As vendas para a indústria são diferentes das transações para o consumidor comum, isso porque seu modelo de transação é o B2B (Empresas para empresas).
Diferente da venda para o consumidor final, no qual a emoção é o ponto principal na escolha do produto, o nicho B2B é mais racional, e se baseia na pesquisa profunda sobre suas características antes de comprar algo.

Mesmo sendo mais complexas as vendas B2B estão crescendo no Brasil. De acordo com pesquisa da Fast Channel, as transações entre empresas geraram 954 bilhões de dólares em 2018.
E muitas dessas vendas ocorreram graças ao marketing digital, que faz a divulgação de produtos e serviços em diferentes canais digitais.

Portanto, conheça as melhores dicas de como captar clientes com marketing digital:

1 - Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo produzir materiais para informar e tirar todas as dúvidas dos clientes que buscam alguma informação. Essa estratégia é adotada por 73% das empresas, gerando 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes leads (potenciais clientes) qualificados, de acordo com pesquisa Content Trends da RockContent.

Produza artigos, vídeos e infográficos informativos sobre temas relacionados com os produtos vendidos da sua empresa. Com um conteúdo rico e qualificado o cliente terá interesse pela sua empresa e verá como uma autoridade no assunto.

Isso é importante pois 80% do mercado B2B industrial prefere tomar suas decisões de compra por meio de artigos informativos ao invés de anúncios, segundo pesquisa da B2B PR Sense Blog.

2 - Explore as redes sociais digitais

A divulgação da sua indústria nas mídias digitais é um dos melhores canais de divulgação para atrair novos clientes. A razão disso é que 55% dos compradores no mercado B2B buscam informações nas redes sociais, de acordo com o site Biznology.

Para chamar a atenção dos consumidores nesses ambientes, produza conteúdos curtos, informativos e inspiradores, pois isso atrai e cria um relacionamento próximo com o público, aumentando o engajamento e a interação na página.

Existem vários canais que podem ser usados para produzir conteúdo, como vídeos, textos e até mesmo compartilhar artigos para blogs.

3 - Faça um atendimento com excelência

Fazer um bom atendimento é considerado por 80% dos clientes tão importante quanto a venda de produtos e serviços, de acordo com pesquisa da Salesforce.

Portanto, o atendimento ao cliente é um ponto importante no marketing digital na indústria. Para conseguir ser efetivo nesse processo, simplifique, seja claro e informativo na sua mensagem. Outra boa dica é falar dos seus benefícios. Quanto mais informações positivas para o cliente industrial, mais atraído ele fica, aumentando as chances de venda.

Além disso, sempre esteja em contato com o cliente, questione a satisfação do produto e abra espaço para fazer sugestões, assim ele ficará mais satisfeito com a empresa, aumentando as chances de fidelização.

4 - Envie E-mail Marketing

O E-mail Marketing não morreu! Essa estratégia é usada por 76% das empresas e dessas, 94% acreditam na sua eficácia. Como a caixa de entrada de e-mail dos clientes costuma estar cheia, é preciso inovar para a mensagem ser lida.

É no setor industrial que há a maior aceitação dessa estratégia. Isso porque apenas 3,5% das mensagens enviadas a esses clientes são mandadas para pasta de spam, segundo estatística da Return Path. Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa de abertura das mensagens é a maior, chegando 21,5% e o índice de pessoas que deletaram os E-mails caíram de 12% para 11,6%.

Para conseguir resultados nessa estratégia, foque na produção de conteúdo no e-mail, resumos das publicações do blog, vídeos, infográficos e até mesmo textos inteiros com conteúdos altamente informativos.

Já os e-mails de relacionamento direto servem para atualizar os clientes sobre novidades da empresa, como ofertas e promoções. Além disso, são a principal forma de chamar a atenção dos clientes para abrirem a mensagem.

Use marketing digital para aumentar as vendas da sua indústria

O modelo de vendas industrial se destaca pela complexidade. Diferentemente do consumidor final a transação entre empresas é feita de forma racional, pois o nicho B2B faz muitas pesquisas antes de comprar algum produto.

Para conquistar esse público é necessário fazer marketing de conteúdo. Produza artigos, vídeos e infográficos informativos para atrair o público com conteúdo de qualidade. Isso torna a empresa uma autoridade no assunto.

Fora isso, é necessário estar também presente nas redes sociais. Produza conteúdos curtos, informativos e inspiradores, pois isso ajuda a estreitar o relacionamento próximo com o público, aumentando o engajamento na página.

Outro fator importante é o atendimento. Mantenha sempre contato com o cliente, desde a primeira conversa até depois da venda, questionando a satisfação dele pelo produto. Isso melhora a relação com o consumidor, facilitando a preferência da empresa em novas compras.

Além disso, envie e-mail marketing para ter contato direto com o cliente. Foque no conteúdo de qualidade para chamar a atenção do cliente. Isso vai convencer o usuário a abrir a mensagem e se interessar pelo material produzido.

Com essas dicas de marketing digital a sua indústria terá mais visibilidade no mercado, ajudando no aumento das vendas.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.