Você está procurando tirar o máximo proveito do seu negócio, aproveitando as várias opções de software como um serviço (SaaS)? Se assim for, este artigo foi feito para você!
Software como serviço (SaaS) tornou-se cada vez mais popular na era digital como uma solução de software revolucionária. Por isso trouxemos este artigo!
Nele, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é SaaS?
- As principais vantagens do SaaS
- Os principais desafios do SaaS
- Os principais modelos de vendas SaaS
- 5 benefícios de adotar o modelo SaaS
- Conclusão
Vamos lá? 😉
O que é SaaS?
SaaS é um modelo de entrega de software em que os apps ficam em um servidor na nuvem e são acessados pela internet.
Suas principais características incluem preços baseados em assinatura e a capacidade de acessar aplicativos de vários dispositivos. Isso elimina a necessidade de instalações no local e permite atualizações e manutenção sem problemas.
Várias empresas já notaram que ao adotar uma solução SaaS é mais vantajoso. Como não há necessidade de uma hospedagem de sites própria, instalações, hardwares, contratações específicas para cuidar da ferramenta, há uma redução de custos. Isso auxilia na hora de calcular o seu ROI.
👉🏻 Para descobrir mais sobre o que é ROI e como calculá-lo, confira o vídeo abaixo:
Como funciona o SaaS
Nos bastidores, o SaaS depende da infraestrutura da nuvem para armazenar o software e os dados. Isso permite formas mais fáceis de acesso, pois os usuários podem acessar os aplicativos de qualquer dispositivo com conexão à internet.
Os aplicativos SaaS aproveitam a multilocação, o que significa que vários usuários podem acessar e usar o mesmo aplicativo ao mesmo tempo. Os acordos de nível de serviço (SLAs) garantem mais confiança, desempenho e segurança para aplicativos SaaS.
As principais vantagens do SaaS
Agora que já entendeu o que é SaaS e como ele funciona, chegou a hora de conhecer suas principais vantagens.
Custos sob controle!
Uma das vantagens mais importantes de usar SaaS é a sua eficácia de custo. Com ele, os custos são muito menores do que dos softwares tradicionais. Tudo isso graças ao modelo de negócio, já que não há necessidade de instalação ou atualizações de hardware.
Além disso, os clientes podem pagar apenas os serviços de que precisam e podem dimensionar para atender às suas necessidades em mudança. Isso permite que as empresas controlem seus custos enquanto ainda recebem as características e funções necessárias que necessitam de sua solução de software.
Facilidade de acesso e implantação otimizada
Outra vantagem do SaaS é a rapidez que ele pode ser implantado e acessado por usuários finais. Como não há necessidade de instalar o software no local, os clientes podem acessar seus dados com apenas uma conexão com a internet. Assim, é possível que eles comecem a trabalhar sem se preocupar com tempos de configuração longos ou processos de instalação complicados.
Além disso, uma vez que todas as atualizações são feitas automaticamente, os clientes não precisam se preocupar em atualizar manualmente o sistema. É mais uma forma de economizar tempo e dinheiro a longo prazo.
Segurança e confiabilidade
Finalmente, um dos maiores benefícios de usar a SaaS sobre outras soluções de software é seus níveis de segurança e confiabilidade.
Uma vez que todas as informações e dados estão dentro da plataforma SaaS, eles são armazenados em servidores em nuvem altamente seguros. Assim, as empresas podem ter certeza que suas informações permanecerão seguras de ataques maliciosos ou acessos não autorizados.
Além disso, com backups regulares sendo feitos a cada dia ou semana, as empresas sempre terão acesso a versões recentes de seus dados. Mais uma garantia que suas operações nunca serão interrompidas devido a falhas inesperadas ou problemas técnicos com o próprio sistema.
Os principais desafios do SaaS
As empresas SaaS, apesar de entregarem uma gama enorme de vantagens e possibilidades, possuem um grande desafio: convencer seus clientes de que concentrar seus dados em nuvem é seguro.
Isso acontece principalmente com as empresas de grande porte. Elas mantêm um certo receio em armazenar seus dados estratégicos em nuvem, pois acreditam que é mais seguro manter todos seus dados em mãos.
Já as empresas de pequeno e médio porte, normalmente, não enxergam problemas convincentes na utilização do SaaS, até porque a economia gerada é muito significativa, ainda mais para negócios desses tamanhos.
Por isso, o maior desafio de empresas que oferecem softwares como serviços é mostrar que a sua tecnologia de hospedagem tem sua segurança garantida e que ela vem sendo melhorada diariamente.
Os principais modelos de vendas SaaS
Agora, saiba quais são os principais modelos de vendas SaaS.
Freemium
O modelo SaaS Freemium é uma estratégia de preços popular para software como empresas de serviços.
Neste modelo, os usuários podem acessar uma versão básica do software gratuitamente, mas com recursos limitados. Se ele gostar do software, ele tem a opção de atualizar para uma versão paga com recursos e funções adicionais.
