Olá, sou a Adassa, gerente de vendas da Nectar, e é um prazer estar aqui com vocês mais uma vez!

Hoje nós vamos falar sobre treinamento de vendas. 2021 é um ano desafiador, assim como 2020, e nós, gestores, precisamos tomar medidas específicas ou reforçar ações para garantir que nosso time entregue a meta.

Então, pensando nisso, eu separei 04 dicas pra te ajudar a ajudar seu time. Vamos lá?

Quer aprender a definir as metas para seu time comercial?

Ferramenta Meta de Vendas - NectarCRM
O método que reduz todas essas diferenças, colocando seus vendedores no mesmo patamar de informações.

1ª dica: Faça um alinhamento claro de expectativas com o seu time

Aproveite o início do ano para transmitir o que a empresa e você esperam de cada pessoa e também ouvir quais são as expectativas e temores de cada um. Uma boa comunicação é fundamental para o engajamento da equipe e, consequentemente, seu resultado.

Certifique-se de que a equipe entendeu o desafio proposto para o ano, acreditou que dá conta e se comprometeu com ele.

Ah, antes disso, tenha certeza que esse desafio, sua meta, é realista e alcançável (SMART, lembra?). Caso contrário, seu alinhamento de expectativas pode ter um efeito contrário.

2ª dica: Renove o programa de aprendizagem da equipe

Como assim, Adassa? É o seguinte, veja qual foi o foco dos treinamentos produzidos em 2020 ou no último semestre e diversifique neste ano. Por exemplo, se no último semestre vocês focaram muito em técnicas de vendas, faça um intensivo em produtos.

E se meu time continua deficitário em técnicas de vendas, mesmo depois de um período de treinamento, Adassa?

Talvez sua metodologia de treinamentos não tenha sido tão efetiva, valendo mais ainda uma revisão.

Outro ponto importante pra medir isso é, antes de aplicar um treinamento, definir o que você espera atingir com ele. Assim, você saberá quão efetivos estão sendo os seus treinamentos ou não.

3ª dica: Faça um acompanhamento próximo da sua equipe

Isto é, não negligencie o poder de uma boa rotina. A prática de rápidas reuniões diárias com o time ajuda a manter uma boa comunicação, foco e também o engajamento da equipe.

O mesmo vale para as reuniões de one-on-one que também permitem que o gestor seja mais efetivo no desenvolvimento de cada pessoa; no one-on-one, o gestor capta mais fácil e rapidamente a necessidade e pontos de melhoria de cada pessoa e dessa forma ele pode passar orientações mais assertivas.

4ª dica: Esteja atento aos paradigmas de cada um

Cada pessoa da sua equipe possui uma visão diferente de mundo, talvez perfis diferentes no DISC... e isso é positivo porque essa diversidade faz com que os pontos fortes de uns compensem os pontos fracos de outros e isso torna sua equipe mais forte como um todo.

Mas por outro lado, significa que cada pessoa possui crenças limitantes diferentes também e identificá-las é fundamental para ajudar o seu liderado a romper limites e desenvolver soft skills.

Lembre-se do seguinte, é muito difícil uma pessoa identificar suas crenças limitantes sozinhas. Já dizia José Saramago, “É preciso sair da ilha para se ver a ilha” e, embora esse seja um processo individual, nada melhor do que uma pessoa de fora da ilha, um mentor (você, meu amigo, gestor) para ajudar nesse processo.

Bem, as dicas de hoje são essas, pessoal! Espero que vocês tenham gostado e, precisando de alguma ajuda pra colocá-las em prática, a equipe da Nectar está à sua disposição.