A computação vem se transformando de forma exponencial desde a Terceira Revolução Industrial, e para muitos, suas mudanças se tornam difíceis de acompanhar. Cloud computing, ou computação em nuvem, é a versão atual de sua transformação; com certeza você já ouviu falar, e se não ouviu, saiba que você está utilizando nesse exato momento. Mas afinal, o que é Cloud Computing?

Nesse artigo, você vai descobrir realmente como funciona a computação em nuvem, quais seus impactos e vantagens, e além disso conhecer seus braços principais: PaaS, IaaS e SaaS.

O que é Cloud Computing?

A definição de Cloud Computing, segundo a Amazon, é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicativos e outros recursos de TI pela Internet relacionada a preço conforme o uso. Explodiu na década de 90 e revolucionou a forma de acessar tais recursos, pois tudo é feito em nuvem.

E o que seria essa nuvem?

A nuvem é um espaço infinito localizado em servidores que pode estar em qualquer lugar do mundo; ou seja, você pode acessar dados que estão localizados na Austrália, mesmo estando no Brasil, apenas com acesso à internet. Além disso, como estão conectados à internet, a atualização dessas informações ocorrem em tempo real, e ainda com a possibilidade de criar backups periodicamente.

A IBM diz que nos próximos três anos, 75% dos aplicativos existentes fora da nuvem serão movidos para a nuvem. O cenário computacional de hoje mostra as empresas não apenas adotando a nuvem, mas usando mais de um ambiente dentro dela.

Quais as suas vantagens?

Só de pensarmos no modelo tradicional de computação, trabalhando com seus downloads pesados, hardwares defeituosos, sistemas operacionais lentos e softwares necessitando de manutenção presencial frequentemente, já nos dá uma dor de cabeça, não é mesmo?

Além da experiência do usuário ter se transformado significamente, a computação em nuvem proporciona uma série de outras vantagens, como:

Agilidade

Com a nuvem, você pode disponibilizar rapidamente recursos demandados, introduzindo inúmeros servidores em poucos minutos. Dessa maneira, você pode desenvolver e implantar novos aplicativos sem demora, e suas equipes podem experimentar e inovar com maior rapidez e frequência. Se um experimento falhar, você sempre pode reiniciar sem sofrer riscos.

Elasticidade

Antes da computação em nuvem, era preciso grande investimento em infraestrutura, para ter a garantia de disponibilizar os recursos durante o processo comercial. Agora é totalmente possível diminuir e aumentar os recursos conforme a necessidade da sua empresa, de forma instantânea para suprir a demanda de seus clientes.

Economia de custo

A nuvem te permite ter despesas variáveis, pagando conforme o consumo e a necessidade, ao invés de gastos fixos com infraestruturas e datacenter por exemplo, tudo isso devido a economia de escala proporcionada.

Implantação global

Agora você tem a possibilidade de implantar aplicativos em vários lugares do mundo simultaneamente através de alguns cliques, em questão de minutos, e, assim oferecer uma latência menor com uma experiência de usabilidade melhor para seus usuários.

Incrível não é mesmo?

E agora, que já você já conheceu o que é, e as vantagens, vou te mostrar quais são tipos da computação em nuvem:

Paas - Platform as a Service

A plataforma como serviço fornece um ambiente online que dá todo o suporte necessário ao ciclo de vida completo, da criação a entrega, de aplicativos e demais recursos baseados na nuvem. Tudo isso sem se preocupar com aquisição de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, correção ou qualquer outro tipo de trabalho pesado semelhante envolvido na execução da sua aplicação; e assim concentrar apenas na implantação e gerenciamento de suas aplicações.

IaaS - Infrastructure as a Service

A infraestrutura como serviço fornece às empresas recursos de computação - servidores, rede, armazenamento e espaço do Datacenter - em nuvem. Dessa forma, além da economia por não precisar investir em infraestrutura física, a IaaS oferece a você o mais alto nível de flexibilidade, controle e gerenciamento de seus recursos de TI.

SaaS - Software as a Service

O software como serviço é definido simplesmente como aplicativos baseados em nuvem, acessados pela Web ou por uma API que são implementados relativamente de forma rápida e com impacto mínimo nos recursos de TI.

O SaaS oferece um produto completo, executado e gerenciado pelo provedor do serviço, ou seja, você não precisa se preocupar como é mantido, gerenciado ou como é feita sua manutenção, apenas se concentre em pensar de que maneira usará melhor o software em questão, que na maioria das vezes se refere à aplicações de usuário final.

Optar por utilizar um software em nuvem, traz consigo grandes benefícios, como: segurança das informações de sua empresa, opção de trabalhar onde estiver, possibilidade de se inscrever e começar a usar rapidamente aplicativos (muitas vezes inovadores), ter a garantia de que seu software está sempre atualizado (já que não precisa de instalações), a escala dinâmica de acordo com as necessidades de uso, entre outras.

Um grande exemplo de software como serviço é a nossa solução, um crm em nuvem focado na gestão da pipeline (funil de vendas) das empresas como forma de ajudá-las a se relacionarem melhor com seus clientes.

E tratando de CRM, que tem como um de seus objetivos centralizar o maior número de informações do cliente para manter um relacionamento especial; quando aplicamos as vantagens citadas acima, podemos entender bem o impacto e a importância da nuvem.