Falta de tempo! Esse é o nome de um dos maiores desafios que os vendedores enfrentam em seu dia a dia.

De fato, uma equipe de vendedores precisa lidar diariamente com uma série de reuniões, demonstrações de produtos, ligações, envio e acompanhamento de e-mails, visitas, prospecção, nutrição de leads e tantos outros compromissos.

Portanto, fracassar na gestão de todas essas tarefas pode comprometer o desempenho e impedir que uma pessoa consiga bater sua meta no final do mês. Assim, a organização do seu tempo passa a ser imprescindível!

Os vendedores de alta performance são demasiadamente organizados, centrados e preparados para enfrentar qualquer imprevisto que surja em sua rotina.

Afinal de contas, a produtividade depende de disciplina, de uma rotina estruturada e de processos enxutos. Por isso é tão importante capacitar os profissionais e fomentar uma cultura voltada à alta performance.

Nesse artigo eu vou te dar algumas dicas importantes de como melhorar a gestão de tarefas para que assim você obtenha melhores resultados.


O tempo não para!

Primeiramente, é importante frisar que não dá para controlar o tempo. É impossível fazer o tempo render. Uma hora vai sempre levar uma hora para passar!

Ao compreender isso, você passa a perceber que é necessário saber controlar o seu foco e as suas prioridades, tudo isso para saber onde colocar toda a sua energia e assim conseguir ser mais produtivo.

Acorde mais cedo!

Para tentar dominar melhor essa rotina caótica, um hábito simples e eficaz é chegar cedo no escritório para organizar a agenda e programar o dia.

Chegar cedo para responder aos e-mails, fazer os follow-ups e, principalmente, escolher bem como será empregada cada hora do dia, priorizando as atividades diárias que levam ao cumprimento da meta, é primordial para o vendedor de alta performance.

Anote as atividades que você investe o seu tempo.

Assim como quem quer emagrecer deve começar a anotar tudo o que come, e quem quer economizar dinheiro precisa anotar tudo o que gasta, quem quer administrar melhor seu tempo precisa anotar tudo o que faz. É a melhor forma de analisar onde você está desperdiçando seu tempo e assim eliminar todas essas atividades infrutíferas.

Crie uma lista de planejamento

É legal que você faça uma lista no final do dia de todas as coisas realmente importantes que tem para fazer no outro dia.

Caso você ainda não esteja convencido, acredite em mim, o simples fato de você ter um lugar no qual anotar o que precisa ser feito já é uma excelente forma de começar a se organizar e administrar melhor suas prioridades.

Se não usar uma agenda, pelo menos anote suas principais prioridades para o dia. Você pode utilizar uma folha de papel, post-it, aplicativos de notas, enfim, qualquer meio que for mais confortável e de mais fácil acesso pra você.

Siga o planejamento!

Se você criar uma lista de itens para realizar e priorizar o seu dia nessa lista, siga a programação. Você o criou com base especificamente em como é mais produtivo. Se você continuar se comprometendo e se desviar dela, estará prejudicando sua própria produtividade.

Na manhã seguinte, comece realizando a primeira atividade antes de fazer qualquer outra coisa. Durante o dia, releia a lista e veja o que de mais importante consegue fazer. Ao fim do dia, refaça a lista pensando nos passos que você terá que seguir na manhã seguinte.

Lembre-se que o intuito de fazer essa lista é definir as usas prioridades, as estratégias mais importantes que devem ser realizadas por você naquele dia. Logo, deve ser respeitada.

Diga não mais vezes!

Não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. Não interrompa uma atividade que você está realizando devido ao surgimento de uma outra prioridade.

Se você faz isso, tenta praticar multitarefas, quem vai se prejudicar é você mesmo. Você vai perder tempo, e não vai fazer nenhuma dessas atividades bem.

Você tem uma lista de coisas a fazer, e por isso você precisa criar também uma de coisas que precisa parar de fazer.

Elimine distrações

Tudo bem que as redes sociais e os aplicativos de mensagens são ótimos canais de relacionamento e diálogo com consumidores, fornecedores e parceiros, mas o detalhe é que esses recursos também podem reduzir drasticamente os índices de produtividade da equipe de vendas.

Não fique o tempo inteiro olhando suas redes, tire apenas alguns minutos por dia para dar uma olhada no que está acontecendo, é suficiente.

Fazer pausas é importante

Você nunca realizará tudo o que precisa ser feito em um único dia. Se você continuar seguindo todos os dias como se pudesse terminar tudo, apenas consumirá sua energia.

Faça pausas durante o dia. Elas não precisam demorar muito. Uma pausa curta de 5 minutos poderá ser eficaz no descanso mental e consequentemente, aprimorando o foco e a produtividade.

Recapitule seu dia

No final de cada dia, revise sua lista de tarefas. Analise seu desempenho e veja como você pode melhorar. Adote uma postura crítica a respeito do seu desempenho naquele dia. Reflita no que você pode melhorar, o que poderia fazer diferente naquela determinada ligação que você fez.

Ferramentas para gestão de tarefas:

Livros sobre gestão de tarefas, rotina e produtividade:

Conclusão

A organização e planejamento podem contribuir, e muito, para os seus resultados. Separar um tempo na sua semana para planejar o seu roteiro, as suas vendas e quais clientes irá atender, lhe poupará tempo, dinheiro e paciência no decorrer da semana.

Você precisa entrar no seu escritório o mais cedo possível e começar a acompanhar suas tarefas e compromissos, mas planeje seu dia e o que você deve fazer para realizar todas as tarefas com antecedência, para não perdê-las.

Dificilmente um profissional conseguirá ser organizado e disciplinado no trabalho, se não for também em sua vida pessoal.

É necessário ter hábitos saudáveis como acordar cedo, dormir muito bem, fazer exercícios, alimentar-se bem, organizar suas tarefas, são comprovadamente essenciais na vida de qualquer pessoa, principalmente na vida de um profissional com uma rotina que exige tanto como a do vendedor de alta performance.

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