Nos últimos anos, o método Kanban vem ganhando popularidade como forma de melhorar a produtividade e ajudar equipes a alcançarem seus resultados em vários lugares do mundo. 🎯

Por isso trouxe este artigo explicando o que é Kanban e como ele pode ajudar as equipes a trabalhar com mais eficiência. Trouxe também alguns dos motivos pelos quais as equipes devem usar o Kanban e como começar a usá-lo de forma assertiva.

Vamos lá? 😉

O que é o método Kanban e como ele ajuda a melhorar a produtividade das equipes

O método Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que foi desenvolvida na década de 1950 pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno.

Seu principal foco é ajudar as equipes a identificarem e visualizarem os fluxos de trabalho, o que permite um melhor controle e compreensão do progresso dos projetos.

Além disso, o método Kanban também promove a colaboração entre os membros da equipe, uma vez que todos podem ver o status atual dos outros.

O que o Kanban traz de novo para o gerenciamento de projetos

O método Kanban é baseado no princípio da melhoria contínua, ou seja, as equipes devem sempre buscar formas de melhorar seus processos e produtividade. Ele também é flexível e pode ser adaptado às necessidades específicas de cada projeto e organização.

Outra vantagem do método Kanban é que ele não requer grandes mudanças nos processos existentes, o que torna mais fácil sua implementação.

Além disso, o método Kanban também permite que as equipes acompanhem de perto o progresso de cada tarefa e sejam mais responsivas a eventuais problemas que possam surgir.

Isso é possível graças às visualizações fornecidas pelo quadro Kanban e seu sistema de etiquetagem, que permite acompanhar todas as etapas de um projeto.

Quais são os tipos de Kanban?

Atualmente, existem três tipos principais de Kanban: Lean Kanban, Kanban para Projetos e Agile Kanban. Cada um possui um foco principal, por isso, é imprescindível ter um objetivo definido antes de implementá-lo na sua equipe.

Olha só: 👇🏻

  1. O Lean Kanban é uma extensão da metodologia Lean, que se concentra em reduzir desperdícios, desenvolver processos de curto ciclo e otimizar recursos. O Lean Kanban usa gráficos para gerar insights que ajudam as equipes a tomar decisões informadas sobre como melhorar a performance.
  2. O Kanban para Projetos é ideal para equipes que estão trabalhando em projetos de curto prazo. Este tipo de kanban ajuda a monitorar o andamento e ajuda a equipe a identificar problemas antes que eles afetem a entrega do projeto.
  3. O Agile Kanban se concentra na entrega de produtos de alta qualidade com rapidez. É ideal para projetos de longo prazo que precisam de agilidade e respostas rápidas. Esta metodologia permite que os times melhorem seus processos e façam as alterações necessárias no meio do projeto.

Sua escolha depende das necessidades da sua equipe e do projeto específico. Se você precisa de um método para desenvolver projetos de longo prazo, o Agile Kanban é ideal.

Por outro lado, se você está trabalhando em projetos de curto prazo, o Kanban para Projetos pode ser a solução.

Agora, se você está procurando melhorias contínuas, o Lean Kanban pode ajudar.

Por que as equipes devem usar o método Kanban

O método Kanban é uma ferramenta eficaz para aumentar a produtividade das equipes, pois fornece um quadro visual de todos os itens em andamento e impedem que as equipes fiquem sobrecarregadas com muitas tarefas ao mesmo tempo.

Quais são seus principais benefícios

Os principais benefícios do Método Kanban são:

  1. Ele melhora a comunicação entre os membros da equipe, uma vez que todos podem ver o progresso de cada tarefa;
  2. Aumenta a produtividade das equipes, pois elas não ficam sobrecarregadas com muitas tarefas simultaneamente;
  3. Facilita o gerenciamento de mudanças, uma vez que as equipes podem facilmente visualizar quaisquer alterações no processo;
  4. Melhora o planejamento, uma vez que as equipes podem identificar gargalos no processo e trabalhar para resolvê-los.

Como usar o método Kanban para melhorar a produtividade das equipes

O primeiro passo para utilizar o método Kanban é compreender os fluxos de trabalho existentes na sua empresa e, a partir daí, identificar onde e como o Kanban pode ser implementado para melhorá-los.

Existem três principais etapas na implantação do método Kanban: visualização dos processos, limitação do WIP e controle das tarefas.

