/ Gestão e Estratégia

Nota Fiscal Eletrônica: como ela pode aumentar a produtividade do seu negócio

Uma das principais obrigações de quem faz alguma venda é declarar seus ganhos, podendo ser por nota fiscal eletrônica, recibo e até mesmo carnê-leão. Essa regra vale para qualquer tipo e o tamanho de negócio.

Pode ser que você já esteja cansado de saber disso e que considere a emissão de documentos fiscais algo complexo e burocrático.

Não vamos mentir para você! Realmente, o Brasil possui um dos sistemas tributários e fiscais mais complicados do mundo.

Sendo assim, lidar com impostos e obrigações legais não são tarefas simples e muito menos prazerosas.

Porém, a necessidade de se modernizar surgiu e, em função disso, foi criado o modelo eletrônico.

Afinal, muitas atividades já estão realizadas pela internet e com os processos fiscais não poderia ser diferente, principalmente porque eles fazem parte do dia a dia de qualquer empresa.

Por isso, a nota fiscal eletrônica chegou para revolucionar o mercado e trazer muitos benefícios para os gestores. É justamente sobre eles que vamos falar hoje!

Descubra como a NF-e pode aumentar a produtividade do seu negócio agora mesmo.


Vantagens da Nota Fiscal Eletrônica (NFN-e):

  1. Redução de custos
  2. Mais tempo para tarefas estratégicas
  3. Gerenciamento das notas fiscais dentro do seu painel de vendas
  4. Time mais motivado
  5. Gestão mais eficiente do seu negócio

1. Redução de custos

carteira com dinheiro e moedas simulando a reducao de custos com ao aderir nota fiscal eletronica

Quando a nota fiscal era feita à caneta, as empresas tinham muitos gastos: papel, impressão, armazenamento. Imagine o valor disso tudo? Era bem alto.

A NF-e modificou bastante esse cenário, já que não é mais necessário nada disso. Hoje, tudo é feito online, o que gera uma grande economia.

Também não é preciso contratar uma pessoa para cuidar somente dessa função. Se você já passou por isso, sabe como é desgastante ter que entender tantas particularidades e ainda fazer uma ação extremamente repetitiva e chata. Basta deixar tudo no “piloto automático”.

Sendo assim, você consegue investir em outras áreas do seu negócio, como email marketing, marketing de conteúdo, gerenciamento de projetos e muito mais.

Além disso, tem tempo para focar em estratégias para o seu time de vendas aumentar as conversões e a base de clientes. E qual gestor não quer isso, não é mesmo?

2. Mais tempo para tarefas estratégicas

relogio demonstra o tanto que o modelo eletronico traz mais tempo

Uma das principais vantagens do modelo eletrônico é que, com ele, é possível parar de perder tempo com a emissão manual de nota fiscal e automatizar esse processo.

Imagine ter que lidar com centenas de planilhas, papéis e ainda precisar alocar funcionários exclusivamente para trabalharem com a emissão de nota fiscal?

Se você já passou por isso, sabe como é desgastante ter que entender tantas particularidades e ainda fazer uma ação extremamente repetitiva e chata.

Hoje, não é preciso perder tempo com essas questões que são facilmente resolvidas por softwares especializados.

Emissores inteligentes de NF-e, conseguem fazer todo o trabalho complexo de forma automática.

Por exemplo, para emitir Nota Fiscal de Produto (NF-e), você deve enviar à Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado. O problema é que é bem comum que o sistema apresente instabilidades e até mesmo saia do ar.

Se você precisar emitir Nota Fiscal de Serviço (NFS-e), é necessário entrar no site da prefeitura em que a sua empresa está sediada.

Aí aparecem outros contratempos: não há um padrão de NFS-e, portanto cada órgão municipal exige as informações que consideram importantes. Além disso, também é bem comum que os portais saiam do ar quando você mais precisa.

Então, se você utilizar um emissor de NF-e eficiente, não vai nem se lembrar que esses problemas existem. O próprio sistema absorve as instabilidades e faz diversas tentativas até que a sua nota fiscal seja emitida.

Você também pode automatizar como preferir, até mesmo integrando a algum sistema interno ao utilizar uma API para nota fiscal eletrônica eficaz.

Assim, você tem tempo para gerir o seu time de vendas e ainda fazer diversas tarefas mais estratégicas.

3. Gerenciamento das notas fiscais dentro do seu painel de vendas

homem apontando para lampada para representar o gestor tendo mais insights dentro da plataforma enotas

Para que você ganhe produtividade no seu negócio, é importante integrar a sua plataforma de pagamento ao emissor de NF-e. Assim, você gerencia as suas notas fiscais e as suas vendas em único ambiente.

Sistemas inteligentes conseguem fazer esse processo de forma totalmente automatizada com apenas 3 cliques.

Por exemplo, se você vende pela Hotmart, PagSeguro, Pagar.me, iugu, eadBox, Eventbrite ou qualquer outra ferramenta, é fundamental que esses dois procedimentos estejam alinhados.

Mas como isso é possível? Um software de NF-e consegue integrar com o seu meio de pagamento facilmente. Dessa forma, sempre uma venda for realizada, um documento fiscal é emitido automaticamente.

Além disso, dependendo da plataforma, ainda é possível controlar todas as informações, até mesmo chargebacks e reembolso. Tudo junto em um único ambiente. Incrível, não é mesmo?

4. Time mais motivado

homem animado segurando bandeira vermelha representando um time mais motivado

O modelo digital da nota fiscal faz com que a sua equipe se sinta mais valorizada, já que não é preciso que uma pessoa trabalhe só nessa função.

Assim, os colaboradores podem ser alocados para tarefas mais importantes do seu negócio, como a retenção de clientes, melhora no atendimento e abordagem do lead e otimização de demais processos de vendas.

Com um time mais motivado, as chances de sucesso são muito maiores, já que ele terá prazer em executar ações que realmente fazem a diferença na sua empresa.

5. Gestão mais eficiente do seu negócio

notebook representando gestao eficiente do negocio

Ao automatizar o processo de NF-e, você consegue visualizar os números do seu negócio com muita mais clareza.

É possível ver relatórios completos, analisar o seu faturamento e até mesmo ter uma projeção de quanto pagará de impostos.

Dessa forma, a sua comunicação com o seu contador se torna bem mais eficiente, já que o próprio profissional consegue acessar os dados facilmente.

Você também pode baixar os arquivos em PDF ou XML e enviar diretamente para ele. Dessa forma, a sua gestão fiscal fica muito mais prática.

A nota fiscal eletrônica surgiu para revolucionar o mercado e facilitar a vida de muitos gestores.

Aproveitando as facilidades que esse modelo oferece, como a automatização, você tem tempo para focar no que realmente importa.

Esqueça as tarefas manuais e aproveite para aumentar a produtividade da sua empresa com softwares especializados em ações automáticas.

Utilize a NF-e para dar mais agilidade no seu dia a dia de trabalho.

Agora que você entendeu a importância da nota fiscal eletrônica, que tal ir mais a fundo nesse assunto? Conheça os 7 mitos sobre legalização de negócios digitais desvendados!

Karine Figueiredo

Karine Figueiredo

Analista de Marketing da eNotas, um sistema 100% automático de emissão de NFS-e, NF-e e NFC-e em todo o Brasil. Karine é autora convidada do blog Nectar!

Leia mais