Você já se perguntou quais as vantagens em implantar um sistema de gestão para a sua equipe de field sales?
Com o número de colaboradores aumentando e a empresa crescendo, é necessário mais do que gerir os colaboradores olho a olho.
O número de empresas com serviços de vendas externas que investem nessa tecnologia também tem aumentado consideravelmente.
Esse avanço todo possui uma explicação simples: fazer o uso de um software para gestão contribui com diversas melhorias no setor de field service.
Ou seja, estamos falando aqui de um estratégia moderna e eficiente para os negócios de vendas.
Mas, afinal, quais as vantagens em utilizar esse software e como ele pode ajudar a sua empresa a reduzir custos?
Se essa é uma dúvida sua, continue lendo o texto e descubra agora mesmo! ;)
Agilidade em processos e redução de custos
Em um ambiente corporativo, qualquer tempo desperdiçado, seja dentro ou fora da empresa, pode significar perdas econômicas grandes.
Exatamente por isso, tornar os processos mais ágeis é uma luta constante para todo gestor.
Não há dúvidas que as atividades realizadas manualmente tendem a demandar mais tempo para serem executadas.
Dessa maneira, se torna necessário automatizar os processos, de forma que os erros diminuam e os processos fiquem mais ágeis.
Com a redução dos trabalhos manuais, há a diminuição de erros e, consequentemente, a geração de economia.
Afinal, por que não utilizar um software para gestão da equipe de field sales e se dedicar a questões mais importantes e que demandam uma atenção mais especial?
Aumento da produtividade da equipe de Field Sales?
Quando você utiliza um software para ajudar na gestão da sua equipe de vendas, consegue monitorar a rota da sua equipe e confirmar se o atendimento foi realizado.
As rotas podem ser montadas de acordo com a melhor roteirização para cada cliente.
Quando você acompanha os atendimentos dos seus vendedores, consegue saber quais estão sendo mais produtivos e quais estão deixando a desejar.
Como o gestor tem controle sobre as visitas, não há espaço para enganações.
Imagine só uma rotina de anotar todas as informações dos vendedores, fazer a análise produtiva de cada um… Cansa só de pensar, não é?
É por isso que um sistema de gestão é importante.
O gestor consegue saber quantas visitas foram feitas e qual foi o tempo que o vendedor passou em cada uma.
Dessa maneira, se o seu colaborador fazia 4 visitas em um dia, com a ajuda de um software de gestão e com o controle do gestor, as visitas podem até dobrar!
E sem um software de field sales é praticamente impossível levantar dados tão precisos e a qualquer momento das atividades externas de suas equipes.
E, assim, produtividade da sua equipe aumenta e o lucro também.
Informações confiáveis e em tempo real
Quando falamos em processos gerenciais, um dos vilões que podem atrapalhar, e muito, a vida do gestor é a perda de tempo em documentar tudo o que está acontecendo.
Além de documentar tudo, às vezes também é necessário que as informações sejam organizadas de uma forma que sejam facilmente encontradas.
Uma vez que é feito o gerenciamento de uma equipe de campo, seja ela inside sales ou field service, nada mais adequado para obter informações confiáveis do que o uso da tecnologia.
As informações são muito mais confiáveis quando feitas por um sistema de gestão.
Por exemplo, como saber o reembolso de combustível que você deve fazer ao vendedor a cada visita sem um sistema como esse?
Fica, praticamente, impossível.
Além do mais, ao utilizar o software, o gestor consegue ter informações em tempo real sobre o vendedor, suas rotas, os clientes visitados, as visitas realizadas e as que não puderam acontecer.
Dessa maneira, ele possui uma visão ampla e concreta das atividades dos vendedores, o que permite a tomada de decisões a partir de dados.
É sobre isso que iremos falar no próximo tópico.
Tomada de decisões assertivas
A partir de quais dados você toma decisões? Como você tem a certeza de que esses dados estão corretos e são verdadeiros?
Quando você só conta com dados que são adquiridos pelo “achismo” a sua gestão não se torna eficiente com o passar do tempo, mas sim há um retrocesso.
Agora, quando você toma decisões a partir de dados que são contabilizados por um sistema confiável, seus feedbacks e mudanças ficam muito mais assertivos.
Por exemplo, como você pode cobrar o seu vendedor que não conseguiu atingir a meta mensal se não possui dados e informações concretas sobre as atividades?
Um bom sistema de gestão oferece a visualização de gráficos, análise de cada atividade do colaborador, reembolso de despesas, relatórios sobre as visitas, o tempo de atraso e o tempo gasto em cada cliente, além de outras inúmeras vantagens!
Dessa maneira, sempre que o gestor precisar pode acessar o dashboard ou a atividade de cada vendedor e obter as informações necessárias para tomar decisões!
Até o relacionamento com os colaboradores melhora, visto que as decisões são tomadas por dados concretos.
Organização das visitas
Com o software de gestão de field sales, a entrega e o controle de demanda para os vendedores em campo se torna rápida e prática.
Quando um potencial cliente é identificado, o gestor ou a pessoa encarregada pelo serviço, abre uma tarefa de visita para o vendedor que estiver mais perto do cliente.
Dessa maneira, não é necessário que um outro vendedor que esteja em um lugar contrário, tenha que se deslocar até o local. O que gera eficiência e economia de dinheiro.
Além disso, ao procurar alguma informação mais antiga, sobre alguma visita, todas as informações ficam salvas na nuvem do próprio sistema.
Ou seja, as informações ficam seguras e salvas, sem que você precise se preocupar.
Cliente satisfeito: empresa bem sucedida
Que toda empresa se preocupa com a satisfação do cliente, isso é fato!
Mas se você está se perguntando como uma empresa que trabalha com field sales pode melhorar a satisfação do seu cliente, a resposta é simples: aplicando questionários através do software.
Vou te explicar como funciona.
Primeiro que, tudo o que envolve um software, é automatizado. E é dessa maneira que o gestor consegue reconhecer quais postos devem ser melhorados e otimizados.
Segundo que, você tem total autonomia para montar a pesquisa de satisfação do cliente, com perguntas que sejam do interesse da empresa.
Com as respostas recebidas, você consegue identificar o que os seus clientes estão achando dos seus colaboradores e da sua empresa.
Tudo o que você desejar saber ou mensurar dependerá do que escolher colocar na pesquisa.
Você consegue identificar pontos a serem melhorados e pontos que deve-se investir, melhorando e aumentando a satisfação do cliente para com a sua empresa.
Se a sua empresa pensa em reduzir custos, aumentar os lucros e melhorar a qualidade aos clientes, o investimento em um software que ajude com tais pontos pode ser indispensável!