Trabalho… Vendas… Metas… Pressão… Isolamento social… Acho que dá pra pirar!

Cuidar da saúde mental dos seus vendedores, principalmente, em momentos de crise é essencial.

Alcançar as metas e vender em meio ao isolamento social é extremamente pressionante e muito fácil de perder a cabeça. O importante, agora, é não se desesperar, respirar fundo e não titubear.

Precisamos cuidar de nossa mente, e dar atenção para a nossa saúde mental.

Nesta hora, é preciso utilizar toda a sua inteligência emocional, conhecer os seus limites, para não perder a cabeça e, muito menos, permitir-se desistir.

Encarar esta quarentena tem sido um grande desafio, principalmente no que tange a manter o desempenho de vendas normal quando o assunto é trabalho.

Vivenciando esta experiência comum aos demais vendedores, percebi que meu desempenho tem sido afetado consideravelmente.

Manter minhas emoções não era mais uma questão de me manter tranquilo, isto passou a ser essencial e, quando eu finalmente consegui entender que priorizar minha saúde mental era necessário, os resultados de vendas começaram a mudar!

A pressão aumentou, o medo cresceu e a ansiedade triplicou. Tantas outras emoções passaram a ser mais evidentes e, de certa forma, nocivas pois afetam diretamente o trabalho do vendedor.

Todo vendedor sabe que, muito antes de qualquer outra coisa, existe a necessidade de manter-se confiante e garantir que o seu prospect perceba essa confiança.

Mas, se nossa saúde mental está sendo tão afetada, é quase impossível manter a pose.

É aí que a avalanche começa e desencadeia uma série de pensamentos como: “Não sou vendedor!”, “Nunca vou bater meta!”, “Sou o pior vendedor do time...”, “Acho que escolhi a carreira errada.”, "Não vou dar conta.."...

É nesse momento que toda a equipe de vendas é testada.

O que seu prospect mais precisa é ter confiança no vendedor, antes de dizer que quer seguir com o negócio. Mas se não transparecer isso, sinto muito em informar, mas a maior tendência é perder sua venda.

E, assim como foi com o primeiro, acontecerá com o segundo, com o terceiro e com qualquer outro negócio que venha pela frente. O que te resta fazer então?

Saiba como superar o medo e a insegurança em vendas.

Primeiro, achar o erro é fundamental, reconhecer que tem um problema e então se cuidar, pois se não o fizer, voltará a acontecer novamente. Acredite ou não, sua saúde mental começou a te afetar de todas as formas.

Confira o nosso webinar sobre Saúde mental para vendedores!

Antes de deixar minhas dicas para você, gostaria de compartilhar algo que aconteceu comigo nesta pandemia.

Desde que eu desenvolvi minha inteligência emocional, o meu resultado comercial tem subido a cada mês. Assustou? É, eu também, no entanto, com o passar dos dias pude entender e compreender a importância deste assunto. E aqui fica a menção honrosa à minha gerente e aos meus colegas do time comercial, que permaneceram comigo quando eu pensei que tudo tinha acabado.


6 DICAS QUE USEI PARA MANTER MINHA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA

1. Parar, recuar, se cuidar e então começar de novo.

Procure ajuda, não tenha medo de contar com quem corre do seu lado no dia a dia. Seja sua equipe de vendas ou a sua liderança, eles podem te ajudar e sabem exatamente o que você está passando.

É muito importante compartilhar com o os outros pois quando o grupo se une no mesmo objetivo, o resultado se torna mais fácil de alcançar.

Cuidar da saúde mental, não é só cuidar de você, mas de todos ao seu redor.

É ter o cuidado com a equipe, ambiente de trabalho (neste momento a sua casa), com o prospect, enfim, é cuidar de tudo.

Só assim você vai ter foças para levantar no dia seguinte e tentar novamente.

2. Mantenha horários de trabalho BEM DEFINIDOS.

Pode parecer clichê, mas esse é um dos principais pontos que te ajuda a não confundir casa e escritório.

Os escritórios tendem a ser lugares tediosos, onde você não costuma descansar. Agora, se você não tem um ambiente exclusivo para trabalho, provavelmente a sala ou o seu quarto são seu novo escritório.

Se você não enxergar a sua casa como seu lugar sagrado e de descanso você jamais terá paz novamente.

Por isso, defini muito bem meu horários de trabalho. Começo pontualmente às 8h, com intervalo entre 12h e 13h, e finalizo às 18h. Desta maneira, consigo distinguir, mentalmente, que estou desligado do trabalho.