A visualização dos processos envolve a criação de um quadro Kanban que identifique todas as etapas do seu processo produtivo, desde o início até o fim. Esse quadro pode ser físico ou virtual, mas deve estar sempre visível para todos os envolvidos no projeto.

Em seguida, é necessário estabelecer um limite para o número de tarefas que podem estar em andamento ao mesmo tempo. Isso evitará que as equipes fiquem sobrecarregadas e garantirá que as tarefas sejam finalizadas antes de novas serem iniciadas.

Por último, é importante ter um mecanismo para controlar as tarefas em andamento e garantir que elas estejam sempre sendo monitoradas. O Kanban Board é uma ferramenta útil para isso, pois permite que todos os envolvidos no projeto possam ver o status das tarefas em tempo real.

Definindo prioridades com o Kanban

O método Kanban é geralmente usado usando quadros e cartões visuais para as tarefas. Um quadro Kanban contém quatro colunas que fluem de esquerda para direita, que incluem a seguinte informação:

  • Backlog: esta é a coluna onde o trabalho começa, onde todas as ideias devem ser colocadas para definir sua importância e urgência;
  • Em andamento: esta é a coluna onde a tarefa em questão está sendo trabalhada;
  • Finalizado: esta é a coluna onde a tarefa foi concluída.
  • Entregue: esta é a coluna onde a tarefa é entregue ao cliente.

Cada coluna tem um limite de trabalho para garantir que cada etapa dura o tempo necessário para cumprir os requisitos do projeto. Se um trabalho leva mais tempo do que o esperado, pode-se ajustar os limites de trabalho para que os projetos sejam concluídos corretamente.

Assim que o fluxo e os limites de tarefas já foram estabelecidos, as equipes podem começar a utilizar o método Kanban para definir prioridades e gerenciar melhor o seu tempo.

O primeiro passo é classificar as tarefas em função da sua importância e urgência: tarefas importantes são aquelas que impactam diretamente nos resultados da empresa; já as tarefas urgentes precisam ser finalizadas dentro de um prazo determinado.

As tarefas mais importantes e urgentes devem sempre ter prioridade sobre as demais. No entanto, é importante lembrar que nem todas as tarefas precisam ser finalizadas imediatamente – algumas podem ser adiadas para uma data posterior sem prejudicar o andamento do projeto.

Um exemplo prático é categorizar essas prioridades por cores. Assim ficará fácil identificar o que é de extrema urgência.

Identificando gargalos com o Kanban

Outra vantagem do método Kanban é que ele permite identificar e solucionar gargalos nos processos produtivos. Gargalos são aqueles pontos em que o processo se torna ineficiente e acaba atrasando todo o projeto.

Por meio do Kanban Board, as equipes podem identificar facilmente onde estão os gargalos e, a partir daí, trabalhar para solucioná-los.

Algumas soluções mais comuns para os gargalos incluem a redistribuição de tarefas entre as equipes, a criação de novas rotas de trabalho e a automação de tarefas repetitivas.

Melhorando o planejamento com o Kanban

O método Kanban também pode ser utilizado para melhorar o planejamento das equipes e garantir que todas as tarefas sejam finalizadas dentro do prazo estabelecido.

Para isso, basta criar um quadro Kanban contendo todas as tarefas a serem realizadas, bem como os prazos para cada uma delas. As equipes podem então organizar as tarefas em função da sua prioridade e trabalhar de forma mais eficiente para finalizá-las dentro do prazo estabelecido.

Viu só como é fácil?

O método Kanban é uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade das equipes e garantir que os projetos sejam finalizados dentro do prazo estabelecido mas, para que isso aconteça de forma satisfatória, é preciso um engajamento significativo de todos os seus membros.

Quando bem estabelecido e implementado, é possível alcançar um fluxo de trabalho mais suave, ágil e eficaz que levará a mais eficiência do seu time. E mais: o Kanban ajuda a criar melhores práticas de trabalho que promovem maior colaboração, clareza de tarefas e melhor organização interna.

Portanto, o Kanban pode ser extremamente útil para as equipes, possibilitando a criação e execução de projetos mais eficientes, bem como uma melhor administração do tempo e recursos.

Agora me diz, ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Se sim, comente aqui embaixo e vamos trocar conhecimento!

Até próxima, nesse mesmo bat-canal! 💛