Como superar o medo e a insegurança em vendas?
Ao iniciar a carreira em qualquer área, há naturalmente uma dose de insegurança sobre as novas expectativas e desafios a serem enfrentados, no universo das vendas não há diferença. O medo de uma negativa em um processo de prospecção, assumir um papel de incômodo ou simplesmente não conseguir se relacionar bem como o cliente, são pontos paralisantes para diversas pessoas.
Comumente acredita-se que o talento em vendas está majoritariamente ligado a habilidades naturais e que um bom vendedor não pode ser construído, aumentando a hesitação daqueles que não enxergam em si tais características.
Nesse artigo vamos indicar 6 dicas para contornar o receio e atingir a confiança para alcançar suas vendas.
Vamos lá?
1. Acredite na sua capacidade!
Primeiramente, é necessário que entenda o desenvolvimento de habilidades está ligado principalmente a sua predisposição de alcançar os melhores resultados, e mudar o mindset em muitas das vezes é necessário.
Um exemplo clássico é mostrado em The Founder, que conta a história de Ray Kroy, responsável pela ascensão mundial da rede Mc’Donalds – um vendedor com um histórico de fracassos e que ainda assim acredita em seu potencial, logo quando enxerga sua oportunidade de ouro, utiliza todo o insucesso já vivido como lição e trampolim para o triunfo.
Assim como como nessa abstração, com a maturação, as oportunidades surgirão para você, e seus fracassos serão responsáveis justamente por sua possibilidade de sucesso.
2. Confie em seu produto ou serviço
A propriedade em qualquer situação é a arma para o engajamento, com seu cliente não é diferente, portanto, trate de conhecer a fundo aquilo que está oferecendo como solução. Defina as dores que o recurso que está oferecendo conseguem sanar e quais são as possibilidades de sucesso atingíveis. Essa confiança será seu ponto crítico de sucesso desde uma prospecção até uma apresentação presencial.
3. Seja disciplinado e utilize frameworks validados
Nada é mais fatal ao desconhecido quanto a rotina, por isso defina um plano de ação e se desafie a fazer cotidianamente o que te deixa mais inseguro. Se sua hesitação está em realizar ligações, a prática diária de cold calling 2.0 com um script não engessado, por exemplo, é um ótimo treinamento para strategic calling. O que pode parecer assustador a priori, logo se tornará habitual, aumentando sua confiança e propriedade.
4. Desenvolva sua empatia em vendas
Em qualquer guia de vendas, mais voltado para o mercado atual, tem como dos principais ensinamentos entender as dores e sonhos dos clientes, por isso ao desenvolver a empatia você conseguirá alcançar dois pontos chaves:
- potencializar o relacionamento com o cliente;
- entender como de fato sua solução será compatível com a proposta de valor que é buscada.
E nada melhor do que descobrir de fato se o cliente em prospecção tem o fit certo para sua venda, e o bom relacionamento e percepção serão pontos chaves para otimizar esse processo.
5. Enxergue o sucesso em vendas nos detalhes
Nada alavanca mais a vontade do ser humano do que a busca por novos desafios, e isso só é possível com a metrificação de resultados atingidos, por isso defina quais os pontos a serem alcançados, mesmo que pequenos a princípio. Assim ao finalizar um dia, com objetivos alcançados, você buscará aprimorar sua performance em vendas no dia seguinte.
Não se esqueça: outro ponto importante é respeitar suas limitações e entender que apenas metas alcançáveis te desafiarão de fato.
6. Se cerque de conhecimento sobre vendas
Aprender com quem está tendo sucesso, potencializa suas possibilidades, diminui seu risco de erros e te possibilita segurança. Por isso não se prive de conhecimento, seja através de cursos sobre novas técnicas de como vender ou de persuasão, eventos ou mentores, aprenda com que passou pelas mesmas adversidades e conseguiu superar o medo de vender!
Lembre-se que nenhuma conquista é alcançada sem quebra de barreiras. O medo é algo natural, que deve ser trabalhado mas que nunca pode te privar do sucesso.
Espero que com essas dicas você possa colocar seus desafios em prática e alcançar seu melhor resultado. Aprofunde seu conhecimento em vendas, entenda como se preparar nas objeções de vendas.