Para quem atua com vendas, é muito importante desenvolver um relacionamento saudável com os clientes. Já que, antes de se tornar cliente, a pessoa é somente um consumidor em geral. Depois do primeiro contato, ele pode virar prospect e lead e, em curto, médio ou mesmo longo prazo, tornar-se um cliente.

Mas depois que o seu contato torna-se um cliente, é importante fidelizá-lo. Assim, ele poderá continuar a fechar novos negócios com sua empresa.

Mas como ter essa ligação de forma clara e assertiva dentro da minha empresa? Simples, pois as soluções CRM buscam otimizar esse relacionamento entre a empresa e o cliente!

Veja a seguir por que uma boa solução CRM é essencial para o seu negócio! 😉

O que é uma solução CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou traduzindo, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Só que, quando se fala em CRM não está se referindo apenas a um produto, de uma plataforma automatizada.

Mas sim de uma estratégia de negócios cujo foco é o cliente.

Com o auxílio de um bom CRM, é possível criar e gerenciar informações dos clientes em potencial e dos clientes efetivos do momento. Assim você vai conseguir registrar informações como nome, endereço, telefone, e-mail e outros assuntos de interesse.

Mas a solução de CRM não visa somente o armazenamento de dados pessoais. Ele contém informações sobre o histórico do comprador, relacionando as interações que ele mantém ou manteve com a empresa.

Integrando e centralizando essas informações, tornando-as acessíveis, a solução CRM contribui para o enriquecimento e personalização de futuros atendimentos.

A equipe de vendas contará com um conjunto de dados que ajudará no desenvolvimento de estratégias mais acertadas. O resultado? Selecionar as melhores abordagens para otimizar o relacionamento com o cliente.

Por que uma solução CRM é essencial para o seu negócio?

Considerar uma solução CRM para o departamento de vendas influencia diretamente uma visão 360° do processo de vendas.

O CRM é essencial para departamentos comerciais buscam melhorar a performance do time de vendas e aumentar o desempenho do processo de vendas.

Um processo de vendas escalável, previsível, consistente e com um bom desempenho só é possível com análises constantes dos indicadores comerciais. Além disso, é imprescindível para se ter decisões estratégicas baseadas em dados e relatórios que otimizam o processo.

Qualificação de leads

Uma das coisas importantes que um CRM pode fazer é ajudar na qualificação de leads. Essa qualificação equivale, basicamente, à separação dos leads em três grupos.

No primeiro grupo, ficam os leads que apresentam intenção clara de compra, ou seja, apresentam grande potencial.

No segundo grupo, estão os leads que, apesar de bons, ainda não se acham no momento certo de comprar.

No terceiro grupo, ficam os leads ruins, que demonstram interesse no conteúdo, mas não podem aproveitar o produto.

Os primeiros leads são aqueles que podem e devem ser passados para a equipe de vendas. A solução CRM pode ajudar a analisar dois grandes aspectos de cada lead: o perfil da empresa e a intenção de compra. São aspectos que devem ser avaliados em conjunto e não de forma individual.

O perfil da empresa tem que estar alinhado ao cliente ideal. É importante analisar critérios como tamanho, região, cargo do comprador, segmento e outras coisas.

A intenção de compra considera se o consumidor já está maduro o suficiente para comprar o produto ou o serviço. É comum que um lead, apesar de oferecer o perfil ideal, ainda não tenha maturidade suficiente para efetivar a compra. Nesse caso, será preciso aplicar um pouco mais de tempo nesse lead.

Já um lead que não seja bom assim, deverá avançar de forma voluntária no funil de vendas e, só então, poderá ser abordado.

O CRM ajuda a priorizar os leads mais importantes, considerando seu potencial atual e futuro de compras.

A otimização das tarefas

Na medida em que automatiza parte das tarefas, a solução CRM aprimora o desenvolvimento das tarefas.

A automação dos processos dá mais tempo para que a equipe realize outras atividades mais importantes. Por exemplo, um vendedor tem que enviar vários e-mails, procurando informações valiosas no atendimento e criando listas para efetuar ligações.

Todas essas tarefas ficam mais rápidas se forem automatizadas. Entre tantas atividades, o vendedor pode até esquecer de contatar um cliente.

Esse contato, principalmente em vendas consultivas, é muito importante. A plataforma de CRM pode, de forma automática, enviar lembretes ao vendedor e agendar tarefas para evitar o esquecimento.

