Você já sentiu que muitas pessoas em sua equipe estão lá apenas para cumprir tabela, como se fosse uma obrigação?

Frequentemente, mencionamos a expressão 'vestir a camisa da empresa', mas nem sempre ela faz sentido. Isso porque essa camisa pode perder o conforto ao longo do tempo, levando-nos a deixar de usá-la.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é engajamento e como ele afeta os resultados da empresa. Além disso, receberá dicas essenciais para impulsionar o engajamento nas vendas.

Vamos nessa?!🚀

O que é engajamento?

Esse movimento transcende o modismo, tornando-se uma tendência imperativa para as empresas que buscam estratégia e resultados positivos.

Se procurarmos no dicionário o significado dessa palavra, veremos que o verbo “engajar” quer dizer participar de forma voluntária de algo. Já parou para analisar que costumamos utilizar muito esse termo quando queremos falar sobre um colaborador participativo ou comprometido?

Consideramos engajado ou comprometido o colaborador que demonstra disposição constante para impulsionar resultados, participando de mudanças e projetos de forma voluntária.

Qual impacto do engajamento para a empresa?

É comum perceber nas organizações pessoas que demonstram comprometimento e principalmente que se importam com os resultados da empresa. Essas mesmas pessoas buscam resolver situações com clientes insatisfeitos e buscam soluções para produtos que precisam ser melhorados. Elas estão dispostas a transformar o que precisa ser melhorado em algo melhor, simplesmente pelo fato de estarem engajadas.

Mesmo sabendo o quanto é importante ter pessoas engajadas, algumas empresas não se preocupam em medir o nível de engajamento dos seus colaboradores. Além disso, não possuem políticas sólidas para tratar desse tema tão importante.

De acordo o panorama de engajamento Brasil de 2018, 553 empresas que participaram da pesquisa possuíam o seguinte cenário:

  • 27% têm de 1 a 50 colaboradores;
  • 30% das empresas têm de 51 a 500 colaboradores;
  • 17% possui em seu quadro de 501 a 2000 colaboradores;
  • 12% possuem de 2000 a 5000;
  • 14% possuem mais de 5000 colaboradores.

O cargo com maior participação foi o de Gerente com 29%, seguido por Supervisor/Coordenador com 24% e Analista com 21%. A maior participação entre os nichos de mercado foram as empresas de serviço e tecnologia, conforme gráfico abaixo.

fonte: Panorama Engajamento Brasil

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Segundo o levantamento, 39% das empresas que participaram disseram que nunca mensuraram esse indicador de engajamento. E para as organizações menores, com menos de 500 colaboradores esse percentual é ainda maior, chegando a 49% .

Foi perguntado para as empresas que aferem esse indicador o que seria engajamento para elas. A maioria pontuou que engajamento era entendido como comprometimento.

fonte: Panorama Engajamento Brasil

Enquanto o engajamento mundialmente cresce, no Brasil esses índices têm se mantido quase que estáticos. Mesmo nos anos de 2016 a 2018 os percentuais ainda não superaram a casa de 72%.

Fonte: Folha de Londrina

Como aplicar o engajamento no dia a dia no time de vendas?

O sonho de toda empresa, é manter os seus colaboradores comprometidos ou engajados com a estratégia da empresa. Mas como é possível promover esse comprometimento? E o mais importante! Como promover por um longo tempo?

Você conhece os conceitos tratados na hierarquia das necessidades de Maslow? Ele apresenta que todo ser humano possui necessidades que precisam ser atendidas no decorrer de sua vida, tais como:

  • Fisiológicas;
  • Segurança;
  • Sociais;
  • Estima;
  • Realizações pessoais.

Precisamos entender esses princípios para que possamos trabalhar o engajamento nos colaboradores. Todo ser humano precisa das suas necessidades básicas atendidas para trabalhar as necessidades refinadas, que seriam as Sociais, Estima e Realização Pessoal.

Quando uma organização entende que valorizar, motivar e unir os colaboradores é fundamental, o engajamento do time de vendas surge de forma natural. Então chegamos à conclusão de que, para trabalhar engajamento eu preciso fornecer um ambiente com cultura forte e clima organizacional agradável.

