Podcast é uma mídia em ascensão. Você pode consumir um podcast enquanto cozinha, dirige, arruma sua casa ou até mesmo trabalha. E esse é um dos grandes motivos pelo qual é tão fácil ouvir um podcast e, consequentemente, ouvir mais e mais até se tornar um hábito.

Como uma mídia já consolidada no mercado norte-americano, o podcast têm tomado forma e se consolidado também no mercado brasileiro como uma alternativa despojada e informativa de mídia.

Se você quer entender mais sobre como o podcast é consumido no Brasil, recomendo altamente o artigo “O Consumo de Podcasts” que reúne dados de pesquisas do Ibope e da Associação Brasileira de Podcasters publicadas em 2019 e 2018, respectivamente.

Já nesse artigo, seremos específicos: se você trabalha com marketing digital e gosta ou tem interesse em ouvir podcasts que te ajudem a crescer ainda mais na carreira, esse conteúdo é para você!

Em um lista montada com os melhores 10 Podcasts de Marketing Digital que você deve conhecer, iremos explorar os principais objetivos de cada programa, como você pode acessá-los e tudo que você precisa para encontrar o seu podcast favorito.

Sem mais delongas, vamos aprender mais sobre Marketing Digital?

Confira!


1. VDBCast

O site Viver de Blog reúne conteúdos e cursos sobre Marketing Digital desde 2013. Com uma visão prática, o VDB Cast, podcast ministrado pelo fundador e referência Henrique Carvalho, traz dicas rápidas sobre dúvidas e questões da área.

O podcast conta com aproximadamente 165 episódios atualmente e está disponível no Spotify.

Os episódios duram em média de 7 à 15 minutos e são muito focados em abordar soluções para as diversas necessidades que surgem no dia a dia do marketing digital.

2. De Cabeça: Marketing Digital

A dupla Eric Menau da Spark English e Bruno Moreira da eSauce se juntam nesse podcast para debater de forma ampla temas variados sobre o mundo dos negócios online, passando por tópicos que ajudam seja quem quer começar seu próprio negócio ou quem já está há um tempo no mercado e deseja melhorar seus resultados atuais. Em episódios específicos, a dupla recebe ainda convidados especiais que ajudam a construir o conteúdo e dar dicas práticas sobre os tópicos.

Os episódios duram em média 50 minutos e você pode encontrá-los no Spotify.

3. Digitais do Marketing

Digitais do Marketing conta 30 episódios e o último episódio saiu em meados de 2017. Apesar de estar no presente momento sem atualizações, o podcast tem episódios de em média 10 minutos sobre temas como perda de ranqueamento, venda de leads, quanto separar da verba para testes AB, remarketing, link building e diversos outros tópicos. Construído em colaboração com profissionais referência em marketing, há episódios em forma de entrevista e mesas redondas que são bem legais e rico em conteúdo.

Você pode ouvir os episódios lançados até hoje pelo Spotify e torcer para a chegada de novos conteúdos!

4. E Agora?

Um empreendimento do pessoal da Hotmart, o podcast E Agora? é uma ótima escolha para quem quer aprender mais sobre Marketing Digital de forma leve e descontraída. Focado em resolver problemas diários e responder as perguntas comuns da área, o podcast é altamente recomendado principalmente para produtores de conteúdo. Alguns temas tratados nos episódios foram: Tenho que melhorar meu texto, E Agora?; Não consigo criar conteúdo, E Agora?; Quero abordar temas chatos de maneira bem legal, E Agora?

São atualmente 12 episódios disponibilizados no Spotify e com duração média de 30 minutos.

5. Marketing School

Um dos meus preferidos, o Marketing School conta com mais de 1100 episódios! Como você provavelmente deve imaginar, esse podcast é diário, com episódios até mesmo nos fins de semanas, trazendo dicas curtas e explorando temas de forma objetiva.

Ele é comandado por Eric Siu e Neil Patel, grandes referências gringas em marketing.

E, antes de te passar o link, vale um aviso: o podcast é em inglês! Para quem gosta e tem familiaridade, é uma boa até mesmo para praticar a escuta em inglês

Você pode começar a acompanhar o Marketing School através do Spotify.

6. O Expert do Marketing Digital

Em um formato muito semelhante ao Marketing School, o Expert do Marketing Digital propõe trazer dicas práticas e novas ideias em Marketing Digital em poucos minutos.

Os episódios têm duração média de 12 minutos e reúne temas muito interessantes como Marketing Digital no Agronegócio, UI e UX no Marketing Digital, SEO, Métricas, tráfego pago, entre outros.

O expert do marketing digital é um dos programas do Dicas Curtas, que além desse tema reúne outros 4 podcasts sobre saúde, musculação, produtividade e investimentos.

O catálogo de conteúdo já soma mais de 80 episódios. Você pode começar a seguir pelo Spotify.

7. Hipsters Ponto Tech

Um pouco diferente dos Podcasts até aqui, o Hipsters Ponto Tech trata de assuntos mais amplos sobre tecnologia, inovação, startups e tendências.

É uma ótima opção para quem gosta de se manter antenado nas atualizações do mercado.

Você pode encontrá-los pelo Spotify.

8. Tráfego e Conversão

Focado principalmente em SEO e tráfego, o PodCast criado por Vicente Sampaio conta com conteúdo sobre link building, ranqueamento orgânico, otimização de sites, entre outros.

Com cerca de 30 episódios, você poderá encontrar episódios curtos sobre temas como Notícias Falsas no Google e Aumento de vendas com Dados Estruturados, como também episódios mais completos de aproximadamente 1 hora sobre tópicos como Controlar a Mente para Obter Resultados e Como Montar um Sistema de Vendas Previsível.

Você pode encontrar alguns episódios no Spotify e também no ListenNotes.

9. Cast for Closers

Podcast dos nossos amigos da Meetime, o Cast for Closers aborda temas do mundo de Marketing e de Vendas. Nele, Diogo Cordovez convida referências do mercado brasileiro para conversar sobre temas diversos.

Com mais de 100 episódios atualizados semanalmente, o Cast For Closer é um ótimo conteúdo e com duração média de 25 minutos.

Você pode ouvir pelo Spotify.

Um dos episódios do Cast For Closers que recomendo é o “Playbook de Vendas” com o João Augusto, Diretor Comercial aqui da Nectar. Você pode ouvir esse episódio pelo Soundcloud ou pelo Spotify!

10. WebiNectar

Olha que legal: nós da Nectar também temos nosso podcast, o WebiNectar, um spin off do nosso programa de Webinarios online que você pode assistir pelo Youtube.

Atualmente já publicamos 10 episódios em forma de podcast que tratam de temas relacionado a marketing e vendas como Spin Selling, Prospecção Outbound, Objeções em Vendas e Branding no LinkedIn.

Comece a nos acompanhar pelo Spotify.