Em abril de 2019, o Linkedin passou por grandes mudanças em algumas funcionalidades e, como objetivo, pretende aumentar o engajamento da comunidade que se envolve com as publicações.

O que você verá nesse conteúdo:


O que mudou no Linkedin?

Recentemente, o blog do linkedin informou a toda comunidade as novas atualizações que foram feitas e como a comunidade da plataforma pode se beneficiar.

A primeira delas foram os "Reactions" ou Reações, algo muito parecido com o que é visto em outras redes sociais como o Facebook. O Linkedin afirma que essas reações são "Mais formas de se você se expressar", seja para dar suporte a alguém que está a procura de um novo emprego, discutir importantes tópicos como estratégias, gestão, e dentre outros assuntos.

Novos reações para publicações no Linkedin

Feature "Teammates" - engaje com seu time!

Agora é possível engajar mais seu time não só presencialmente mas também online. O Linkedin realizou uma pesquisa sobre o quanto um amigo de trabalho pode influenciar na sua carreira. Veja o que ele descobriu:

  1. Amigos de trabalho abrem portas para novas oportunidades;
  2. Eles facilitam o aumento de networking;
  3. Amigos tornam o trabalho mais agradável;

Todo mundo que pertercer a uma comunidade e para crescer na carreira desejada, é necessário que também seja pertecente aquela comunidade que você se identifica. Pensando nisso o linkedin desenvolveu a feature "Teamates".

*Ela não está disponível para todas as contas profissionais por está ainda em teste. *

Algumas das vantagens dessa feature:

  • Você não perde nenhuma atualização do seu time na plataforma;
  • e poderá mostrar o quanto você aprecisa e reconhece seu trabalho.
Feature Teammates - para não perder as atualizações de cada pessoa do seu time (imagem retirada do blog do LinkedIn)
Feature de reconhecimento - mostre o quanto você aprecie seus amigos de trabalho (imagem retirada do Linkedin do Plínio Pierry)
Feature de reconhecimento - mostre o quanto você aprecie seus amigos de trabalho (imagem retirada do Linkedin do Plínio Pierry)

A Polêmica dos Algorítimos do Linkedin

O sonho de todo especialista em marketing ou produtor de conteúdo, é saber como que funciona os algorítimos das redes sociais para que consiga atingir o maior público possível.

E o Linkedin, como uma comunidade de profissionais, não fica fora desse desejo. E alguma das perguntas que podem ser feitas são:

  • como funciona esses algorítimos para que minha publicação seja vista pelas pessoas que podem comprar da minha empresa?
  • como conseguir o portunidades através de conteúdo?
  • qual a melhor fórmula de storytelling para fazer milhões de pessoas engajarem e eu finalmente ganhar um selo de Top Voice no linkedin? rs.

Bom, para te ajudar atingir seu objetivo vou te der 3 dicas:

1. Faça um conteúdo muito bom: parece óbvio mas é algo que não é tão simples de se realizar, então escreva conteúdos que realmente o seu público queira ver.

2. Cuidado com Links Externos: o LinkedIn quer que o usuário fique o mais tempo possível em sua plataforma, então para ele não tem vatagem você sair do site e ir para outro. Fiz um teste com o vídeos da Nectar e notamos que vídeos postado dentro da plataforma obtém mais engajamentos do que os vídeos compartilhados com o link que vai para o Youtube.

3. Comentários, likes e compatilhamentos: essa tríade vai aumentar a pontuação da sua publicação perante ao algorítimo. Responder os comentários e comentar em outras publicações também ajudam a você a se tornar relevante nessa rede (de forma orgânica).

Lembre-se, não existe uma fórmula mágica. O que realmente importa é criar um conteúdo que realmente seja excelente e que seja o que o seu público deseja.

Espero que você tenha gostado desse artigo, conte para nós o que achou! ;)