Ninguém se torna influente num estalar de dedos, ou chega na liderança da noite para o dia. Existe todo um caminho a ser trilhado, com tudo que um caminho oferece: obstáculos, curvas acentuadas, temporais, e também coisas boas. E nesse processo, dificilmente você irá conseguir chegar fazendo tudo sozinho, é preciso fazer conexões e ter referências, inspirações que trilharam um caminho semelhante e conseguiram. Você pode aprender muito com essas pessoas. Neste artigo vou falar mais sobre esse ponto, sobre alguns líderes que você deve conhecer e o que você pode aprender com eles.

Para você que é um empresário ou quer se tornar um, é fundamental entender a importância da liderança em sua empresa, e onde buscar referências de grandes líderes, para que você também possa se tornar um exemplo de liderança.

A importância da liderança em uma empresa

Sabemos que o perfil de liderança de uma organização passou por várias transformações, não cabe mais aquele perfil autoritário, que busca o respeito pelo medo, com ordens, execuções e restrições em todo tempo. Atualmente, o papel da liderança é mais próximo dos colaboradores, e o respeito é construído pela confiança, experiência e exemplo. Para entender mais sobre a importância da liderança em sua empresa, é preciso entender as principais características de um líder.

1. Desenvolver seus colaboradores

Como o próprio nome já diz, aqueles que trabalham em sua empresa são seus colaboradores, logo, o sucesso de cada um deles traz o seu sucesso, dessa maneira, uma característica fundamental de um líder é auxiliar o crescimento dos seus liderados.

2. Ser um exemplo

Um líder precisa mostrar que não está ali por acaso, ele entrega resultados reais, coloca a mão na massa, entrega e recebe feedbacks construtivos, se mostra uma referência dentro de sua empresa.

3. Ter habilidades sociais

Um líder precisa saber fazer conexões, e mantê-las em um relacionamento saudável, para poder avançar, e isso exige habilidades sociais como possui uma ótima comunicação, empatia, saber cultivar relações interpessoais.

4. Ser um líder acessível

Um grande líder não pode ser intocável, seus colaboradores devem se sentir confiantes a com liberdade para se achegar até você, para discutir ideias, pedir ajuda, e assim construindo cada vez mais confiança, transformando assim o ambiente de trabalho, no qual os colaboradores se sentem mais à vontade e podem até mesmo surpreendê-lo

5. Inteligência emocional

Um líder deve responder bem à tempos ruins, a uma crise interna, saber mudar estratégias, ser resiliente quando alguma ideia não der certo, tudo isso é uma grande responsabilidade que, com inteligência emocional, te faz crescer bastante.

Pelas características você conseguiu entender a grande importância desse papel na sua empresa, não é mesmo?

Exemplos de grandes líderes empresariais para você se inspirar

1. Steve Jobs

Sua história é bastante conhecida, e dela devemos tirar grandes lições pela resiliência, persistência e garra que Jobs teve durante sua carreira, além disso sua genialidade, criatividade e inovação revolucionaram o mundo da tecnologia. Mesmo tendo criado a Apple, teve que se afastar da empresa, foi reconstruir sua carreira na Pixar, onde trouxe tanto sucesso que a empresa foi comprada pela Disney, depois disso retornou à Apple que estava a beira da falência e criou produtos que transformaram a Apple em uma gigante no mundo tecnológico.

2. Bill Gates

Além de ser um dos pioneiros da revolução do computador pessoal, fundando a Microsoft e tornando a empresa de software mais conhecida do mundo, e colaborando com grandes soluções inovadores no mundo da tecnologia, Bill Gates também é um grande exemplo em sua preocupação com o planeta, doando bilhões de dólares em causas sociais.

3. Jeff Bezos

CEO da Amazon, começou com uma loja virtual de livros e revolucionou o mercado com o modelo de e-commerce e foi muito além, hoje a Amazon vende tudo e mais um pouco, entrando até mesmo no mercado on demand, com o Amazon Prime Video. A empresa hoje é uma das mais valorizadas do mundo, e Jeff um dos homens mais ricos.

4. Mark Zuckerberg

Seu nome não poderia ficar de fora, Mark, além de ter criado o que é hoje uma das maiores marcas mundiais, se posiciona como um grande investidor de empresas que estão revolucionando o mundo da tecnologia, como a Oculus, que possui hoje a melhor tecnologia de realidade virtual, entre outras as quais o seu time também está envolvido, isso tudo com apenas 32 anos de idade.

5. Marissa Mayer

Anteriormente integrante do quadro de funcionários da Google, assumiu a presidência do Yahoo, e foi responsável pela grande mudança da empresa, trazendo a importância da cultura empresarial, do planejamento estratégico, abrindo mão até mesmo de parte da sua licença maternidade para colocar a empresa em ordem. Às vezes um líder tem que se sacrificar em algo para ver o sucesso de seu time e sua empresa, Marissa é um grande exemplo disso.

6. Howard Schultz

Grande exemplo por sua persistência, genialidade e zelo pelo seus colaboradores, Schultz fez com que a Starbucks se tornasse uma das marcas mais queridas do planeta, inovando em experiência do cliente e também na experiência do colaborador, compromissada até mesmo em pagar faculdade para seus funcionários.

7. Reed Hastings

Cofundador e CEO da Netflix, provedora de filmes e séries por meio de streaming que em 2018 atingiu um valor de mercado superior a 150 bilhões de dólares, e Hastings que foi o responsável pela estruturação do projeto na década de 90. Além disso, é membro do conselho do Facebook, e coordena diversas atividades filantrópicas.

Conclusão:
Cada um deles tem uma história incrível de superação, resiliência, genialidade, criatividade e “mão na massa”, depois de trilharem caminhos de desafios e conquistas se tornaram mundialmente conhecidos. São grandes inspirações para quem deseja ser um grande empresário. Quem sabe, daqui algum tempo, você também não esteja citado em uma dessas listas de grandes líderes para se inspirar.