Antes de tudo, omnichannel significa todos os canais. Ou seja, com um atendimento dessa modalidade, é possível integrar os canais de comunicação de uma empresa em apenas um só.

Um dos principais benefícios desta estratégia é proporcionar uma experiência única para os usuários. Se um cliente entrar em contato com a empresa, seja pelo WhatsApp, Facebook ou Chat, irá receber um atendimento personalizado.

Isso tudo de forma centralizada em uma plataforma só, o que facilita a operação da equipe de atendimento ao cliente.

Desde o início da pandemia, houve um aumento nas vendas online. De acordo com um estudo feito pela ABCOMM, as vendas em e-commerce cresceram 68%, quando comparadas ao ano de 2019.

Por causa disso, surgiu a necessidade repentina de atender bem toda essa demanda. Mas, nem todo mundo estava preparado, as pessoas precisaram se adaptar e recorrer a softwares e tecnologias que auxiliassem neste processo.

Se engana quem pensa que oferecer um atendimento num ambiente virtual é tarefa simples. Os clientes são ainda mais exigentes e esperam que tudo esteja de fácil acesso. Além disso, responder com rapidez também conta pontos na hora de fechar uma venda.

Confira, a seguir, alguns benefícios de aplicar o atendimento omnichannel no seu negócio.

Valorize a experiência dos seus clientes

Já ouviu aquele ditado de que “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, o primeiro contato com o seu cliente pode ser decisivo para que ele te escolha.

Uma pesquisa da PWC mostrou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço desde que este lhe ofereça a melhor jornada de compra.

Com o atendimento omnichannel, sua empresa pode ser contactada pelo canal preferido do seu cliente.

Sendo assim, procure atendê-los com qualidade e ofereça uma experiência otimizada. Além disso, demonstre interesse em sanar todas as suas dúvidas e questionamentos, de forma simples e rápida.

Lembre-se: um cliente bem atendido pode voltar a fazer negócios.

Facilite a comunicação da sua empresa

Centralizar o atendimento da sua empresa faz toda a diferença para a gestão e organização.

Imagine só, um cliente que, ao esperar para ser atendido, envia mensagens para o Facebook e Whatsapp da sua empresa. Aplicando a estratégia omnichannel, com uma plataforma de atendimento, a mensagem fica em um único lugar, evitando assim que a informação fique dispersa.

Além disso, o atendimento será mais prático e rápido. O histórico de conversas também ficará salvo em um único lugar.

Dessa forma, fica mais fácil para a sua equipe encontrar as informações que precisar sobre cada consumidor. Em suma, ter um atendimento omnichannel garante maior produtividade dos seus funcionários e mais qualidade na comunicação com os seus clientes.

O omnichannel em uma plataforma de atendimento

Centralizar os canais de comunicação da sua empresa em uma plataforma de atendimento facilita a conexão com os clientes.

Você também pode contar com chatbots para automatizar o atendimento e programá-lo para atender os clientes. Tudo isso seria feito de forma personalizada e que te pouparia tempo em determinada fase da jornada do cliente.

Com o software é possível configurar mensagens rápidas e inclusive responder a dúvidas frequentes, que antes tomariam o tempo de um atendente real.

Mas se precisar, você pode oferecer um atendimento híbrido. Este consiste em interagir com o cliente primeiro com um chatbot e finalizar a conversa utilizando um atendente humano.

É fato que essa estratégia gera uma economia de tempo e recursos para o seu negócio.

Realize pesquisas de satisfação

Com uma plataforma de atendimento como a da Poli, você consegue realizar pesquisas de satisfação no final do atendimento.

Ter um feedback dos clientes é essencial para saber como está a organização da sua empresa e verificar o que precisa ser melhorado.

Essa é mais uma forma de valorizar a experiência do seu público, ao permitir que os clientes deem uma opinião, seja ela positiva ou negativa, sobre um produto ou serviço. As pesquisas também são uma importante fonte para coleta de dados.

Plataforma de atendimento vinculada a um CRM

Antes de tudo, um CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão que automatiza os processos em uma empresa. Ou seja, é uma forma de gerenciar o relacionamento com os clientes.

Por meio dele é possível analisar todo o processo de contato com o público e, com isso, elaborar estratégias para o atendimento, venda e pós-venda. Feito isso, pode-se mensurar as métricas e resultados das ações aplicadas.

Essa ferramenta é bastante utilizada por pequenas, médias e grandes empresas. Aumentar o número de vendas também é um dos benefícios deste software.

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Conclusão

Agora, você já sabe as vantagens de ter um atendimento omnichannel. Conte com uma plataforma de atendimento para valorizar a experiência dos clientes e ainda melhorar a gestão da sua empresa.

Este post foi feito em parceria com a Poli, uma startup goiana que está transformando a maneira das empresas se comunicarem.

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