Sabe outra coisa que também propicia a promoção de uma cultura de engajamento? Líderes positivos e inspiradores. Ouvir os colaboradores, dar feedbacks, fazer com que se sentam parte do todo, pode ajudar as empresas na obtenção desse tão desejado engajamento.

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7 dicas práticas para engajar seu time

1. Manter o reconhecimento

Um dos grandes motivos para a falta de engajamento, é a falta de perspectiva de crescimento. Pode ter certeza de que os mais engajados e comprometidos, com o tempo cansarão da falta de reconhecimento, comemoração e perspectiva de crescimento.

2. Valorizar esforços

Acompanhar o desempenho, oferecer feedback periódico e propiciar desenvolvimento, é um dos grandes fatores para retenção e engajamento de talentos. Não importa a geração, não importa a área, perceber o acompanhamento de perto fará toda a diferença na vida de uma pessoa.

3. Fortalecer Valores

Vamos falar francamente? Precisamos parar de falar que cuidamos de pessoas e querer encaixotar todo mundo no mesmo padrão de necessidades e gostos. Muitas empresas olham para os seus colaboradores apenas como números ou meio para se obter o resultado final.

Crie uma cultura de empatia, dissemine valores como colaboração, companheirismo, integração entre áreas. Dessa forma o trabalho de todos passa a ser mais leve e pode ter certeza que será mais eficaz. Quando perceber que o colaborador não está mais rendendo como antes ou como deveria, converse com o mesmo e tenha uma escuta ativa.

4. Transparência

A transparência é um dos valores que permeiam toda e qualquer ação. Ambientes de trabalho baseados na transparência tendem a tornar as equipes mais responsáveis, felizes e criativas.

Para se construir um ambiente de trabalho com esse valor de transparência é preciso:

  • comunicação aberta e respeitosa;
  • locais de trabalho que propiciem o que é verdadeiro;
  • segurança para que os colaboradores possam expressar suas opiniões;
  • uma empresa que trabalhe de forma saudável a gestão de erros.

5. Feedbacks

O feedback é atualmente uma ferramenta extremamente valiosa dentro das organizações para aumentar o percentual de engajamento dos colaboradores. O feedback consegue que o colaborador entenda seu desempenho, além de alinhar expectativas e corrigir falhas.

Fornecer feedback é um dos mecanismos mais poderosos para desenvolver o profissional, bem como o de reconhecer quem já entrega além da expectativa.

6. Seja Realista

Algo que toda empresa precisa fazer, é alinhar expectativas com seus colaboradores em todos os pilares, não só com metas de vendas.

Nem sempre é possível fazer o que o colaborador pede, seja observações que aparecem na pesquisa de clima ou oriundas de reuniões.

Quando essas solicitações não podem ser atendidas no momento, fale e explique o motivo de não poder ser feito. Pior do que não fazer é não explicar.

7. Defina Motivadores

O que realmente gera motivação em sua equipe? Seria um olhar míope acreditar que apenas salário é o que engaja. Claro que, se o que o colaborador ganha não dá nem para se manter mensalmente, você realmente não terá como engajar seu time. Pois nem a primeira base da hierarquia de necessidades foi cumprida.

Realize um levantamento para saber o que gera motivação nas pessoas, você pode criar vários benefícios que serão tão atrativos quanto aumento salarial. Ter mais tempo com a família, uma área de convivência, reconhecimento público, espaço para que as pessoas aprendam coisas novas, dentre outros.

Quando você descobre os verdadeiros o que motiva uma pessoa, você pode usar essa informação para como encorajamento.

Conclusão

E uma das coisas mais importantes que toda empresa deve ter, são líderes que são exemplos. Praticar o que você prega é a melhor opção.

Aprenda a ouvir antes de se defender! Quando os colaboradores chegam até você para falar algo é porque contam com a sua empatia e precisam da sua ajuda. Seja disponível e faça escuta ativa, assim a conversa fica mais tranquila e o colaborador se sente mais motivado.

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Escrito por Isabel Holanda - Head of Fortes Academy na Fortes Tecnologia