O que é ROI e como ele pode ajudar no crescimento do seu negócio

Nada melhor do que aprender com o erro indicado por cálculos e o retorno sobre o investimento traz isso como exemplo.

Se você quiser aprender como calcular essa métrica e fazer tomadas de decisões assertivas para o lucro do seu negócio, vem comigo!

O que significa ROI e qual a sua importância?

O ROI vem do termo em inglês return over investiment, que significa retorno sobre o investimento. Ele analisa o quão determinado investimento gerou resultado e SE gerou.

A “bola da vez” é buscar resultados consistentes nas empresas e o cálculo do ROI vem como o maior aliado dessa meta.

Ele traz a direção dos esforços, afinal, não adianta correr atrás do gol do próprio time, certo? haha

Hoje temos acesso a várias ferramentas, canais e metodologias para aplicarmos nos nossos negócios e saber qual é o mais rentável é a chave mestra de tudo.

Essa chave mestra pode ser chamada de ROI nesse caso.

A expressão “retorno sobre o investimento” já diz tudo, não é? E quero trazer o senso de urgência para você entender que pode estar perdendo tempo e dinheiro do seu negócio.

Tempo porque com o ROI analisado metodicamente, seu negócio tem mais chances de escalar em menos tempo.

Dinheiro porque você pode estar perdendo a chance de gastar metade do que investe hoje e lucrar mais AO MESMO TEMPO.

Agora vamos para a prática?

Como calcular o ROI no seu dia a dia

Primeiro vamos precisar alinhar quais vão ser as variáveis e como elas são escolhidas. Sendo apenas duas: receita e custo.

A receita nada mais é do que o ganho que você obteve dentro de uma estratégia.

Por exemplo: dia 15 de novembro quis potencializar o investimento nos meus anúncios do google. Então no cálculo do ROI vou precisar analisar a receita obtida APENAS por esse canal.

O custo segue a mesma linha, mas no caso você vai precisar alinhar o valor que gastou para fazer rodar a estratégia que foi feita.

Assim você terá sua porcentagem ou valor cheio de retorno, como preferir.  

E aqui está a fórmula mágica:

Viu como a fórmula para calcular ROI é simples? :)

Como já temos os dados, o próximo passo vai ser trabalharmos em cima deles.

Aprenda a fazer o reajuste de rota

Reajustar a rota financeira e a de metas é tão importante quanto traçar, talvez até mais. É muito complexo entendermos que a decisão feita não foi a mais rentável para o negócio, mas é preciso agir!

O ROI traz a possibilidade de entender e mudar a rota antes que seja tarde demais para o caixa da empresa.

VENDA MAIS com o cálculo do ROI em dia

Essa é a melhor parte, não é mesmo? Haha.

A análise do ROI é sem dúvida alguma a chave de sucesso para um time de vendas de alta performance.

Quando falo time é no sentido de que todo investimento feito e analisado pela empresa impacta diretamente a todos.

Você optou por investir numa lista de leads frios que não conseguiu trazer resultado? Ou acabou fazendo esforço de anúncios num canal onde não se converte tão bem? Isso mesmo, seu vendedor sentiu esse gap e a meta dele também.

O cálculo do ROI é importante, mas o que você vai fazer com ele é mais ainda.

Não se deixe levar pela métrica do “achismo”, ela pode trazer consequências ruins para a saúde da sua empresa a longo prazo.

Processo comercial bem estabelecido é alto retorno na certa

Quanto mais seu time estiver alinhado com o que precisa gastar energia, maior será seu retorno! Para isso, é preciso trazer processos e criar uma cultura de segui-los.

É muito apaixonante saber que com os processos de pré-venda e venda estabelecidos o time pode alavancar resultados e ainda trazer um crescimento exponencial para o ROI da empresa.

Já pensou gastar horas a menos para fechar um negócio? Ou fazer atividades operacionais com maior fluidez no dia a dia?

Imagine: usar a pré-venda para evitar que o lead vá para uma reunião de algo que não vai atendê-lo antes mesmo de separar mais de 1h do dia dele e do vendedor?

Talvez você só descubra o benefício real disso com o cálculo do ROI.

Como podemos te ajudar nisso?

Entendemos que a análise regular do ROI precisa ser prática e fácil de ser aplicada, certo?

Mas, você deve estar se perguntando: “Malu, como você vai me ajudar realmente?”

Trouxe algo simplificado para você fazer o cálculo de todos os esforços que tem feito para potencializar os resultados da sua empresa!

Não deixe que as despesas saiam do controle. Conheça sua eficiência comercial e invista no que traz mais retorno em vendas! Pensando nisso, nós aqui da Nectar preparamos uma planilha para receber seus dados de custo e receita com objetivo de te entregar análises de retorno sobre o investimento da sua operação comercial.

Quer baixar esse material? Clique aqui embaixo! :)

Análise de ROI para equipes comerciais
Não deixe que as despesas saiam do controle. Conheça sua eficiência comercial e invista no que traz mais retorno em vendas

Além disso, quando se fala em rotina e otimização de tempo do time de vendas existe uma coisa primordial que podemos te ajudar: cultura de processo de vendas.

A dica de primeiro passo para alinhamento de processo é seguir nosso Modelo para Playbook de Vendas.

Playbook de Vendas - NectarCRM
O método que reduz todas essas diferenças, colocando seus vendedores no mesmo patamar de informações.

O segundo passo é ter uma ferramenta prática no dia do seu vendedor e pré vendedor para trazer fluidez no processo estabelecido. Nada melhor que fazer atividades operacionais com agilidade e focar no que é estratégico.

Diante de tudo isso, é claro que o ROI é indispensável em toda empresa e que a partir de hoje você vai olhar para ele com toda a atenção merecida haha.

Quando precisar de um CRM para agilizar a cultura de processos e otimização de tempo não pense 2x, o Nectar poderá te ajudar!

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Espero ter agregado conhecimento e que isso faça a diferença na rentabilidade da sua empresa.

Nos vemos novamente em breve!⚡