Sendo uma métrica que merece atenção das pequenas, médias e grandes empresas que apostam no atendimento digital para estreitar laços com seus consumidores, o tempo de resposta ao cliente é um indicador extremamente importante e decisivo para observar se o seu negócio atende os clientes com agilidade e eficiência.

Afinal, com consumidores digitais cada vez mais exigentes se faz necessário que as empresas estejam preparadas para atendê-los e cativá-los logo no primeiro contato. E, assim, aumentar as chances de fechar mais vendas e se destacar da concorrência com um atendimento excepcional.

Abordaremos mais detalhes sobre a importância de reduzir o tempo de resposta ao cliente para aumentar a satisfação dos consumidores e alavancar suas vendas. Prossiga com a leitura!

Afinal, o que é a métrica de tempo de resposta ao cliente?

O tempo médio de resposta (TMR) é um indicador importante para o atendimento ao cliente, pois mede a quantidade de horas ou minutos que a equipe leva para responder a uma solicitação do consumidor no atendimento digital.

Sendo assim, quanto mais esse atendimento demorar para acontecer, maiores serão as chances do consumidor ficar insatisfeito e até mesmo desistir de fazer negócio. E isso não é nada legal, não é mesmo?

Uma pesquisa divulgada em 2023 pela CX Trends mostrou que 50% dos entrevistados consideram o atendimento rápido e preciso como um dos fatores para comprarem novamente de uma mesma marca.

Além disso, 43% dos consumidores entrevistados levam em consideração um outro fator: a resolução de problemas com rapidez como ponto determinante para a recompra.

Portanto, a agilidade tanto no atendimento quanto na resolução de problemas são aspectos cruciais para empresas que buscam oferecer um relacionamento de qualidade e satisfatório nos canais digitais.

Como calcular a média de tempo de resposta ao cliente?

Para calcular o tempo de resposta ao cliente é bem simples. Primeiramente, basta selecionar o período que será analisado (pode ser mensal, trimestral ou semestral). Depois, realizar a soma do tempo de resposta de cada solicitação que ocorreu neste período e dividi-la pelo valor total de solicitações.

Ficou com dúvidas? Confira nosso exemplo:

No período de um mês fizemos 4 atendimentos e cada cliente teve o seguinte tempo de espera:

  • Cliente 1: 2 horas;
  • Cliente 2: 4 horas;
  • Cliente 3: 5 horas;
  • Cliente 4: 3 horas.

O cálculo ficará da seguinte forma:

Neste exemplo, o tempo médio de resposta é de 4 horas.

A partir dessa análise, é possível se basear em dados e verificar pontos de melhoria para ter um atendimento digital cada vez mais eficiente.

Vantagens de oferecer um atendimento digital mais ágil

Empresas que direcionam seus investimentos em estratégias para diminuir o tempo de resposta ao cliente nos canais digitais podem usufruir dos seguintes benefícios:

Satisfação do cliente

Responder às solicitações dos clientes com atenção e cuidado resulta em maior satisfação. Clientes satisfeitos se tornam fiéis e têm o poder de recomendar a sua marca a outras pessoas, expandindo a visibilidade e credibilidade do seu negócio.

Retenção de clientes

A retenção de clientes é um assunto bem delicado e está ligado ao crescimento do negócio. Portanto, entender como a sua empresa lida com a comunicação para manter a base de clientes engajada também é um ponto importante para um atendimento digital personalizado e assertivo.

Reputação positiva

Já falamos que os clientes satisfeitos atuam na divulgação e recomendação da sua marca. Então, se seu negócio se destaca oferecendo um atendimento excepcional, com certeza isso será destaque no mercado, fazendo com que sua empresa seja vista como confiável, profissional e comprometida. Uma reputação positiva no mundo digital também é uma ótima forma de atrair novos clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Diferenciação da concorrência

O mercado é competitivo e cada vez mais se torna necessário investir em boas estratégias para se diferenciar da concorrência. Quando falamos em atendimento digital, existem diversas ações que podem ser implementadas não só em relação a redução do tempo de resposta ao cliente, como também no que se diz respeito a centralização de canais digitais, investindo na estratégia omnichannel e no atendimento automático, que otimizam e dão mais eficiência no atendimento ao cliente.

3 dicas para diminuir o tempo de resposta ao cliente

Agora que você já entendeu a importância de olhar para o tempo de resposta no seu atendimento digital, chegou a hora de conferir algumas dicas que irão te ajudar a diminuí-lo e, assim, aumentar a performance da sua empresa. Confira!

Mantenha o seu atendimento organizado

Parece um pouco óbvio, mas se sua empresa não possui um processo bem estruturado e organizado do atendimento digital isso pode comprometer a eficiência da sua equipe e refletir negativamente na satisfação dos seus clientes.

Por isso, organize um fluxograma de atendimento que represente de maneira simples as etapas que um consumidor percorre ao entrar em contato com o seu negócio. Assim, se torna possível mapear e entender como oferecer um atendimento com mais qualidade e excelência desde o primeiro contato.

Invista no uso de chatbots

O uso de chatbots é uma estratégia eficaz para diminuir o tempo de resposta ao cliente. Além de fornecerem respostas instantâneas e precisas, que reduzem o tempo de espera do consumidor, os chatbots podem lidar com um grande volume de solicitações simultaneamente, garantindo escalabilidade e agilidade no atendimento.

Portanto, por meio da combinação de chatbots e atendimento humano, as empresas podem oferecer respostas rápidas, sem deixar de lado a qualidade e proporcionar uma melhor experiência para cada cliente.

Faça uso da tecnologia

Falamos anteriormente sobre os chatbots, mas podemos estender o uso da tecnologia para melhorar a experiência do cliente e também aumentar a produtividade e eficácia da equipe de atendimento através da implementação de um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Além disso, uma plataforma de gestão de atendimento para empresas que querem centralizar seus canais digitais e atender clientes em um único lugar com muito eficiência.

Em resumo, ao longo do artigo você pode entender um pouco mais a respeito da importância de olhar com atenção para o tempo de resposta ao cliente no atendimento digital.

Sem os devidos cuidados, este indicador pode comprometer a satisfação e fidelização do cliente, bem como a reputação da sua marca no mercado.

Portanto, não se esqueça de investir em recursos para melhorar o seu atendimento digital como um todo e obter o sucesso desejado!

Artigo produzido pela Poli