Isto tem me permitido sair do expediente e voltar para meu ambiente de descanso sem que os dois se misturem.

Além do mais, quando se divide a moradia com outras pessoas, todos sabem exatamente quando você se encontra em expediente de trabalho e quando este foi encerrado, o que diminui, consideravelmente, suas distrações.

Isto vai permitir que você mantenha seu foco seu trabalho e melhore a produtividade, o que, certamente, vai te ajudar a não perder o controle no momento errado.

Acredite, faz toda a diferença e ajuda na sua saúde mental.

3. Incentive atividades de lazer!

Como estamos privados de frequentar quaisquer lugares onde temos os hábito de praticar atividades de lazer, ficar em casa pode ser muito mais prejudicial do que pensamos, por isso, busquei encontrar coisas que desligassem minha mente por alguns minutos ou horas (rsrs).

  • Aproveite para ler aquele livro que estava esquecido;
  • Assista filmes ou séries;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Curta uma boa música (se quiser cante e dance junto);
  • Jogue baralho ou jogos de tabuleiro com seus familiares próximos;
  • Se tiver crianças em casa, aproveite para explorar a criatividade com tintas e colagens.

Enfim, encontre atividades que te permitam reencontrar seu refúgio doméstico. Ao redefinir este ambiente, seu organismo consegue entender que você está em um momento de descanso, mesmo que o trabalho ainda esteja tão próximo.

4. Encontros online com seus amigos e familiares.

Em tempos comuns, é normal que sempre façamos visitas àqueles familiares e amigos próximos mas, como bem sabemos, estamos impossibilitados de fazer isto por tempo indeterminado.

Desta forma, ao menos uma vez na semana, me reúno com alguns amigos virtualmente para rirmos, compartilharmos experiências da pandemia e, como dizem por aí, jogarmos a conversa fora. Alivia a mente e o coração!

E reunir com parentes pode ser chato e sem graça, mas uma boa dica é aproveitar o momento para compartilhar fotos antigas pois, além de resgatar as inúmeras lembranças, ainda podemos avaliar nossas mudanças durante o passar dos anos.

5. Libere o mestre cuca que existe em você.

Cozinhar é essencial, mas brincar na cozinha pode ser libertador.

Quem me conhece sabe que amo mostrar meus dotes culinários, então gosto de experimentar novas receitas e imaginar sabores que possam combinar em nossa boca.

Durante a pandemia aproveitei meu filhos em casa, fizemos pizza, batata frita, pães artesanais e vários outros pratos. Este momento além de me proporcionar uma experiência gastronômica muito boa, me permitiu aproximar de quem sempre esteve comigo e descansar minha mente das pressões diárias que qualquer vendedor passa.

Se você ainda não sabe cozinhar, aproveite o tempo que não está em trabalho e vá para cozinha “brincar” um pouquinho com coisas que você gosta de comer e descobrirá como isso é bom.

Por fim a última dica…

6. Aprenda algo novo.

Nosso cérebro é uma esponja que ama receber informações e aprender coisas novas.

Portanto uma das melhores dicas que eu posso te dar é APRENDA ALGO NOVO.

Nesta pandemia, nossa líder teve a brilhante idéia de fazermos uma reunião por semana, onde não podemos falar nossa língua materna, o português. Apenas línguas que estamos estudando ou que precisamos praticar.

Nunca fui bom no inglês, logo aproveitei este momento para aprender mais e isso tem me empolgado bastante. Até estou arriscando cantarolar umas músicas no chuveiro.

Dica BÔNUS:

Aproveitei para mudar coisas em casa que antes eu não faria, como mudar uma cozinha toda de lugar e isso inclui, desmontar e montar armários, limpar geladeira, lavar paredes com direito a playlist no spotify para dia de faxina.

Também retirei da caixa um antigo quebra-cabeça de 1000 peças, além de exercitar a mente, foi uma atividade que reuniu a família e ajudou a passar o tempo.

Acreditem todas essas dicas me ajudaram a cuidar e manter minha saúde mental, pois tirava meu foco das dificuldades do dia a dia do trabalho ou dos grandes impactos das notícias sobre a pandemia e sobre a política.

Além de me ajudar a enfrentar a crise atual, tudo isso me fez enxergar que do outro lado da negociação existe alguém que está passando pelas mesmas dificuldades e batalhas para cultivar a saúde mental como eu.