O guia completo da contratação e retenção de talentos em vendas
Quando falamos de vendas automaticamente remetemos às pessoas por trás delas, os vendedores. Ter bons profissionais de vendas dentro de um time são e sempre foi o maior objetivo de um gerente ou diretor comercial.
Cá entre nós, isso é tarefa árdua, pois conta não somente com o talento dos indivíduos, mas também com fatos como a formação dos mesmos, o ambiente de trabalho, as relações interpessoais… tudo influencia no jogo das vendas.
A partir disso, fica uma grande incógnita para todos aqueles responsáveis pela contratação, formação e organização de uma equipe comercial: como inserir e reter verdadeiros talentos para que, assim, eu tenha um time de sucesso?
A resposta está exatamente nas dicas que vamos te apresentar durante esse artigo, entendendo a importância do cuidado em certos aspectos da contratação, da formação e da consequente retenção desses novos profissionais contratados.
Vamos conferir um por um!
Contratação
A começar pela contratação. É ela o momento crucial e determinante para todo o resto do processo e da estadia do indivíduo na sua empresa. Portanto, a primeira dica aqui é: não tente fazer isso sozinho, se possível, procure um especialista no assunto!
Mas, todos sabemos que não é tão simples assim, então, aqui vão mais algumas dicas importantíssimas para você errar cada vez menos quando falamos de contratar talentos:
Fazer um e-mail personalizado para um possível candidato
Crie um e-mail contendo bastante pessoalidade, apresentando nele a história da empresa, cursos que você acha importante que ele já saiba, cursos que você acha interessantes ele fazer e temas que sejam importantes que ele domine.
Tenha um método!
Se você consegue fazer com que várias pessoas se interessem pela vaga, o seu e-mail vai ser o divisor de águas para entender quem realmente tem interesse em fazer parte da empresa e quem apenas quer ocupar uma vaga de trabalho.
Gere competitividade
Explique para cada um quantas pessoas estão participando do processo e quantas vagas estão disponíveis.
Pro tip: É muito mais assertivo contratar dois vendedores ao invés de um, visto que o custo do treinamento de um só é bem maior e o de dois funciona muito melhor.
Na reta final desta contratação, peça algo entregável a essas pessoas
Seja um trabalho documentado e científico manual, seja um vídeo explicativo sobre um determinado assunto… algo que mostre quem tem mais domínio sobre certo conceito ou tópico, quem entrega mais conteúdo e quem é a pessoa que está mais dedicada e quer a vaga.
Performance
Falamos de performance quando falamos de consistência.
Mas, o que isso quer dizer?
É fundamental que você construa um processo de treinamento bem robusto e estruturado, à altura do processo de contratação, pois, dessa forma, evita-se a quebra de expectativa do novo contratado, que está mais que disposto a aprender sobre como as coisas funcionam dentro do negócio após todo o entendimento inicial do que ele é. Ele requer muita paciência e perfeccionismo no momento de execução da passagem de conhecimento.
Retenção
Atualmente, é mais interessante que se procure construir bons vendedores ao invés de contratar vendedores já completamente entendidos da função. Isso, pois é muito mais caro e difícil pegar um vendedor que já está rampado, ou melhor, treinado em outra área numa outra organização, que já tem seus vícios e modo de trabalho construído, do que treinar um profissional do zero.
Um adendo: é necessário entregar algo além de um salário. Essas pessoas têm interesse em construir boas histórias, um legado e não somente ocupar um espaço dentro de uma empresa.
Esse é um tópico delicado de ser tratado, afinal, também leva em conta a ansiedade presente nesses profissionais de se atingir resultados muito rapidamente. É aí que entram os salários emocionais.
O que são salários emocionais?
Com o objetivo de apaziguar essa ansiedade, enquanto reconhece o esforço contínuo do indivíduo, os salários emocionais são: prestigiar a pessoa pelo atingimento de metas, bonificações, verdadeiro reconhecimento do bom trabalho que é obrigação por parte dela entregar.
Além disso, um bom uniforme, um lugar legal para que ela possa tirar fotos… pode parecer bobo, mas tudo isso contribui para que ela permaneça.
No mais, o mais importante aqui é que a pessoa sinta orgulho da missão, visão e cultura geral da empresa. A partir do momento que ela sente isso, pode ter certeza que você conseguiu colocar no coração dela o maior diferencial quando falamos de retenção.
Projeção
Projeção é sobre construir senioridade nesses vendedores que você ajudou a formar, inicialmente.
O que isso significa?
Quando o seu vendedor alcança um patamar, você, como gestor, tem a obrigação de aumentar o mesmo ou criar um outro para que ele possa continuar crescendo. Vendedores gostam de competição, de recordes, de baterem as maiores metas… É importante que você proponha metas agressivas, as quais garantirão o reconhecimento dos mesmos e, com isso, gere sentimento de pertencimento neles.
Falando de metas, quer se tornar especialista nelas? Então, fica ligado nessa planilha super completa que preparamos especialmente para você!
Sendo assim, como contratar e reter bons vendedores?
Depois de discutirmos e entendermos todos os aspectos envolvidos na contratação de talentos para o seu negócio, alguns pontos de atenção se destacam para aqueles que querem aprimorar ainda mais seu processo de introdução de um novo contratado.
Primeiramente, é importante que se aplique verdadeiro cuidado quanto a todas as etapas da contratação, tendo atenção especial na criação de um método, de uma competitividade entre os candidatos e no pedido de uma produção científica entregável dos mesmos.
Assim também, é de suma necessidade que se mantenha a qualidade do processo após a contratação, garantindo um treinamento completo e robusto, para, assim, evitar certa quebra de expectativa.
Por fim, podemos concluir, também, que uma retenção de profissionais bem sucedida definitivamente conta com o reconhecimento dos profissionais, que chamamos durante o artigo de salários emocionais.
E você, gestor? Você dedica sua atenção e tempo nesses quesitos na hora de contratar e treinar seus profissionais?
Conte para a gente, nós queremos te ouvir!
Um abraço e até a próxima! ⚡