados.

Vamos pensar analogamente em uma pescaria. Simplesmente chegar em um ponto qualquer do rio e tentar pescar algum tipo de peixe com uma isca aleatória não funciona muito bem, não é mesmo?! É preciso saber qual o peixe você quer pegar, depois disso tentar descobrir onde ele estará, qual o tipo de isca adequada para atraí-lo e ainda por fim, saber todas as técnicas necessárias para fisgá-lo.

As estratégias de marketing funcionam com uma ideia semelhante. o objetivo é identificar e comunicar os benefícios do seu produto/serviço para seu público alvo, e com isso desenvolver um relacionamento de longo prazo. Para isso, como na pescaria, é preciso definir quem é o público alvo, conhecer suas necessidades, para então colocar em prática as ações necessárias para atraí-lo.

Vamos explorar um pouco mais esses pontos:

  1. Conhecer o público alvo

Conhecer o público alvo é definir o perfil de cliente ideal (ICP), ou seja, saber para qual perfil de cliente seu produto/serviço faz sentido. Com isso você vai conseguir concentrar os esforços nas empresas que entram nesse perfil, e assim aumentar a probabilidade de fechamentos. Se você quiser saber mais sobre como definir seu perfil de cliente ideal, temos um artigo que fala sobre isso.

  1. Conhecer suas necessidades

Depois de definir o ICP, você precisa conhecer as necessidades desse cliente, e aqui nada mais é do que saber como apresentar seu serviço/produto para que o cliente reconheça que precisa daquela solução, de forma intuitiva. Como na nossa analogia, que descobrimos qual tipo de isca é adequada para atrair o peixe.

  1. 5 Tipos de ações eficazes para vender mais

Agora que você já sabe o que e quão importante são as estratégias de marketing, nada melhor do que conhecer um pouco sobre algumas delas, para isso listamos 5 tipos de estratégias de marketing b2b eficazes para te ajudar a vender mais.

  • Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se baseia na educação sobre a venda para influenciar o comportamento daqueles que são clientes em potencial, com informações relevantes para suas necessidades.

  • Mídia conquistada

A mídia conquistada é a publicidade adquirida organicamente, ou seja, por meio de esforços não pagos, e pode se manifestar através de testemunho de mídia social, propaganda boca a boca, artigos publicados, entre outros. Assim a credibilidade e o engajamento ocorrem naturalmente, o que aumenta a conscientização sobre o conteúdo de qualidade.

  • Marketing em mecanismo de busca

O marketing em mecanismo de busca (SEM - Search Engine marketing), tem o objetivo de colocar sua marca/site em destaque nas páginas de respostas de grandes buscadores, como o Google, através de palavras-chave relacionadas ao seu produto/serviço, entre outras técnicas de otimização de busca.

  • Participação em eventos

Empresas locais devem levar em consideração ações offline que atingirão o público alvo. Uma dessas formas, é através da participação em eventos. Você pode optar montar um stand de vendas e apresentação da marca, produtos e serviços.

Os eventos são ótimos lugares para captar contatos de potenciais clientes que se identificam com o que você busca, pois como os eventos atrai pessoas específicas, não tem muitos erros.

  • Programas de descontos e fidelidade

Eu sei que a palavra “desconto” pode soar desconfortável se você deseja vender mais e não ter prejuízos, mas alguns programas de fidelidade e desconto pode levar a sua empresa para outro nível em vendas.

Hoje em dia existem formas modernas de fazer isso, uma delas é utilizar ferramentas de programa de fidelidade, que é o caso da StayApp. Com apenas o número do telefone do cliente você mapeia todas as compras feitas, e com isso, direciona as melhores campanhas de desconto para esse cliente.

  1. Importância das estratégias de marketing

Possuir estratégias de marketing influencia diretamente no financeiro da empresa, pois todo investimento produz um retorno, e se for bem estruturado, os resultados bons serão uma consequência natural, portanto, com uma estratégia de marketing bem planejada, os custos serão muito menores pelo fato de concentrar todos os esforços no perfil de cliente ideal, ou seja, você não estará atirando no escuro.

Mas os benefícios não param por aí, as estratégias de marketing também produzem decisões melhores, uma vez que trazem para as suas mãos informações cada vez mais relevantes, e assim você terá mais embasamento para se direcionar. Um outro grande benefício é o engajamento da equipe, pois com metas bem definidas, e o objetivo traçado estrategicamente, a equipe vai poder trabalhar em sintonia para alcançá-lo.

Além disso, a própria imagem da sua empresa é beneficiada, pois estamos falando de relacionamento a longo prazo, e sabemos muito bem que o consumidor atual tem o papel mais importante do processo comercial, tendo em vista que raramente compra ou faz negócio por impulso, principalmente no modelo b2b que envolve tantas etapas. Por isso a estratégia de marketing não finda no pré-vendas, mas tem papel fundamental em manter a experiência do cliente positiva.

O meu objetivo com esse artigo foi esclarecer termos de marketing para os leitores. Pois é comum a dificuldade em diferenciar estratégia e ações, por exemplo. As ações estão dentro das estratégias, e por aí vai.

Existem muitas ações de marketing, tanto online quanto offline que você pode aplicar em seu negócio. Mas, lembre daquele ditado que diz que quantidade não é qualidade. Preze pelo o que faz sentido com o que a sua empresa está buscando e com o perfil de cliente que você deseja atingir.

Se você chegou até aqui, tenho um convite para você:
linkedin@3x--1-
Para fazer a sua inscrição, clique aqui.