Já imaginou não ter que se preocupar com quanto tempo ou dinheiro você gastará tentando fechar uma venda?

Pense no seguinte cenário: você ficou noites sem dormir pensando naquele lead que nunca converte. Porém, de repente, encontra uma ótima solução para isso e de quebra consegue alavancar suas vendas.

Parece conto de fadas não é mesmo?

Nem tanto.

Não há muito segredo para ter seu momento Eureka e finalmente dar uma turbinada nas suas vendas. Entretanto, muitas empresas esquecem de alguns pontos importantes.

Primeiro, não se preocupam em ter um processo de vendas bem definido. Depois quando querem metrificar o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), por exemplo, não têm informação suficiente para avaliar como podem melhorar ou onde devem cortar gastos. O caminho aqui é montar um processo de vendas preciso, para que não haja gaps inesperados.

Segundo, a maioria das empresas ainda não dão tanto valor ao melhor representante que poderiam ter: o cliente satisfeito. Aqui a direção certa é saber como usá-lo dentro do seu processo de vendas, a fim de conquistar uma receita mais previsível e não gastar recursos desnecessários.

Quer um conselho? Faça estes clientes venderem para você!

É simples na verdade: já ouviu falar de Referral Marketing? Pois é ele que vai te ajudar nessa estratégia.

O Referral é basicamente uma forma de potencializar e incentivar aqueles clientes satisfeitos com seu produto ou serviço, te indicarem a amigos ou parentes.

Agora vamos à parte prática:

  1. Verifique a qualidade dos seus produtos ou serviços. Através deles você pode oferecer uma experiência inesquecível ao seu cliente, que por sua vez, ficará mais do que satisfeito em divulgar para quem quiser ouvir - ou não.

  2. As pessoas já compartilham tudo normalmente, então use isso ao seu favor. Peça para que seu cliente te indique. Desta maneira natural, você aumentará ainda mais suas chances de alcançar potenciais clientes.

  3. Facilite o processo para o cliente. Porque ao fazer a indicação, geralmente as pessoas podem esquecer, não encontrar quem queria indicar ou até mesmo não saber a melhor maneira de divulgar seu produto ou serviço. Portanto, crie um sistema fácil, prático e automatizado para aumentar o número de indicações da sua empresa.

  4. Não esqueça de recompensar quem te ajudou. Ao criar uma estratégia de recompensas, seus clientes ficarão mais motivados ainda em indicar você; e a pessoa indicada, mais propensa a contratar sua empresa.

Agora você já percebeu que seus próprios clientes também podem vender por você. Use esse artifício ao seu favor e veja seus sonhos de escalar vendas se tornar realidade.