Na maioria dos projetos que participamos temos certeza de que, quando o empreendedor inicia uma procura de CRM, ele busca sempre por vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos mais ágeis, atendimento de qualidade ou relacionamentos que geram novos negócios.
Porém, mensurar uma iniciativa de CRM em lucro para a empresa sempre é uma tarefa difícil e, muitas vezes, como o empreendedor não consegue, ele deixa esse trabalho de lado.
Este artigo vai explicar como um CRM pode te ajudar na:
- Geração de leads
- Desenvolvimento da jornada de compra
- Qualificação dos leads
- Aumento nas vendas
- Retenção dos clientes e venda na carteira
Para exemplificar, imagine uma empresa que atua no mercado B2B e possui uma equipe de 5 vendedores. Apesar dos diversos investimentos em marketing e de oferecer um bom serviço, esta empresa hipotética não tem conseguido alcançar os resultados desejados.
Todos os colaboradores ficam angustiados no seu dia-a-dia pelas cobranças recorrentes por resultados e a diretoria comemora quando conseguem simplesmente pagar as contas.
Então, a empresa percebeu a duras penas que ali, ou em qualquer outro lugar, o resultado é alcançado por uma longa jornada.
Para obter o lucro é necessário vender, mas para vender, é fundamental prospectar e acompanhar as oportunidades, e para isso, é preciso gerar leads qualificados.
E agora? O que fazer?
Geração de leads
Na geração de leads, os leads são potenciais clientes que o seu Marketing conseguiu despertar o interesse para seus produtos. Quanto mais bem segmentado esse público, maior é a probabilidade de converter tais leads.
Geralmente, as empresas utilizam diferentes meios de propaganda para atrair o público, como:
- revistas,
- jornais,
- televisão,
- panfletagem,
- eventos,
- SMS,
- telemarketing, dentre outros.
Entretanto, todos nós sabemos que qualquer um desses recursos tem um custo e que geralmente são elevados. Por isso, é preciso acompanhar o ROI (Retorno sobre investimento) para saber se determinada estratégia é eficaz.
No nosso exemplo, as revistas e panfletagem nunca rendiam nenhuma ligação.
Já as campanhas de e-mail marketing e anúncios no Google Adwords eram mais baratas e atraiam um bom volume de leads.
Desenvolver uma jornada de compra
Agora, a empresa tinha muitas oportunidades de venda, mas mesmo assim as vendas não aumentavam. Então, o deve ser feito para que leads comprem e se transformem em clientes?
A resposta está no desenvolvimento de uma pipeline de vendas!
O primeiro passo foi escolher as mídias que dão mais resultado, que no nosso exemplo é o Google Adwords e e-mail marketing.
Agora é necessário estabelecer as etapas e as ações para que esse lead aceite a oferta e compre o produto oferecido, definindo assim nosso funil outbound.
Qualificar os leads
Em seguida, a equipe comercial deve qualificar o lead paa saber se o mesmo está alinhado à oferta da empresa.
Voltando ao nosso exemplo hipotético...
Após a qualificação de 2000 leads, apenas 50% dos leads estavam no momento de iniciar uma negociação com a equipe comercial, ou seja, 1000 leads.
Em resumo, a empresa abriu 1000 negociações e conseguiu fechar 50 vendas, ou seja, a taxa de conversão do funil de vendas é de 5%.
Com isso, ele conseguiu rastrear do início ao fim, quanto foi preciso gastar com marketing e atendimento para realizar uma venda. Somando todos os custos de marketing e vendas sabemos que foi investido R$ 20.000:
Isto é, cada novo cliente custou R$ 400,00 (R$ 20.000/50) o que representa o CAC (Custo de aquisição de Clientes).
Como o Gustavo não fazias essas contas, ele nem se atentou para que o serviço que ele vendia tinha um ticket médio de R$450,00 e só deixaria de margem de lucro 12,5%, ou seja, R$ 50,00 por venda.
Aumentar as vendas
A partir dessa análise se Gustavo aumentar o número de visitas ele também aumentaria o número de vendas, ou poderia ainda fazer um trabalho de melhorar as taxas de conversão por etapa do funil de vendas e para poder gerar mais vendas, reduzindo o CAC e aumentando as margens de lucro.
Reter os clientes e vender na carteira
Depois que o cliente está na carteira a empresa precisa investir apenas R$4,00 em ações de relacionamento por cliente para garantir que novas vendas aconteçam com frequência.
E assim os ganhos aumentam ainda cada vez mais!
Um modelo de vendas bem estruturado e mais profissional aumenta a precisão dos vendedores e tornando empresas como a do Gustavo, mais lucrativas, saudáveis e prontas para crescer no mercado.
Mas como você acha que o Gustavo conseguiu descobrir tudo isso sobre o negócio dele e como ele conseguiu otimizar o investimento em publicidade, melhorar a qualificação, otimizar o atendimento e melhorar o fechamento para aumentar o lucro da empresa?
A resposta: Através de boas ferramentas, do acompanhamento de indicadores-chave (Kpis) e melhorias contínuas no processo de marketing e vendas.
Não importa o tamanho da sua empresa, se ela é grande, média ou pequena, esses conceitos se aplicam na maioria dos negócios. Mas é preciso dar o primeiro passo, entender o caminho do lucro, medir as etapas, romper com os velhos modelos, melhorar o atendimento e ser disciplinado nas mudanças.
Boa sorte e bons negócios!