A integração entre o time de marketing e vendas

Uma solução CRM pode integrar diferentes áreas, gerando valor igual para cada uma delas. Dessa forma, fica mais fácil a comunicação entre os funcionários que atuam em setores diferentes. Assim, eles compreendem melhor como estão as coisas em departamentos diversos e podem cooperar entre si.

Nesse sentido, uma boa integração entre o time de marketing e de vendas é bastante importante. Considerando que ambos os departamentos andam de mãos juntas, já que campanhas eficientes de marketing ajudam a gerar mais vendas.

O CRM pode se integrar a outras plataformas usadas pela organização, já que informações podem surgir de fontes variadas e ser aplicadas com finalidades diversas. Um exemplo é a integração do CRM com uma plataforma que envia e-mails marketing, pois as informações sobre os clientes podem ser usadas na segmentação e na customização dos envios.

A integração com as redes sociais também é necessária. Os contatos com os clientes podem ocorrer pelas redes sociais e é necessário que estejam disponíveis para a equipe de vendas no futuro.

Assim, o cliente não precisará ficar repetindo informações que já passou para o vendedor em outra ocasião.

A geração de relatórios

A solução CRM permite gerar relatórios com importantes detalhes sobre o comportamento dos consumidores e sobre a eficácia das ações tomadas. A partir desses dados, é possível criar estratégias melhores ou otimizar estratégias que já estão funcionando.

O CRM dá ao gestor a capacidade de fazer uma análise do desempenho de todas as ações por meio de relatórios acessíveis e claros. Eles fornecem insights importantes e ajudam na tomada de decisões acertadas.

O aumento da receita

O gestor de vendas deseja, afinal de contas, vender mais e conquistar as metas traçadas no planejamento estratégico da empresa.

Uma solução CRM pode contribuir para o faturamento maior do negócio, com resultados mais efetivos.

As estratégias de CRM ajudam na satisfação e na fidelização dos clientes, já que melhoram o relacionamento da empresa com ele.

O cliente passa a confiar mais nela.

Isso permite que o ticket médio de cada venda aumente, que se incremente a quantidade de vendas individuais de cada cliente, que se prolongue o período de relacionamento do cliente com a empresa, que cada cliente se torne um divulgador da marca e ajude a gerar mais vendas.

A melhoria da produtividade

O CRM certamente contribui para ganhos na produtividade.

Esse ganho é resultado de tudo que a plataforma pode fazer, como automatizar as tarefas, fornecer os relatórios de cada setor, integrar os diferentes setores, permitir mais tempo para a definição de estratégias mais eficazes e assim por diante.

Claro que maior produtividade e aumento no faturamento estão intimamente relacionados entre si.

Por fim, a solução CRM é uma opção certeira para a empresa que pretende melhorar seu nível de competitividade, mantendo sempre um relacionamento duradouro com os clientes.

Como integrar uma solução CRM em seu negócio

Quando se trata de adquirir uma solução CRM, existem muitas opções disponíveis no mercado.

As empresas têm que ter cuidado para escolher a solução certa para seus negócios, dependendo das suas necessidades e orçamento específicos. Por exemplo, algumas soluções CRM gratuitas podem oferecer funções limitadas, enquanto outras podem custar milhares com uma série de recursos extras.

Escolher a certa é fundamental para garantir que o investimento em um software seja bem gasto.

Implementando a solução CRM

A implementação da solução CRM não é apenas o processo de instalação do software - envolve também treinar os usuários finais no uso da ferramenta e criar fluxos de trabalho internos adequados às necessidades do negócio.

Uma boa estratégia é começar devagar e construindo sobre as principais funções antes de incorporar maiores complexidade nas operações diárias da equipe comercial. Isto irá garantir que todos os membros da equipa estejam confortáveis ​​com o novo sistema antes de passarem para etapas mais avançadas do processo.

Monitoriando o desempenho da solução CRM

Uma vez que um sistema CRM esteja totalmente implementado e integrado na estrutura do negócio, é importante manter-se atualizado sobre as mudança nos números relacionados à utilização desta ferramenta pelos colaboradores.

Estudos regulares permitem ver quais funcões são utilizadas regularmente e quais perdem relevância entre os usuários finais. Isto pode levar á descobrir potenciais problemas relacionados á utilização da ferramenta pela equipe interna, assim como compreender melhor onde precisa ser feita alterações nos fluxoss operacionais para maximizar o valor obtido pela organização através do software.

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