Você atingiu um patamar no mercado que já não sabe mais como motivar seus vendedores? Como elaborar uma estratégia de vendas que seja inovadora e, ao mesmo tempo, capaz de engajar seu time de vendas? O marketing de incentivo tem sido a resposta mais eficaz para a busca de engajamento.
O que torna o marketing de incentivo tão efetivo e preferido por grandes marcas e empresas?
Além dos resultados relacionados às estratégias de vendas e marketing, a possibilidade de redução de gastos e fortalecimento da cultura corporativa são algumas da vantagens.
Saiba, a partir de agora, como conciliar o marketing de incentivo a sua estratégia de vendas e esteja preparado para ter um aumento de performance do seu time e, consequentemente, de renda e clientela. Boa leitura!
Confira:
Afinal, o que é o marketing de incentivo?
Como foi perceptível em nossa introdução, o marketing de incentivo nada mais é que um conjunto de ideias, estratégias que visa manter a sua equipe de colaboradores empenhada na execução do trabalho e ir além. A maneira como se consegue esse engajamento é que diferencia o marketing de incentivo.
Obviamente, você contrata os profissionais que se destacam em suas entregas, correto? Salários compatíveis com mercado, no caso do time de vendas, a oferta de comissão e premiações por metas mensais atingidas, já não são vistas mais como “benefícios”, é uma prática tão comum, que é preciso ir além.
Por que o marketing de incentivo é importante?
Por mais que o fator financeiro seja o principal motivo pelo qual seus funcionários trabalham, há outros pontos que fazem eles optarem por estar - ou não mais - com você. Fatores pessoais, culturais e motivacionais têm sido motivos de grande rotatividade.
O marketing de incentivo pode suprir todas essas demandas e sanar as dores dos seus colaboradores, pois com ele, você pode proporcionar aos funcionários experiências únicas através das premiações de incentivo. E, tornar essas campanhas habituais irá gerar uma empatia entre empresa e colaboradores.
O pensar fora da caixa é essencial para que suas campanhas de incentivos funcionem. Prêmios que façam os olhos brilharem, regulamento transparente, metas tangíveis e apoio moral são fatores essenciais para qualquer estratégia de incentivo.
Como usar o marketing de incentivo como estratégia de vendas
Qualquer bom gestor percebe, facilmente, como um funcionário motivado rende muito mais e tem resultados bem acima daqueles que estão frustrados ou desmotivados. Quando falamos de uma equipe comercial, elaborar uma estratégia de vendas com profissionais empenhados pode gerar lucros quase que imediatamente.
É importante ressaltar que, mesmo criando campanhas de incentivo para estratégias de vendas, os resultados serão positivos para a empresa como todo. O mais importante, talvez seja manter colaboradores que compactuam com a missão da empresa e estão dispostos a cumpri-la.
Um profissional que sente-se inserido à cultura da empresa executa o seu trabalho em alta performance. Em vendas, isso traduz-se em aumento no número de clientes, receita e, até mesmo, no ticket médio. Mas, para que a estratégia de vendas funcione, é preciso estruturar o seu marketing de incentivo.
Como estruturar uma campanha de incentivo alinhada à estratégia de venda
Para início de planejamento é preciso ter em mente que o marketing de incentivo tem objetivos muito além de premiar seus colaboradores. Ele será a sua ferramenta para aumento no número de vendas e receita. A premiação é , por assim dizer, consequência de um trabalho bem executado.
Como fazer que sua equipe de vendas engaje-se nessa ação? Formule uma campanha que proporcione aos funcionários a sensação de pertencimento à empresa e satisfação na execução das tarefa. Veja um pequeno passo a passo de como isso pode ser feito:
Motivação da campanha
Ninguém se habilita a participar de uma campanha na qual ele não saiba qual o objetivo final. Estabelecer qual a meta é fundamental até mesmo para saber o que cobrar da sua equipe. A estratégia de venda é aumentar o número de clientes ou somente o ticket médio?
Se a motivação ainda não estiver clara e você encontrar dificuldades em explicar os objetivos, um brainstorming com o time de vendas pode facilitar e, desde já, integrar toda a empresa, um dos objetivos principais do marketing de incentivo.
