Olá, galera, tudo bem com vocês?

A versão 4.5 do Nectar já está online e com muitas novidades que com certeza irão impactar e MUITO no seu processo!

As principais melhorias dessa versão são:

1. Forecast de Metas
2. Aprovação de Proposta
3. Integração com o JivoChat

FORECAST DE METAS

Sabe aquela mudança que lançamos no módulo de Metas? Se você não viu, pode conferir aqui. Então, pensando em melhorar ainda mais, adicionamos a possibilidade de visualização do seu forecast junto à análise de desempenho da meta.

Como o Nectar vai mostrar pra mim o que tá no meu Forecast, Gabi?

Ele vai primeiro mostrar as oportunidades que estão com a data limite (data de conclusão da oportunidade) contemplada dentro do período estabelecido da meta.

Exemplo:

Tenho uma meta de venda de oportunidade configurada para iniciar dia 01/02/2020 e para finalizar dia 29/02/2020. Tenho uma oportunidade cuja data limite está prevista para dia 01/03/2020, ela irá entrar para o meu forecast desta meta? Não, pois está fora do período da meta que eu estabeleci. Mas caso houver uma oportunidade cuja data limite está prevista para dia 15/02/2020, ela irá entrar para o meu forecast.

Eu ainda tenho a possibilidade de filtrar o meu forecast ainda mais, utilizando o filtro de probabilidade, posso definir que apenas as oportunidades que estão marcadas como “Muito quente” e “Quente” farão parte do meu Forecast. Essa ação irá retirar as outras oportunidades que não são “Quente” e “Muito Quente” (mesmo tendo a data limite prevista no período da meta) do Forecast.

E pra quê isso serve, Gabi?

Agora você conseguirá em uma mesma tela realizar o acompanhamento da meta da sua equipe ou da sua própria meta cadastrada e analisar o seu forecast junto para, com isso, conseguir saber em quais oportunidades deve gerar um esforço maior para conseguir o fechamento que te trará a meta!

FLUXO DE APROVAÇÃO DE PROPOSTA

Essa eu tenho certeza que muita gente vai ficar feliz!

Sabe aquelas negociações que precisam de um maior cuidado, portanto, de uma aprovação interna maior?

Lançamos a possibilidade de configuração de um fluxo de aprovação interno de proposta!

Como funciona, Gabi?

O Fluxo é configurado no modelo de proposta. Ou seja, algumas propostas, dependendo do modelo de proposta utilizado, podem exigir aprovação ou não.

Na configuração, você ainda terá várias possibilidades de aprovadores. Pode definir um aprovador por (i) usuário ou (ii) usuários dinâmicos.

Por usuário, é bem simples. Você só precisa selecionar o usuário do Nectar que é responsável pela aprovação da proposta.

Mas o que são usuários dinâmicos? São àqueles usuários que na verdade desempenham alguma função ou papel. Exemplo:

Quero que um dos aprovadores do meu modelo seja um líder da equipe “x”. Então eu posso escolher essa opção: “líder da equipe x”. O líder da equipe pode mudar, certo? Neste caso, você não precisará mudar a configuração do fluxo de aprovação no modelo da proposta, pois o “líder da equipe” é uma função. Isso automaticamente será modificado. Para este caso específico, adicionamos a função “líder” nas configurações de equipe, visto que uma mesma equipe pode ter vários responsáveis.

E consigo adicionar mais de um aprovador nesse fluxo, Gabi?

SIM!

Você pode definir quantos aprovadores forem necessários para o seu fluxo! Sabe o que mais você pode fazer?

Definir se essa aprovação é “sequencial” ou “paralela”. E pra que isso serve, Gabi?

Bom, eu posso ter 1 ou mais pessoas aprovando ao mesmo tempo, ou seja, as tarefas de “aprovação de proposta” serão geradas para as duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, com a mesma data limite para aprovação. E também, posso ter uma hierarquia de aprovação definida.

Ou seja, posso colocar que o “João” é o aprovador de primeiro nível dessa proposta, enquanto o “Pedro” é o aprovador de segundo nível dessa proposta e o “Fabiano” é o aprovador final dessa proposta. Ou seja, o fluxo de aprovação, finaliza no Fabiano, o que configura uma aprovação sequencial! Enquanto caso a aprovação seja gerada para o João, Pedro e Fabiano no mesmo nível (ou seja, ao mesmo tempo) a aprovação é paralela!

