Alguma vez na vida, você já teve a sensação ou até mesmo certeza que uma grande parte das pessoas, seja da sua equipe ou até mesmo de outros setores, estavam ali só “pra cumprir tabela” como uma obrigação?

Muitas vezes falamos em “vestir a camisa da empresa”, só que essa frase nem sempre acaba fazendo sentido, pois essa camisa pode não estar mais sendo confortável e com o tempo acabamos não vestindo mais.

Neste post, você vai entender melhor sobre o que é engajamento, como ele impacta diretamente nos resultados da empresa e quais dicas para engajar seu time.

O que é engajamento ?

Embora seja uma palavra que está em alta na gestão de pessoas, esse movimento tem se tornado muito mais do que modismo, mas uma tendência que deve e precisa ser seguida pelas empresas que desejam ser estratégicas e com bons resultados.

Se procurarmos no dicionário o significado dessa palavra, veremos que o verbo “engajar” quer dizer participar de forma voluntária de algo. Já parou para analisar que costumamos utilizar muito esse termo quando queremos falar sobre um colaborador participativo ou comprometido? Um colaborador que sempre está disposto para transformar resultados e participar de mudanças ou projetos de forma voluntária é considerado como “alguém engajado” ou comprometido.

Qual impacto do engajamento para a empresa?

É comum perceber nas organizações pessoas que demonstram comprometimento e principalmente que se importam com os resultados da empresa, além de buscar resolver situações com os clientes insatisfeitos, com os produtos que precisam ser melhorados, com as rupturas nos processos e etc. Essas pessoas estão dispostas a transformar o que precisa ser melhorado em algo melhor ainda, simplesmente pelo fato de estarem engajadas.

Mesmo sabendo o quanto é importante ter pessoas engajadas, algumas empresas ainda não se preocupam em medir o nível de engajamento dos seus colaboradores e nem possui políticas sólidas para tratar desse tema tão importante.

De acordo o panorama de engajamento Brasil de 2018, 553 empresas que participaram da pesquisa possuíam o seguinte cenário:

  • 27% têm de 1 a 50 colaboradores
  • 30% das empresas têm de 51 a 500 colaboradores
  • 17% possui em seu quadro de 501 a 2000 colaboradores
  • 12% possuem de 2000 a 5000
  • 14% possuem mais de 5000 colaboradores

O cargo com maior participação foi o de Gerente com 29%, seguido por Supervisor/Coordenador com 24% e Analista com 21%. A maior participação entre os nichos de mercado foram as empresas de serviço e tecnologia, conforme gráfico abaixo.


fonte: Panorama Engajamento Brasil

Segundo o levantamento, 39% das empresas que participaram disseram que nunca mensuraram esse indicador de engajamento. E para as organizações menores, com menos de 500 colaboradores esse percentual é ainda maior, chegando a 49% .

Perguntaram então para as empresas que aferem esse indicador, o que seria engajamento para eles, e a maioria pontuou que engajamento era entendido como comprometimento.


fonte: Panorama Engajamento Brasil

Enquanto o engajamento mundialmente cresce, no Brasil esses índices têm se mantido quase que estáticos. Mesmo nos anos de 2016 a 2018 os percentuais ainda não superaram a casa de 72%.


Fonte: Folha de Londrina https://www.folhadelondrina.com.br/economia/cortes-de-beneficios-e-demissoes-minam-engajamento-952138.html

Como aplicar o engajamento no dia a dia ?

O sonho de toda empresa, é manter os seus colaboradores comprometidos ou engajados com a estratégia da empresa. Mas como é possível promover esse comprometimento? E o mais importante! Como promover por um longo tempo?
Você conhece os conceitos tratados na hierarquia das necessidades de Maslow? Ele apresenta que todo ser humano possui necessidades que precisam ser atendidas no decorrer de sua vida, tais como:

  • fisiológicas;

  • segurança;

  • sociais;

  • estima e;

  • realizações pessoais.

Precisamos entender esses princípios para que possamos trabalhar o engajamento nos colaboradores. O que quero te mostrar com tudo isso, é que todo ser humano precisa das suas necessidades básicas atendidas para trabalhar as necessidades refinadas, que seriam as Sociais, Estima e Realização Pessoal.

Quando uma organização entende que valorizar, motivar e unir os colaboradores é fundamental, o engajamento surge de forma natural. Então chegamos à conclusão de que, para trabalhar engajamento eu preciso fornecer um ambiente com cultura forte e clima organizacional agradável.