Essa estratégia permite que as empresas atraem potenciais clientes com uma oferta gratuita, ao mesmo tempo que geram receitas daqueles que escolhem atualizar. É uma maneira também de construir uma base de clientes leais, oferecendo a eles uma forma de experimentarem o software sem risco. Assim, é possível receber feedbacks e ter assinaturas mais longas garantidas.
No entanto, as empresas precisam ter cuidado ao equilibrar os recursos que oferecem de graça versus pago.
Free Trial
Outro modelo de negócio popular usado em várias indústrias é o modelo de teste gratuito. Este modelo oferece aos clientes um período de teste gratuito para testar o produto ou serviço antes de se comprometer com uma compra.
Os testes gratuitos podem variar de comprimento e permitir que os clientes experimentem os benefícios e as funcionalidades do produto ou serviço. Este modelo é frequentemente usado para programas, assinaturas de mídia e cursos de aprendizagem online.
Ao oferecer um teste gratuito, as empresas podem atrair e converter clientes que podem ter hesitado em fazer uma compra sem tentar primeiro. Além disso, utilizando este modelo, as empresas podem melhorar a satisfação do cliente e potencialmente reduzir a taxa de churn.
Self-Service
O modelo self-service oferece uma maneira única e inovadora para as empresas se envolverem com seus clientes.
Nesse modelo o cliente faz a compra sozinho, por conta própria. Aqui não existe a abordagem de vendedores. Os próprios clientes têm acesso a preços, planos e podem realizarem o pagamento sozinhos.
Inside Sales
As vendas internas referem-se ao processo de vendas conduzido remotamente, geralmente por telefone, e-mail ou outros canais de comunicação virtual. Essa abordagem ganhou popularidade nos últimos anos, particularmente com o aumento da tecnologia e a necessidade de as empresas reduzirem seus custos operacionais.
Esse tipo de modelo tende a ser mais barato que as vendas externas tradicionais, devido à sua confiança no trabalho remoto. Com as ferramentas e treinamento corretos, as vendas internas podem ser eficazes no fechamento de negócios e na realização de metas de vendas. No entanto, requer um conjunto único de habilidades, incluindo comunicação forte, organização e experiência digital para ter sucesso.
Field Sales
O modelo Field Sales é uma estratégia de vendas que permite uma aproximação mais com os clientes. Com ele, é possível apresentar os produtos e/ou serviços de maneira presencial e mais pessoal.
Essa abordagem oferece a oportunidade de manter os clientes informados sobre novidades nos produtos e/ou serviços oferecidos. Também auxilia em suas decisões de compra.
Por fim, possibilita a criação de relacionamentos mais fortes com os clientes, tornando as vendas mais eficazes.
5 benefícios de adotar o modelo SaaS
E a cereja do bolo! Chegou a hora de finalmente conhecer os 5 benefícios principais de adotar o modelo SaaS.
1. Segurança
Na maioria das situações, as informações de negócios de uma empresa estão mais seguras em um software SaaS do que nos tradicionais.
Aqui na Nectar, por exemplo, executamos datacenters que contam com atualizações de sistemas operacionais e servidores redundantes.
2. Trabalhe de onde estiver
Basta ter uma conexão a internet que poderá acessar a ferramenta de onde estiver. Desta forma você pode também trabalhar da sua casa, quando estiver em viagem de negócios, além poder montar uma equipe home-office.
3. Acessibilidade
Como foi dito no início, o SaaS é normalmente vendido por assinatura, desde suas atualizações, manutenção e suporte. Quase sempre essa venda é feita de forma recorrente (pagamento mensal). Por isso, não há grandes custos e o ROI é satisfatório.
Um exemplo prático é a adoção de uma solução de CRM para o seu negócio B2B.
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4. Upgrades sem estresse
Não precisa mais se preocupar se seu software está atualizado ou se tem que adquirir um pacote novo de atualização!
Com o modelo SaaS você tem garantia de ter uma solução sempre atualizada, já que não há necessidade de instalações.
5. Relacionamento com o cliente a longo prazo
Atualmente, o foco no relacionamento com o cliente tem sido a grande diferença entre empresas que crescem e outras que não. Ou seja, o trabalho só é bem feito quando o cliente tem a satisfação e felicidade por está utilizando aquele software.
É importante que o foco da sua empresa esteja sempre voltado no cliente. E para isso é necessário que esteja atento na sua estrutura comercial.
👉🏻 Será que você está superando as expectativas do seu cliente? Entenda agora como atender a expectativa do cliente no artigo abaixo:
Conclusão
O SaaS revolucionou a indústria de software ao oferecer a empresas e indivíduos uma solução flexível e econômica. Seus benefícios incluem economia de custos, acessibilidade, atualizações contínuas e segurança aprimorada.
Aproveitar esses benefícios pode capacitar as empresas a simplificar suas operações, aumentar a produtividade e ficar à frente no competitivo cenário digital.
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Até a próxima! ⚡