Em análises de projetos que usam VSL (Video Salles Letter) para impulsionar os resultados, é nítido o aumento de taxas de conversão e engajamento. Seja porque o conteúdo visual é mais atrativo e prende a atenção de quem assiste ou por conexão com a narrativa.

Optar por uma carta de vendas nesse formato é dar uma chance para entender o padrão de consumo de conteúdo de uma audiência. Quer saber sobre como produzir uma VSL de qualidade e aumentar suas vendas online?

É hora de aprender! Continue aqui conosco nesse artigo!

O que é?

A Video Salles Letter (VSL) é uma ferramenta de marketing digital que combina conteúdo de texto e estratégias em vídeo. Inclui uma apresentação de visual que destaca os benefícios de um produto ou serviço ao mesmo tempo que incorporam técnicas de escrita persuasiva.

Isso é feito com a intenção de reforçar os pontos-chave das descrições e transformações que o produto proporciona para gerar mais vendas.

É usada para mostrar produtos ou serviços de uma forma mais interativa e visualmente atraente em comparação com cartas de vendas tradicionais. Uma VSL pode ajudar nas vendas ao capturar a atenção do público e intensificar as conversões. Dessa forma, construindo confiança e credibilidade através do storytelling e apelo emocional.

É uma ferramenta poderosa nas estratégias de marketing modernas, e pode ser super eficaz para gerar mais conexão com os clientes.

Marketing de permissão: a evolução dos comerciais de TV até a VSL

Vamos voltar nos anos 40, nos Estados Unidos, e falar sobre quando os primeiros comerciais de TV foram ao ar. A intenção ao criar um comercial sempre foi gerar conexão e convencimento para que o telespectador efetuasse uma compra.

Em alguns minutos de propaganda, qualquer diretor comercial queria que o possível comprador fizesse esse caminho ao contar uma história:

  1. Ficar cativado;
  2. Desejo pelo produto presente;
  3. Pegar o telefone e ligar;
  4. Efetuar uma compra.

Analisando dessa maneira, é o caminho que todo produtor de um conteúdo comercial quer que o possível comprador faça. Isso ensina que o objetivo com esse tipo de conteúdo sempre foi o mesmo. O que se aprimorou foram as estratégias com o passar dos anos.

Seth Godin traz o conceito do marketing de permissão que é o marketing como uma atividade colaborativa entre o vendedor e o consumidor. Essa colaboração diz respeito a um mundo interativo onde quem assiste ou lê interage com determinado conteúdo de maneira mais ativa.

Essa maneira de interagir é uma das formas de reter a atenção do lead e em um cenário televisivo, a atenção do telespectador. É necessário ser criado um ambiente onde o vendedor tem a permissão para entrar “na casa” de quem o assiste. Por isso, a relação proposta em uma dinâmica de redes sociais, por exemplo, possibilita um aumento, na prática desse marketing de permissão. Exemplos interativos:

  • Inscrições em newsletters;
  • Formulários de pesquisa.

O que isso tem a ver com o que estamos falando?

Mesmo sendo pioneiros em propagandas, com a da evolução da tecnologia os comerciais de TV se adaptaram ao padrão de consumo das pessoas. Afinal, com o aumento de canais televisivos a atenção se tornou algo cada vez mais disputado. É aqui que entra a comparação com o que uma VSL pode gerar de diferença em uma estratégia de vendas.

É chegado o tempo onde só assistir um comercial não desperta o interesse das pessoas tanto quanto antes. É essencial gerar relacionamento. É possível, sim, andar de mãos dados com comerciais de TV e ainda produzir VSL, vemos os formatos de YouTube a todo momento.

Então, o que você tem feito para despertar a vontade de interagir do seu lead? Observar isso pode gerar mais resultados ao lançar uma VSL. Para muito além de saber qual nicho ou público alvo, é preciso que eles queiram ver sua oferta.

Todo tempo ocioso é uma oportunidade para apresentar uma propaganda, utilize esse tempo que o lead te der para fazer do jeito correto!

Falando em construir uma relação com lead, você conhece o método AIDA? É uma estratégia de 4 passos para guiar o cliente a uma venda. Temos um conteúdo especial no YouTube sobre isso!

VSL e o comportamento humano na decisão de compra

Analisando a preferência de conteúdos de um público, é super importante entender o formato que pode atender melhor a sua audiência. Se tratando de algo em audiovisual, pode gerar mais conexão pelo simples fato de estarem, literalmente, vendo alguém do outro lado da tela.

Os visuais são processados pelo cérebro muito mais rápido do que o texto, tornando-os uma ferramenta de muita influência do comportamento humano.

Um conteúdo em vídeo possibilita explorar os sentidos por meio de imagens e sons especiais. Assim, capturando a atenção do espectador e transmitindo informações de forma envolvente.