Mas Gabi… Eu quero misturar os dois! Quero que o João e o Pedro aprovem em primeiro nível (aprovação paralela) e quero que o Fabiano aprove em segundo nível (em sequência).

Posso também?

SIM!!! Você pode combinar aprovações paralelas e sequenciais no mesmo fluxo!

Eu ainda posso definir:

(i) permissão de download da proposta ainda em fase de aprovação, considerando os formatos doc, docx e PDF;

(ii) frase em marca d’água no documento para caso a proposta ainda esteja em aprovação. Ou seja, mesmo que você permita o download da proposta ainda em aprovação o documento virá com uma marca d’água definida por você no fluxo de configuração de aprovação;

(iii) quantidade de dias para aprovação da proposta. Ou seja, esses dias iniciarão a partir do momento que a tarefa for criada para o aprovador.

Beleza, Gabi!

Configurei o meu fluxo de aprovação no meu modelo de proposta. E agora? Como vai funcionar?

Assim que a proposta for gerada para uma oportunidade, o vendedor poderá mandar para “aprovação” e poderá realizar o download ou não, depende das permissões que você configurou no fluxo.

A partir disso, as tarefas do tipo “aprovação” serão geradas para os aprovadores, de forma sequencial ou paralela, respeitando a sua configuração. Para a proposta ser aprovada, é necessário uma aprovação de todos os aprovadores. Ou seja, 100% dos aprovadores devem aprovar a proposta. As tarefas irão respeitar a data limite configurada no fluxo. Caso a data limite passe e o aprovador ainda não aprovou a proposta, a proposta será automaticamente reprovada.

Feedbacks de aprovação e reprovação serão postados na tarefa de aprovação e na publicação da oportunidade, para você sempre ter conhecimento sobre o que está acontecendo com aquela proposta que enviou para aprovação!

INTEGRAÇÃO JIVOCHAT

“O JivoChat é um aplicativo grátis de comunicação para conversar e monitorar visitantes através de chat online, Facebook messenger, telefone e e-mail em tempo real.” Você pode conferir o site deles aqui. Quando o chat é fechado no Jivo, quais informações consigo vincular no Nectar? É possível criar um contato, salvar o histórico da conversa que foi feita e também, caso queira, criar uma oportunidade para ele.

As configurações sobre o responsável pelo contato, podem ser feitas manualmente, selecionando um contato da base ou através de filas. No caso das filas, você terá que selecionar uma equipe ou todas as equipes, que o sistema seguirá a ordem de fila por usuário a cada novo contato criado.

Diante de todas essas configurações, segue abaixo, todas as possibilidades de configurações que podem ser realizadas na integração:

Escolha o que fazer quando o chat finalizar- Você escolhe como o contato será criado no Nectar, como empresa, ou como pessoa.

Criar oportunidade- Você escolhe se deseja criar uma oportunidade junto com o contato, se sim, basta selecionar o funil e a etapa, e caso deseja que crie mais de uma oportunidade caso esse contato entre no fluxo novamente, habilite a opção "Permitir oportunidade duplicadas".

Como designar o responsável- Há duas opções na escolha do responsável:

1- Automaticamente por ordem na fila- Você escolhe a fila dos responsáveis por equipes, podendo selecionar uma equipe, ou todas as equipes, que o sistema irá seguir a ordem por cada contato que for criado no sistema:

2- Manualmente- Você escolhe apenas um usuário para ser responsável por todos os contatos que forem criados no sistema através da integração.

Para melhor auxiliá-los na integração, fizemos um documento de como ativar e configurar a integração do NectarCRM com o JivoChat, o qual pode ser acessado através deste link.

E se você quer conhecer mais sobre o JivoChat clique aqui e tenha acesso a vários conteúdos.

Outras melhorias que lançamos recentemente:

Webhooks:

(i) Agora qualquer alteração nos webhooks vai ficar registrado em auditoria, seja em criação, edição, ativação ou desativação;

(ii) Apenas usuários administradores podem editar webhooks na base.

Novos parâmetros:

Parâmetro geral na aba avançados: “Bloquear registro de feedback de e-mail em contato”. Neste parâmetro você como administrador irá definir se deseja que os e-mails que sejam enviados fora do Nectar sejam vinculados a um contato caso existir no Nectar ou se devem permanecer apenas no Mailbox.

Parâmetro de usuários: “Prorrogar oportunidades”. Somente usuários com esse parâmetro ativo conseguirão prorrogar oportunidades.