Metas e regulamento
Após o alinhamento à estratégia de venda e ao time de vendas, é preciso estipular qual a meta a ser alcançada e, por que não, ultrapassada. Mas, é de suma importância que você tenha o bom senso de propor algo atingível.
Lembre-se que há, por detrás do incentivo e do prêmio físico (ou experiência proposta), o objetivo de engajar, motivar e integrar o seu time de vendas. E para que tudo caminhe conforme o planejado, crie um regulamento lúdico e que esteja ao alcance de todos.
Assim como uma estratégia não funciona sem uma motivação, o como fazer é fundamental. Estipule prazos, formas permitidas de execução, tudo para que o engajamento do time de vendas seja realmente efetivo.
Limitar prazo de entrega faz com que o funcionário não perca o foco e trabalhe com a melhor performance. Estipular metodologias de execução pode proporcionar o surgimento de novos escopos de trabalhos e inovar a sua estratégia de vendas.
Métricas para avaliação
Uma equipe de vendas só se manterá engajada se souber os parâmetros de avaliação. Ninguém quer ser julgado como um péssimo vendedor sem saber o porquê. Ou, o que ele fez de correto que possa ser compartilhado? Deixe bem claro quais são os critérios para avaliação individual e coletivo.
Premiação
Muito provavelmente, esse quesito será o de maior relevância para a sua equipe de vendas. Mas, tudo bem. Enquanto eles almejam o prêmio, você colhe o fruto da dedicação dos funcionários. Enquanto eles dão o melhor para vencer a campanha, eles focam em uma execução perfeita de seu trabalho.
Por isso, é fundamental para o sucesso do marketing de incentivo que o prêmio final seja algo que gere um valor sentimental ao profissional. Nada de canecas com o nome da empresa. Faça um levantamento do perfil de seus colaboradores e ofereça aquilo que atenda a maioria.
Os últimos modelos de smartphone, eletrônicos e eletrodomésticos são exemplos de prêmios físicos que atraem uma grande parte dos profissionais. Mas, há uma tendência em proporcionar ao funcionário e à equipe, experiências únicas de vida, como viagens, aventuras e, até mesmo, cursos para capacitação.
Sabemos dos receios em em investir em premiações tão caras, a princípio. Mas, se você pensar bem, enquanto a sua campanha estiver em vigor, seus vendedores estarão trabalhando em alta performance, o que, com certeza, aumentará o número de vendas e elevará a sua receita.
O marketing de incentivo, por si só, acaba se pagando. Você investe em um prêmio, colhe resultados do início ao fim da campanha e, se na pior das hipóteses, o resultado não for o esperado, basta propor uma outra premiação na campanha seguinte.
A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) divulgou uma pesquisa que mostra que 96% das empresas consideram importante as campanhas de incentivos e 87% associam a felicidade de seus funcionários às premiações. O marketing de incentivo passou a ser uma estratégia duradoura e 68% das empresas brasileiras já o adotam.
Engana-se, também, quem acredita que marketing de incentivo e estratégias de vendas sejam ferramentas utilizadas apenas em novas empresas. Marcas tradicionais e consolidadas perceberam como o incentivo pessoal pode alavancar os negócios. A Shell, por exemplo, há 4 anos desenvolve uma campanha premiada mundialmente.
A Askme tem mais exemplos de como o incentivo e a venda podem estar alinhados e gerando lucros. A Femsa Brasil (Coca-Cola) tem campanhas com mais de 97% de aprovação entre os participantes, premiada 2 vezes como a melhor campanha nacional e já distribuiu mais de 5 mil prêmios.
O incentivo não é apenas uma entrega de prêmios. Quando temos profissionais capacitados, empenhados e que sentem prazer em dedicar-se a conquistar algo em prol da empresa, a tendência é que as vendas aumentem, de forma natural.
Espero que tenha te ajudado, se tiver ficado alguma dúvida ou precisa de dicas só entrar em contato conosco ou pelos comentários.
Esse artigo foi escrito pela incentivar.io, uma solução que ajuda equipes a aumentar sua performance. :)