Eventos corporativos podem ser um tanto quanto exigentes no que diz respeito a nos levar ao extremo da nossa zona de conforto. Desde o conteúdo, a humildade de aprender, se questionar, analisar e refletir, até o momento de networking, abordagem, negócios e parcerias.

O networking é o valor mais trabalhado no evento por ser a porta de entrada para o que todos queremos, vender. A impressão que muitas pessoas tem é de que abordar outras pessoas, prospects ou leads é um incomodo enorme mas descartam o fato de que estamos todos com os mesmos objetivos: adquirir conteúdo e expandir nossa rede de contatos.

Antes de tudo você precisa entender qual o perfil de público do evento e com quem você precisa conversar para dar início a uma oportunidade de negócio. É comum sejam gestores ou tomadores de decisão, ou seja, são perfis que provavelmente já tem alguma experiência com eventos.

O processo é lento e o segredo está em uma boa conexão cara a cara. Mas calma, eu vou dar algumas dicas do que você pode fazer.

Confira!


1. Não precisa ter vergonha!

Se você é tímido saiba que todos que frequentam eventos corporativos já estão acostumados com abordagem e networking no evento, por isso não precisa sentir vergonha de abordá-los apenas ter o cuidado de abordar da melhor forma possível.

2. Prepare seu Pitch!

Faça um discurso de introdução para te ajudar a manter a linha de raciocínio, um pitch de 1 minuto sobre quem é você e qual é a sua empresa. Apenas uma introdução, nada comercial demais, depois você terá a oportunidade. Dentro dessa conversa você vai conseguir obter algumas respostas que precisa para qualificá-lo como lead de fato.

Se ele tiver perfil, invista mas lembre-se de ser genuíno no momento da conexão, escute com atenção e tenha empatia ao conversar.

3. Conteúdo é a moeda do século

Vá munido de conteúdos, isso abre caminho para abordagens interessantes, criativas. Assista aos painéis do evento e os tenha na ponta da língua, é uma estratégia muito boa para puxar um papo e introduzir o assunto de negócios.

4. Tenha um objetivo em mente

Antes de abordar qualquer pessoa reflita o que você está buscando, exemplo:

  • relacionamento;

  • networking;

  • benchmarking;

  • prospectar

  • agendar uma call

  • parcerias etc.

Todas as opções são muito boas e indispensáveis, viu? Às vezes conversar com alguém que você julgou de forma equivocada pode te abrir várias oportunidades. Essa pessoa pode ter a influência que você precisava e não sabia para te ajudar a se conectar com um super prospect no evento.

5. Pegue o contato do seu lead

Lembre-se sempre de deixar seu contato mas também de conseguir algum meio de comunicação com quem você conversou. Seja um cartão de visitas, o QR code dela, o linkedin ou o whatsapp.

Aconselho anotar no seu bloco de notas algumas informações sobre esses contatos para que você consiga lembrar quem são de fato e retomar a comunicação após o evento de forma personalizada.

Os leads de evento são diferentes e precisam de um carinho extra pós evento. Tente enviar uma mensagem, email com algum ponto de conexão entre vocês cultivando os que forem relevantes para o negócio claro.

6. Crie uma agenda do que você quer assistir!

Se organize para conseguir assistir todos os painéis, crie uma agenda. Nessa agenda inclua também vivenciar todas as experiências que o evento tem para oferecer. O RD tem um aplicativo oficial do evento, Sympla, e nele você consegue fazer tudo isso e ainda ter acesso a todos os painéis, palestrantes e horários.

O RD terá mais de 100 marcas expondo seus produtos e serviços na Feira de Negócios, então vá conhecer essas soluções pode ser que saiam grandes parcerias ou negócios.

Além disso, você não pode deixar de frequentar os espaços criados pelos patrocinadores como Mude1Hábito da Unimed, a Jobland do Vagas.com e a Sympla Party no encerramento do evento, os pontos de Coffee Station por exemplo.

Aproveitando a Coffee Station atenção:

é muito desconfortável abordar e conversar com pessoas que estão comendo. Entenda até onde você pode ir com a pessoa, e então nesse caso, espere-a terminar e fique por perto, pegue o contato dele e o procure mais tarde.

Dica: o Linkedin tem uma função chamada “Na sua Área”. Ele mapeia os usuários que estão ao seu redor, é só habilitar no aplicativo. Aproveite para conhecer melhor as pessoas que estão no evento e de quebra descobrir algumas informações que vão evoluir sua conversa, e até mesmo, retomar aquele contato que você deixou passar no coffee.

7. Busque alternativas para abordagens

Se você tiver a opção e te deixar mais confortável procure buscar o networking acompanhado de alguém que você confia. Muitas vezes sua dupla pode te complementar em pontos importantes e vice versa.

8. Mantenha o seu processo comercial em mente

Após uma abordagem e conexão bem sucedida, como bom vendedor que é, está na hora de ligar os pontos e começar a falar sobre a outra pessoa, sobre a empresa em que ela trabalha, como funciona a operação deles e enfim se interessar genuinamente, se doar 100% para a conversa.

Lembre-se sempre de entrar de cabeça dentro do processo de vendas. dele. Afinal cada processo é um processo, e você vai ter que decidir o que fazer com essa oportunidade: evoluir ou descartá-la.

9. Esteja preparado para uma apresentação

Esteja preparado para todo e qualquer tipo de situação que pode ser fruto de um networking. Carregue sempre uma apresentação em pdf da sua empresa, produto ou serviço no celular e se for o caso faça uma apresentação.

Geralmente, no calor do momento no evento as pessoas ficam muito excitadas com tanto conteúdo e possibilidades que se torna o momento perfeito para que o desejo e a necessidade se somem a urgência. Esse é o momento de agir com muito cuidado e avançar dentro do seu processo de vendas!

10. A primeira impressão conta!

As primeiras impressões são muito importantes e ao fazê-las frente a frente você tem a oportunidade de aplicar uma técnica específica de rapport, o espelhamento na linguagem corporal da outra pessoa. Assuma uma postura parecida com o modo como seu prospect se expressa, desde a forma como ele fala, palavras que ele usa e os mesmos gestos.

Uma vez que você entende como se trabalhar os leads de evento você não corre o risco de perder grandes oportunidades de negócios por mínimos detalhes que no final das contas fazem a diferença.

Gostou das dicas?

Espero que elas virem a chave na forma como você encara os eventos corporativos e te ajudem a abrir muitas oportunidades de negócio no RD Summit.

A equipe Nectar também participará do evento, não deixe de nos procurar por lá!