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Field Sales: Quais as vantagens em usar um software para gestão?

Você já se perguntou quais as vantagens em implantar um sistema de gestão para a sua equipe de field sales?

Com o número de colaboradores aumentando e a empresa crescendo, é necessário mais do que gerir os colaboradores olho a olho.

O número de empresas com serviços de vendas externas que investem nessa tecnologia também tem aumentado consideravelmente.

Esse avanço todo possui uma explicação simples: fazer o uso de um software para gestão contribui com diversas melhorias no setor de field service.

Ou seja, estamos falando aqui de um estratégia moderna e eficiente para os negócios de vendas.

Mas, afinal, quais as vantagens em utilizar esse software e como ele pode ajudar a sua empresa a reduzir custos?

Se essa é uma dúvida sua, continue lendo o texto e descubra agora mesmo! ;)

Agilidade em processos e redução de custos

Em um ambiente corporativo, qualquer tempo desperdiçado, seja dentro ou fora da empresa, pode significar perdas econômicas grandes.

Exatamente por isso, tornar os processos mais ágeis é uma luta constante para todo gestor.

Não há dúvidas que as atividades realizadas manualmente tendem a demandar mais tempo para serem executadas.

Dessa maneira, se torna necessário automatizar os processos, de forma que os erros diminuam e os processos fiquem mais ágeis.

Com a redução dos trabalhos manuais, há a diminuição de erros e, consequentemente, a geração de economia.

Afinal, por que não utilizar um software para gestão da equipe de field sales e se dedicar a questões mais importantes e que demandam uma atenção mais especial?

Aumento da produtividade da equipe de Field Sales?

Quando você utiliza um software para ajudar na gestão da sua equipe de vendas, consegue monitorar a rota da sua equipe e confirmar se o atendimento foi realizado.

As rotas podem ser montadas de acordo com a melhor roteirização para cada cliente.

Quando você acompanha os atendimentos dos seus vendedores, consegue saber quais estão sendo mais produtivos e quais estão deixando a desejar.

Como o gestor tem controle sobre as visitas, não há espaço para enganações.

Imagine só uma rotina de anotar todas as informações dos vendedores, fazer a análise produtiva de cada um… Cansa só de pensar, não é?

É por isso que um sistema de gestão é importante.

O gestor consegue saber quantas visitas foram feitas e qual foi o tempo que o vendedor passou em cada uma.

Dessa maneira, se o seu colaborador fazia 4 visitas em um dia, com a ajuda de um software de gestão e com o controle do gestor, as visitas podem até dobrar!

E sem um software de field sales é praticamente impossível levantar dados tão precisos e a qualquer momento das atividades externas de suas equipes.

E, assim, produtividade da sua equipe aumenta e o lucro também.

Informações confiáveis e em tempo real

Quando falamos em processos gerenciais, um dos vilões que podem atrapalhar, e muito, a vida do gestor é a perda de tempo em documentar tudo o que está acontecendo.

Além de documentar tudo, às vezes também é necessário que as informações sejam organizadas de uma forma que sejam facilmente encontradas.

Uma vez que é feito o gerenciamento de uma equipe de campo, seja ela inside sales ou field service, nada mais adequado para obter informações confiáveis do que o uso da tecnologia.

As informações são muito mais confiáveis quando feitas por um sistema de gestão.

Por exemplo, como saber o reembolso de combustível que você deve fazer ao vendedor a cada visita sem um sistema como esse?

Fica, praticamente, impossível.

Além do mais, ao utilizar o software, o gestor consegue ter informações em tempo real sobre o vendedor, suas rotas, os clientes visitados, as visitas realizadas e as que não puderam acontecer.

Dessa maneira, ele possui uma visão ampla e concreta das atividades dos vendedores, o que permite a tomada de decisões a partir de dados.

É sobre isso que iremos falar no próximo tópico.

Tomada de decisões assertivas

A partir de quais dados você toma decisões? Como você tem a certeza de que esses dados estão corretos e são verdadeiros?

Quando você só conta com dados que são adquiridos pelo “achismo” a sua gestão não se torna eficiente com o passar do tempo, mas sim há um retrocesso.

Agora, quando você toma decisões a partir de dados que são contabilizados por um sistema confiável, seus feedbacks e mudanças ficam muito mais assertivos.

Por exemplo, como você pode cobrar o seu vendedor que não conseguiu atingir a meta mensal se não possui dados e informações concretas sobre as atividades?

Um bom sistema de gestão oferece a visualização de gráficos, análise de cada atividade do colaborador, reembolso de despesas, relatórios sobre as visitas, o tempo de atraso e o tempo gasto em cada cliente, além de outras inúmeras vantagens!

Dessa maneira, sempre que o gestor precisar pode acessar o dashboard ou a atividade de cada vendedor e obter as informações necessárias para tomar decisões!

Até o relacionamento com os colaboradores melhora, visto que as decisões são tomadas por dados concretos.

Organização das visitas

Com o software de gestão de field sales, a entrega e o controle de demanda para os vendedores em campo se torna rápida e prática.

Quando um potencial cliente é identificado, o gestor ou a pessoa encarregada pelo serviço, abre uma tarefa de visita para o vendedor que estiver mais perto do cliente.

Dessa maneira, não é necessário que um outro vendedor que esteja em um lugar contrário, tenha que se deslocar até o local. O que gera eficiência e economia de dinheiro.

Além disso, ao procurar alguma informação mais antiga, sobre alguma visita, todas as informações ficam salvas na nuvem do próprio sistema.

Ou seja, as informações ficam seguras e salvas, sem que você precise se preocupar.

Cliente satisfeito: empresa bem sucedida

Que toda empresa se preocupa com a satisfação do cliente, isso é fato!

Mas se você está se perguntando como uma empresa que trabalha com field sales pode melhorar a satisfação do seu cliente, a resposta é simples: aplicando questionários através do software.

Vou te explicar como funciona.

Primeiro que, tudo o que envolve um software, é automatizado. E é dessa maneira que o gestor consegue reconhecer quais postos devem ser melhorados e otimizados.

Segundo que, você tem total autonomia para montar a pesquisa de satisfação do cliente, com perguntas que sejam do interesse da empresa.

Com as respostas recebidas, você consegue identificar o que os seus clientes estão achando dos seus colaboradores e da sua empresa.

Tudo o que você desejar saber ou mensurar dependerá do que escolher colocar na pesquisa.

Você consegue identificar pontos a serem melhorados e pontos que deve-se investir, melhorando e aumentando a satisfação do cliente para com a sua empresa.

Se a sua empresa pensa em reduzir custos, aumentar os lucros e melhorar a qualidade aos clientes, o investimento em um software que ajude com tais pontos pode ser indispensável!

Isadora Soares

Isadora Soares

Isadora é a redatora responsável pelo blog da Auvo. Ajudando gestores de equipes externas, de todo Brasil, a aumentar a produtividade das suas equipes de campo com conteúdos ricos.

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