5 elementos indispensáveis para criar uma VSL que converte

Aqui estão 5 elementos para não deixar faltar na produção de uma VSL!

  1. Storytelling: utilize de técnicas de copywriting para se conectar às emoções do espectador usando narrativas poderosas;
  2. Elementos visuais e sonoros: use uma combinação de imagens e gráficos para capturar a atenção do espectador e transmitir informações de forma envolvente. Explorar das animações acompanhadas de uma narração quando não há pessoas para aparecer na gravação é algo a ser pensado;
  3. Prova social: publique testemunhos de clientes que comprovaram a qualidade do produto, revisões e estudos de caso para construir credibilidade e confiança com os consumidores para gerar mais convencimento;
  4. Chamada para Ação (CTA): Inclua uma forte e convincente chamada para ação (CTA) no final do vídeo. Isso levará o espectador a tomar uma ação específica que seja o objetivo do vídeo. Exemplo: uma compra ou inscrição em algum formulário;
  5. Torne os conceitos mais simples: Use visuais para simplificar conceitos complexos. Facilite o caminho para os consumidores entenderem os benefícios do produto ou serviço que está sendo oferecido.

Ter organização é um pilar essencial para um time de vendas bem estruturado e de sucesso. Aplique isso não só na produção da sua VSL, mas, também, na análise de métricas de vendas que ela vai te proporcionar!

Temos um presente para te ajudar com isso.

Ferramenta de Métricas de Vendas
Com a Ferramenta de Métrica de Vendas você tem a estratégia que você precisa para gerenciar seus resultados de vendas!

Não desista por falta de meios, criatividade também se aprende!

A criatividade pode superar a falta de recursos financeiros ou técnicos na produção de vídeos profissionais, nesse caso, na produção da sua VSL. Você pode transformar desafios em oportunidades e inspirar-se para criar conteúdo audiovisual de alta qualidade, mesmo com poucos recursos.

Acredite, há algumas formas de para poder criar vídeos de venda cativantes e persuasivos mesmo que não tenha uma estrutura profissional!

Além disso, você pode unir propostas que o marketing digital ensina. Por exemplo, a estratégia VSL em um lançamento de produto estruturado com go to market!

Acredite e explore suas ideias

A criatividade é o recurso mais valioso na produção de vídeos. Ela permite que você conte histórias envolventes e cativantes, mesmo sem os equipamentos mais avançados.

Um fator não substitui o outro, um áudio bom e imagem em HD chamam a atenção. Mas, somente uma história bem contada com um storytelling bem ajustado converte!

Certifique-se que seu smartphone tem uma resolução de câmera boa e recursos de vídeo.

Em seguida, ter foco em boa iluminação. O ideal é explorar a iluminação natural, então tente filmar perto de uma janela ou ao ar livre, se possível. Você também pode investir em equipamentos de iluminação mais acessível como uma ring light.

Para áudio claro, considere usar um microfone externo que pode se conectar ao telefone. Isso ajudará a eliminar o ruído de fundo e garantir que seu público possa ouvi-lo claramente.

Quando se trata de edição, existem muitos aplicativos de edição para dispositivos celulares e ainda são gratuitos! Algumas opções são:

  • Capcut;
  • Filmora;
  • Shotcut;
  • OpenShot.

Agora, algumas plataformas de bancos de imagens e vídeos gratuitos:

  • Unsplash;
  • Pexels.

Uma VSL sem um áudio que também prende a atenção não é completa! Olha só alguns sites para áudios gratuitos. Lembre-se, cuidado para não ser barrado por copyright!

  • YouTube Audio Library;
  • Free Music Archive;
  • Freesound.

Conclusões

Nesse artigo, a evolução dos comerciais de TV até o surgimento da VSL e como isso influencia no padrão de consumo do lead.

Vimos, também, sobre o padrão de comportamento humano. Os visuais explorados em uma VSL podem levar o lead para a compra devido ao roteiro e qualidade de um vídeo que converte.

Sabendo da capacidade de conversão desse conteúdo, queremos mostrar que você pode se capacitar para atender com mais excelência os clientes. Estar preparado para receber suas vendas com mais agilidade e qualidade pode fazer a diferença!

A NectarCRM acredita que a cultura de vendas deve se manter sempre a frente visando o que pode acontecer. É fundamental aprimorar planos para atender o momento específico pelo que a sua empresa passa.

Aplique estratégias de marketing digital como a de VSL! Tenha sucesso com o seu time de vendas sem receio de não estar preparado. Faça o teste gratuito na nossa plataforma e estruture seu time comercial agora para aumentar sua receita!

Nectar | Software CRM para Gestão de Vendas B2B
Aumente a produtividade, tenha dados organizados e gere mais negócios com um CRM completo e ideal para o seu negócio.
Entre em contato com um dos nossos vendedores e aplica a nossa metodologia de cientistas em venda na sua empresa!