Nesse artigo, venho falar sobre softwares ‘sistemas’ que são usados para o aumento de performance interno de um modo geral nas empresas. Pode ser de um departamento, ou de um processo onde possa envolver dois ou mais departamentos de uma organização.
Hoje, decidir quais sistemas usar, deve ser uma ação realizada por todos os gestores corporativos e operacionais da empresa. Pois são esses membros que compõe o time que define qual o melhor processo para seus departamentos, de acordo com o planejamento estratégico.
Os sistemas escolhidos para uma empresa deve ter funcionalidades de acordo com os processos definidos, e que também se adeque a política institucional, normas, outros outros parâmetros a qual definem a organização. As aplicações disponíveis atualmente no mercado atende empresas dos mais variados portes, desde as micros, às grandes, assim encontramos várias opções de sistemas.
Entretanto, ao buscar um sistema, você notará que eles são oferecidos no formato de planos, onde o plano “Básico” vai te oferecer funcionalidades principais e essenciais para o andamento de um processo. Existem também planos “Pro” ou “Middle” que são intermediários, e tem mais serviços à disposição em relação ao “Básico”. Já plano, “Enterprise” por sua vez, vai disponibilizar todas as funções do sistema.
Com isso é possível mensurar gastos de aquisição, mesmo que a empresa ainda não tenha um sistema de gestão, ou esteja em busca de novos sistemas.
Todos sistemas adquiridos por uma empresa, deve estar dentro dos orçamentos previstos de investimentos, e para não ser pegos de surpresa, busque sistemas que ofereçam implantação e suporte, o que são recursos muito vantajosos na prática.
Lembrando também que a aquisição de um sistema deve-se basear em investimento, e o quanto será útil para a escalada positiva da empresa, Pense o quando será vantajoso para às melhores práticas da camada operacional, ou na geração de informações para tomada de decisão dos gestores.
Um outro ponto de partida nas escolhas, é o desenvolvimento de sistemas com base nas reais necessidades de uma empresa e seus processos. Entretanto, quando se trata de sistemas personalizados, a questão de valor para aquisição muda muito, e também é preciso esperar ficar pronto, e assim por vez se tornando uma rota a qual deve ser muito bem pensada para ser tomada.
Geralmente essa rota é usada por empresas que trabalham com desenvolvimento, ou quando uma organização tem um time de desenvolvimento robusto. Porém, vale lembrar que mesmo empresas com um time de desenvolvedores grande, ainda sim optam por utilizar sistemas terceiros já prontos e disponíveis no mercado. Fica dica!
Falando desse jeito parece ser muito complicado escolher um sistema a qual se deve implementar. Bom, nesse caso, vou pontuar aqui algumas aplicações a qual são essenciais nas empresas. Tanto para aumentar qualidade da gestão e processos, mas para também aumentar os lucros, que tal?
Agora sem mais delongas, vou falar sobre sistemas que não deve faltar em nenhuma empresa.
Sistema ERP
Vou começar falando do sistema (ERP) - Enterprise Resource Planning: Que se trata de um sistema de informação que dá a possibilidade de unir todos os dados de processos de uma empresa em um único software. O repositório desses dados pode se basear em departamentos funcionais, integrando sistemas de departamento financeiro, contábil, RH, comercial e compras, entre outros. Outro ponto é, esse sistema é bom para obter informações gerenciais e de apoio à decisão.
O ERP é um software desenvolvido com objetivo conectar diversos departamentos da empresa, possibilitando integração com outras plataformas, o armazenamento e automação dessas informações servem tanto para planejamento de produção, distribuição e finanças.
Para esse tipo de sistema, existem muitas opções no mercado, assim vou deixar que busquem mais sobre e decida qual a melhor ferramenta para sua organização.
Agora vou falar de um sistema que é de grande importância nas empresas. As aplicações de automação de marketing digital:
Hoje, uma empresa que investe na automação de marketing, sem sombra de dúvidas sabe que está ganhando muito no quesito tempo, e assim usando melhor o tempo economizado do time com outros processos. Lembro aqui, essa é uma ferramenta que traz resultados excelentes em relação ao ROI da empresa, e é de extrema importância para o sucesso do time comercial, ainda mais quando se trata de vendas complexas.
Para esses sistemas, posso indicar as quais tenho maior contato, que é a RD Station, Exact Spot e LeadLovers.
Sistema CRM
Venho falar também do sistema a qual estou mais familiarizado, e que faz parte do meu dia a dia, o (CRM) Customer relationship management.
CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente. Vem da abordagem de metodologias que juntam processos e tecnologias em um conceito só, muito útil para montar processos simples e inteligentes.
Esse tipo de sistema também te trará novos clientes, vai te ajudar a mantê-los e fidelizá-los. A vantagem de ter um CRM, é que geralmente elas possuem integrações com outras plataformas, assim aumentando a produtividade e as vendas de uma forma incrível, também são ótimas para entregar, cruzar informações dos clientes para tomadas de decisões previstas e não previstas pelos gestores, tanto do time de marketing, comercial e CS.
Nesse caso, quer ter noção mais sobre o sistema CRM, teste o NectarCRM grátis. Para iniciar sua experiência basta clicar aqui.
Sistema de atendimento
E por último, vou falar sobre sistemas de atendimento, você usa? Ou continua fazendo seus atendimentos a moda antiga? Todos sabemos que o atendimento pode acontecer de várias formas, presencialmente, por reuniões online, telefone e redes sociais.
Mas vale ressaltar que no mercado existem várias ferramentas que podem maximizar os atendimentos de uma organização, mesmo a sua empresa já realizando atendimento por todos os outros meios citados acima.
Já imaginou ter um atendimento personalizado em seu próprio site? No qual seu cliente possa acionar o atendimento através de alguns cliques?
Na Nectar, eu faço parte do time de serviços, sou suporte, que é ligado diretamente aos atendimentos. E o nosso sistema se baseia em chat, tickets(chamados abertos via e-mail) ligações e vídeo conferências.
Ao unir tudo isso em um só processo, é notável que a produtividade dos especialistas, não só do suporte, mas de implementadores e vendedores, são até duas ou três vezes maior, comparado aos métodos de atendimento convencionais.
Ferramentas de atendimento a quais já trabalhei e recomendo conhecê-las: HelpScout, Freshdesk e Intercom.
Bom meus queridos leitores, vou parando por aqui, mas lembre-se. Aqui eu apontei só uma breve camada de tantos sistemas que existem disponíveis, e seja curioso em buscar sempre a melhor opção para sua empresa.
Caso tenha dúvidas sobre outros sistemas, estarei à disposição para te apoiar no que for preciso, é só chamar no meu Linkedin. Um forte abraço!