Sabe outra coisa que também propicia a promoção de uma cultura de engajamento? Líderes positivos e inspiradores. Permitir que os colaboradores sejam ouvidos, oferecer feedback, fazê-los se sentir parte do todo e principalmente liderar pelo exemplo, pode ajudar e muito as empresas na obtenção desse tão desejado engajamento.

7 dicas práticas para engajar seu time

1. Manter o reconhecimento

Um dos grandes motivos para a falta de engajamento, é a falta de perspectiva de crescimento. Pode ter certeza de que os mais engajados e comprometidos, com o tempo cansarão da falta de reconhecimento, comemoração e perspectiva de crescimento.

2. Valorizar esforços

Acompanhar o desempenho, oferecer feedback periódico e propiciar desenvolvimento, é um dos grandes fatores para retenção e engajamento de talentos. Não importa a geração, não importa a área, perceber o acompanhamento de perto fará toda a diferença na vida de uma pessoa.

Assim como tem pessoas que se desligam de uma empresa por causa das pessoas e/ou líderes tóxicos, muitas pessoas optam em ficar nas empresas quando percebem esse tipo de envolvimento.

3. Fortalecer Valores

Vamos falar francamente? Precisamos parar de falar que cuidamos de pessoas e querer encaixotar todo mundo no mesmo padrão de necessidades e gostos. Muitas empresas olham para os seus colaboradores apenas como números ou meio para se obter o resultado final.

Crie uma cultura de empatia, dissemine valores como colaboração, companheirismo, integração entre áreas. Dessa forma o trabalho de todos passa a ser mais leve e pode ter certeza que será mais eficaz. Antes de achar que o seu colaborador não está mais rendendo como antes ou como deveria, esteja disposto para uma conversa aberta e uma escuta ativa.

4. Transparência

A transparência é um dos valores que permeiam toda e qualquer ação. Ambientes de trabalho baseados na transparência tendem a tornar as equipes mais responsáveis, felizes e criativas.

Para se construir um ambiente de trabalho com esse valor de transparência é preciso:

  • comunicação aberta e respeitosa;

  • locais de trabalho que propiciem o que é verdadeiro;

  • segurança para que os colaboradores possam expressar suas opiniões;

  • uma empresa que trabalhe de forma saudável a gestão de erros.

5. Feedbacks

O feedback é atualmente uma ferramenta extremamente valiosa dentro das organizações para aumentar o percentual de engajamento dos colaboradores. Por meio desse recurso é possível permitir que o outro saiba como está indo, além de ter a oportunidade de alinhamento de expectativas e de correção de falhas e debilidades.

Fornecer feedback é um dos mecanismos mais poderosos para desenvolver o profissional, bem como o de reconhecer quem já entrega além da expectativa.

6. Seja Realista

Algo que toda empresa precisa fazer, é alinhar expectativas com seus colaboradores.
Nem sempre é possível fazer o que o colaborador pede, seja observações que aparecem na pesquisa de clima ou oriundas de reuniões.

Quando essas solicitações não podem ser atendidas no momento, fale e explique o motivo de não poder ser feito. Pior do que não fazer é não explicar.

7. Defina Motivadores

O que realmente gera motivação em sua equipe? Seria um olhar míope acreditar que apenas salário é o que engaja. Claro que, se o que o colaborador ganha não dá nem para se manter mensalmente, você realmente não terá como engajar seu time. Pois nem a primeira base da hierarquia de necessidades foi cumprida.

Realize um levantamento para saber o que gera motivação nas pessoas, você pode criar vários benefícios que serão tão atrativos quanto aumento salarial. Ter mais tempo com a família, uma área de convivência, reconhecimento público, espaço para que as pessoas aprendam coisas novas, dentre outros.

Quando você descobre os verdadeiros motivos que motivam cada indivíduo, você pode usar essa informação para encorajar sua equipe quando eles parecerem meio pra baixo e desestimulados.

Conclusão

E uma das coisas mais importantes que toda empresa deve ter, são líderes que são exemplos. Praticar o que você prega é a melhor opção.

Aprenda a ouvir antes de se defender! Quando os colaboradores chegam até você para falar algo é porque contam com a sua empatia e precisam da sua ajuda. Seja disponível e faça escuta ativa, assim a conversa fica mais tranquila e o colaborador se sente mais motivado.

Quer saber como a Fortes Tecnologia pode te ajudar com soluções para Gestão de Pessoas? Confira aqui! Aproveite também para ler nossos conteúdos e baixar materiais educativos acessando nosso blog.

Escrito por Isabel Holanda - Head of Fortes Academy na Fortes Tecnologia