Fracassar é algo totalmente natural e essencial, mas isso ninguém conta. O que nos contaram é que para ter o sucesso você nunca deve mostrar fraquezas, jamais deve falhar e que deve se tornar um robô e era exatamente assim que Flávio Steffens pensava até falhar.

Flávio pegou todas suas economias (R$ 50 mil reais) e investiu em um projeto chamado Pixel quadrado. Montou durante 365 dias o produto e um plano perfeito de como dominar o mercado da construção civil que estava em alta mas foi surpreendido por uma onda de fracassos no qual ele não estava preparado: vender para um total de ZERO pessoas.

Foi desse jeito que ele já iniciou a sua palestra, deixando todo o público perplexo e em completo silêncio. Flávio Steffens (diretor de relacionamento e sócio no Vakinha) viaja o Brasil ajudando milhares de brasileiros a lidar melhor com fracassos e fui feliz em ouvir sua palestra no RD Summit de 2019 que está tudo bem falhar.

Culturalmente nós brasileiros não estamos preparados para lidar com o fracasso. O que nós conhecemos como sucesso é ir para escola, entrar em um padrão já definido, escolher um curso superior que dê dinheiro (de preferência deve ser federal), formar e entrar no mercado de trabalho para colher todo o prestígio que te espera.

Coloque na sua cabeça: não é assim que funciona!

Existem muitas variáveis e caminhos mas provavelmente em qualquer desses você vai fracassar em um momento. Agora o que irá fazer com esse fracasso só depende de você e de mais ninguém. Em Fail Fast, Fail Often fala muito sobre como perder pode te ajudar a ganhar, no livro a famosa pesquisa de Saras Sarasvathy na qual responde a seguinte pergunta: o que faz um empreendedor ser um empreendedor?

Nessa pesquisa realizada com 30 empresários de diversos setores mostra o ponto em comum entre eles é o fato de que os empreendedores tendem a investir em projetos que possuem um tempo e custo menor. Para chegar nessa conclusão utilizam metodologias como MVP, metodologias e prototipagem. A partir disso eles capitalizam de acordo com as habilidades que possuem como comunicação, vendas e networks para fazer o projeto dar certo.

O livro trás muitos insights e vou trazer para você 5 que eu mais achei importante.
Confira:

5 dicas de como falhar e ganhar com isso

  1. Tente ver nos projetos ou atividades com a visão de falhar rápido com mais frequência
  2. Tenha MUITA curiosidade, MUITA mesmo! Sobre tudo!
  3. Não case com o seu trabalho
  4. Pense grande mas crie ações pequenas que vá te ajudar a chegar ao que almeja
  5. Não tenha medo em pedir ajuda para amigos, mentores e outras pessoas que possam te ajudar

Vivemos em uma sociedade VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), que nos exige ser camaleões para sobreviver nessa mudança voraz. Parece conversa fiada de palestrante de auto-ajuda que dá apenas tapinhas nas costas e diz coisas positivas, mas não é isso que quero que pense. Estou falando sério quando digo que você precisa falhar e falhar RÁPIDO, ainda mais nesse mundo maluco em que vivemos!

Você tem uma ideia? Então parta para a ação!

Não fique sentado esperando cair do céu um investidor ou o papai Noel para fazer com que seu produto/serviço seja foda! Precisamos de pessoas tem uma ideia, vai lá e faz ela acontecer.

Entendi Lorranna, mas como vou saber que estou no caminho certo?

Você só vai descobrir que está no caminho certo quando falhar, pedir ajuda de amigos, mentores, especialistas e etc que possam te ajudar a entender. Dessa forma fica mais fácil de realizar as ações que irá ou não fazer.

Mas olha, não vai ficar 365 dias para lançar um projeto no mercado ao mundo sem saber para quem ele é e se ele realmente vai trazer alguma diferença. Agora se fizer isso, você vai impactar um total de ZERO pessoas como o Flávio Steffens fez e deixa bem claro que não é assim que você deve fazer.

Confira as 4 insights que tirei da palestra do Flávio no RD Summit

  1. Teve uma ideia que vai solucionar um problema? Parta para a ação!
  2. Saiba para quem é a sua solução, faça uma pesquisa se tem mercado
  3. Não demore para soltar um MVP, solte o quanto antes
  4. Está tudo bem você falhar, mas falhe rápido por que assim aprenderá mais rápido ainda!
  5. Tenha foco mas não deixe de se divertir durante o processo!

Gostou desse artigo? Desejo que você comece a falhar e falhar rápido para aprender a como pode ganhar com isso! :)