Olá @users, aqui é o Cícero Bezerra, tudo bem?

Bom, vou deixar um resumo do que rolou na AWS DevOps Brasil - Goiânia, o evento aconteceu no dia 18 de Janeiro, o grupo AWS DevOps Brasil esteve presente no Senac de Aparecida de Goiânia para mais um evento sobre Cloud, Tecnologia e DevOps.

Quero pontuar que, no evento foi claro e bem explicado pelos organizadores que o mesmo  aconteceu pela a parceria entre a AWS e o Senac, ou seja, foi um evento gratuito voltado ao público que se interessa ou trabalha na área de tecnologia.

Então, vamos falar um pouco das palestras?

Apesar do atraso para início do evento, público presente não desanimou. Ao iniciar a agenda da noite, fomos recepcionado calorosamente pelo Daniel Ginês da Estabilis, a mente organizadora do evento, após a abertura veio a primeira palestra.

A primeira palestra foi apresentada pelo Fabiano Ramos, CEO da Nectar CRM, que abriu o Case Nectar e contou sobre os desafios vividos ao longo dos anos da empresa, assim ficou claro que a jornada de 0 a 15 mil usuários na solução não foi nada fácil, um desafio único de uma estratégia ousada, mas bem planejada, onde o fator determinante foi custo de operação e pontuou muito bem os bastidores da Nectar, onde falou das difíceis escolhas de ferramentas utilizadas pela equipe de desenvolvimento a cada necessidade de evolução.

Posteriormente veio uma palestra incrível apresentada pelo Dan Rezende, Cloud Solutions Architect da AWS, que mostrou um pouco das novidades apresentadas no evento  AWS re:Invent 2018 Recap, uma apresentação voltada para produtos e serviços AWS para 2019 , nesse caso, são muitas novidades. Para que conheça sobre o assunto clique aqui.

Além da troca de  conhecimento teve uma pausa para PIZZA e um HAPPY HOUR com CHOPP FREE!! 😋

Um momento único, onde foi possível conversar com pessoas incríveis presentes no evento, foi uma pausa de 45 minutos com muita pizza e prosa, a maquina de chopp resolveu não funcionar, mesmo assim não se perdeu a essência do ambiente.

Após esse momento de descontração retomamos nossos acentos e o Rafael Barbosa, Evangelista Serverless da AWS veio com uma palestra fora do comum, onde falou tudo o que rola de novo no mundo de dados  na TI, como Head of Data, ele  mostrou várias modalidades de especialistas em dados no mercado, falou também de automação de processamento de dados e apresentou novas ferramentas para que se faça uma boa gestão desses dados também.

O Rafael pontuou em sua apresentação que, especialistas em DATA no Brasil são raros e por isso os cargos relacionados a área tem uma carreira promissora e boa remuneração.

Para conheça mais as ferramentas apresentadas pelo Rafael, clique aqui.

Por fim uma aula de novidades em programação por Rubens Devito, Solutions Architect AWS que veio para falar de Inicialização com Containers na AWS, primeiramente nos ensinou alguns dos conceitos básicos da virtualização e uso da tecnologia, também sobre as vantagens e desafios de utilizar esse recurso, nesse caso é a sensação do momento e a tendência para programação pelo fato da economia significativa de recursos.

Rubens também mostrou um pouco de lógica e prática sobre o assunto, as aplicações apresentadas para que possa ser feita a gestão de containers são simplesmente excelentes, aplicações com inúmeros recursos e intuitivas ao uso.

O evento foi ótimo, me atualizei sobre as tendências de mercado e de avanços tecnológicos, sem falar na transmissão de experiência de cada palestrante que apresentou, por fim um sorteio onde ganhei uma camisa e sem mais delongas o evento foi finalizado.

Você foi ao evento? Comente para nós o que você achou!