Uma empresa de sucesso certamente conta com bons profissionais. Afinal, são eles que fazem a roda girar, buscando resultados cada vez mais interessantes. No entanto, a dinâmica dos departamentos interfere diretamente no trabalho e, se eles não atuarem em sintonia, tudo pode ser colocado em risco.
É nesse aspecto que entra o alinhamento entre as equipes de vendas e marketing. Muitas empresas já enxergaram o grande potencial dessa união e estão colhendo os frutos.
Se você também deseja conhecer a importância dessas equipes trabalharem juntas e ainda dicas matadoras, confira este artigo!
Por que é essencial alinhar vendas e marketing?
Dentro de uma empresa, cada colaborador ou setor tem a sua importância na estratégia. Se você tiver um único departamento, toda a estrutura pode ser prejudicada, mesmo aquele que não tem um impacto direto na geração de lucro.
No entanto, pensando no foco de qualquer negócio — que é gerar bons resultados e lucratividade — vendas e marketing recebem um maior destaque. Marketing é responsável por destacar a empresa no mercado, criar e buscar as melhores oportunidades, agregando valor à marca.
Os leads mais qualificados gerados por marketing são entregues ao setor de vendas, que ficam com a responsabilidade de fechar os negócios.
Porém, trabalhando de forma individual, há muitas queixas e conflitos. Marketing reclama que vendas não consegue converter as oportunidades geradas. Já vendas se defende dizendo que os potenciais clientes ou não estão chegando, ou não são, de fato, boas oportunidades. O resultado disso é a perda de toda a empresa!
Então, pensando em solucionar esses e outros conflitos, surgiu a ideia de unir os setores, trabalhando em sintonia, com as mesmas metas e colaboração. O nome dessa união é smarketing, a soma das palavras "sales" e "marketing".
Como resultados, mais dados relevantes são compartilhados. Dessa forma, é possível determinar melhor o perfil ideal dos clientes, as estratégias geradas são otimizadas, é criado um melhor clima interno e todos os ganhos são aprimorados.
Como fazer esse trabalho de forma eficiente?
Não basta simplesmente saber a importância do smarketing: você deve saber como fazer isso! É por isso que criamos 6 dicas infalíveis. Acompanhe:
1. Formalize um SLA
SLA significa Service Level Agreement, ou Acordo Formal de Trabalho. Consiste em um documento em que todos os envolvidos se comprometem com o trabalho, estabelecendo metas, prazos e responsabilidades.
Por exemplo, a sua empresa pode firmar um SLA em que a equipe de marketing se compromete a entregar cem leads qualificados (MQLs) para vendas, a partir de um determinado perfil que foi construído em sintonia.
Então, vendas coloca no documento que será responsável por entrar em contato direto com cada um desses leads, entendendo melhor a necessidade e classificando-os em SQLs, ou Sales Qualified Leads. Em sequência, os SQLs devem receber uma maior atenção até a conversão em clientes.
A ideia do SLA é justamente documentar o comprometimento de cada envolvido, estabelecendo as etapas do trabalho que será desenvolvido por vendas e marketing.
2. Implante o Inbound Marketing
Uma ótima estratégia para buscar os resultados é o Inbound Marketing. Ele representa a atração das oportunidades por meio de conhecimento. Os conteúdos são criados estrategicamente, pensando na necessidade de cada lead, em cada momento, no intuito de levá-los até a compra.
Como o Inbound trabalha desde a fase de atração até a fidelização, ele compreende os departamentos de vendas e marketing. Por isso, é preciso unir as equipes para traçar o que será feito, quais conteúdos serão criados, como eles serão distribuídos, entre outros.
3. Faça as análises dos dados e resultados em conjunto
Nada de pensar individualmente quando os primeiros resultados forem gerados! Uma das bases do smarketing é justamente traçar metas em comum. Assim, ou todo mundo ganha ou ninguém ganha! Não há como um só setor bater as metas se a empresa não consegue ver esses resultados, não é mesmo?
Por isso, analisar os dados em conjunto é uma ótima dica para alinhar vendas e marketing. Fazendo isso você vai conseguir criar um melhor entrosamento entre os membros e manter todos bem atualizados.
4. Conte com ferramentas estratégicas
Utilizar as melhores ferramentas facilita muito o trabalho no dia a dia, e istso também influencia no alinhamento de vendas e marketing.
Contar com uma solução de CRM, por exemplo, possibilita que os envolvidos mantenham todos os dados sobre as melhores oportunidades em dia, de forma atualizada. As características dos potenciais clientes serão armazenadas na plataforma, permitindo o acesso de forma prática e rápida.
Como dados relevantes são coletados desde os primeiros contatos com a marca, passando pelo time de marketing e também de vendas, o CRM une as informações e dá mais poder nas tomadas de decisão.
5. Crie canais de comunicação interna
Para fazer com que as duas equipes, de vendas e marketing, trabalhem em sintonia, um dos passos mais importantes é quebrar qualquer barreira de comunicação. Afinal, todos os dados relevantes devem ser compartilhados, nunca escondidos.
Então, para aumentar a eficiência da troca de informações, criar canais de comunicação internos é de suma importância. As opções para isso são variadas, podendo ser por e-mail, mensagens por celular ou o que for mais conveniente.
6. Estipule e controle as métricas
Por fim, não podemos nos esquecer de estipular e controlar as métricas. Qualquer trabalho precisa ser regido com números para que possa ser avaliado e, posteriormente, otimizado. No smarketing isso não seria diferente!
É importante definir as metas que você deseja alcançar com a união e compartilhar esses objetivos. Todos os envolvidos devem estar por dentro dos resultados, fazendo a avaliação de forma conjunta.
Lembre-se de criar metas inteligentes, que realmente podem ser alcançadas, que sejam relevantes, temporais, mensuráveis e específicas.
Portanto, como vimos ao longo do nosso artigo, a estratégia de unir as equipes de vendas e marketing pode agregar bastante resultados para as empresas. Os dois times juntos têm a função de gerar e converter boas oportunidades em lucro. Por isso, são partes essenciais em um conjunto de engrenagens!
Siga as dicas que apresentamos para ter sucesso nessa união e acabar com os antigos conflitos que só prejudicavam toda a empresa.
Agora que você já sabe como unir vendas e marketing, conheça as melhores maneiras de como vender de acordo com o perfil do seu consumidor!